quinta-feira, 30 de julho de 2009

Saramago - Galileu

E se Galileu tivesse mesmo feito isso? E se Fidel e Che tivessem feito o mesmo em Cuba? E se Chavez tivesse cruzado os braços diante do golpe que tentaram lhe dar? E se Zelaya em Honduras fizesse igual? Fica a pergunta.

Do Caderno de Saramago.

A abjuração

By José Saramago

A quem possa interessar:

Eu, Galileu Galilei, filho do falecido Vincenzo Galilei, de Florença, com 70 anos de idade, tendo sido trazido pessoalmente ao julgamento e ajoelhando-me diante de vós. eminentíssimos e reverendíssimos Cardeais Inquisidores-gerais da Comunidade Cristã Universal contra a depravação herética, tendo frente a meus olhos os Santos Evangelhos, que toco com as minhas próprias mãos, juro que sempre acreditei e, com o auxílio de Deus, acreditarei de futuro, em cada artigo que a sagrada Igreja Católica de Roma sustenta, ensina e prega. Mas porque este Sagrado Ofício me ordenou que abandonasse completamente a falsa opinião, a qual sustenta que o Sol é o centro do mundo e imóvel, e proíbe abraçar, defender ou ensinar de qualquer modo a dita falsa doutrina. […] Eu desejo remover da mente de Vossas Eminências e da de cada cristão católico esta suspeita correctamente concebida contra mim; portanto, com sinceridade de coração e verdadeira fé, abjuro, maldigo e detesto os ditos erros e heresias, e em geral todos os outros erros e seitas contrários à dita Santa Igreja; e eu juro que nunca mais no futuro direi, ou afirmarei nada, verbalmente ou por escrito, que possa levantar semelhante suspeita contra mim, mas se eu vier a conhecer qualquer herege ou qualquer suspeito de heresia, eu o denunciarei a este Santo Ofício ou ao inquiridor Ordinário do lugar onde eu estiver. Juro, além disso, e prometo que cumprirei e observarei todas as penitências que me foram ou sejam impostas por este Santo Ofício. Mas se por acaso eu vier a violar qualquer uma de minhas ditas promessas, juramentos e protestos (o que Deus não permita), sujeitar-me-ei a todas as penas e punições que forem decretadas e promulgadas pelos sagrados cânones e outras constituições gerais e particulares contra delinquentes assim descritos. Portanto, com a ajuda de Deus e de seus Santos Evangelhos, que eu toco com as minhas mãos, eu, abaixo assinado, Galileu Galilei, abjurei, jurei, prometi e me obriguei moralmente ao que está acima escrito, e, em fé de que, com minha própria mão, assinei este manuscrito de minha abjuração, o qual eu recitei palavra por palavra.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Libertadores 09 - O que Serra foi fazer lá?

Do blog quanto tempo dura.
Para mim, esse post foi a única coisa boa que aconteceu nessa Libertadores 09.

FINAL DA LIBERTADORES – O que aconteceu??? JOSÉ SERRA aconteceu!!!!!

Julho 16, 2009 por quantotempodura
Olho gordo? Quem? Eu?

Olho gordo? Quem? Eu?

A matemática era muito simples: Cruzeiro jogando a final da libertadores, em casa, contra o Estudiantes da Argentina, com a vantagem de um 0×0 em primeiro jogo na casa do adversário. Ingressos esgotados nos primeiros 15 minutos, 65 mil torcedores já contando com a vitória do azul celeste das alterosas.

Eis que, não mais que de repente, surge o elemento surpresa:

manchete_libertadores

Pronto. Estava armada a urucubaca. José Serra tomou de assalto o mineirão e a presença de sua famosa carranca já trouxe maus presságios para todos os torcedores pagantes, que provavelmente terão vitiligo nos próximos anos.

O governador paulista é um pé-frio notório: conseguiu fazer uma obra de metrô virar cratera, uma reinvidicação da polícia militar virar guerra civil e um livro infantil virar livro pornô. Há quem diga que estes exemplos não são bem de azar, e sim de incompetência e corrupção mesmo. Mas no jogo de hoje nós vimos na tv: Serra estava quietinho na tribuna, foi só sua aura escrota que fudeu com tudo.

Curioso foi que alguns blogs modernos como o Entrelinhas apontaram durante a tarde o mau agouro que a presença do governador Paulista poderia trazer ao Cruzeiro. Mas foi em vão: depois de um primeiro tempo enjoado, o Cruzeiro inaugurou o placar apenas para ser desancado em dois gols pelo Estudiantes. 2×1 pros costeletas, uma derrota que vamos ter que amargar pelo menos até a próxima copa.

Obrigado por nada, heim, Serra? Me faz um favor? Arruma um abrigo anti atômico pra passar os meses de junho e julho do ano que vem!

Gripe suína pré-fabricada

Do vi o mundo.
Confesso que essa gripe suína (continuarei chamando-a assim) me dá mais nojo que medo.

Marcelo Salles: As doenças negligenciadas

Atualizado em 28 de julho de 2009 às 07:36 | Publicado em 28 de julho de 2009 às 07:33

domingo, 26 de julho de 2009

GRIPE SUINA E O MONOPÓLIO DA IMPRENSA

12 milhões de mortos invisíveis

Marcelo Salles

Enquanto a gripe suína não sai do noticiário, as doenças negligenciadas seguem matando sem causar alarde. Geralmente suas vítimas estão nas classes sociais mais baixas. Só no Brasil, malária, tuberculose, hanseníase, dengue e leishmaniose infectam mais de 650.000 pessoas por ano. No mundo todo morrem 35 mil pessoas todos os dias.

Os números são alarmantes. Enquanto a badalada gripe suína matou algumas centenas de pessoas, doenças como Aids, tuberculose, malária e doença de Chagas, entre outras, matam mais de 12 milhões de pessoas todos os anos. São 35 mil mortes por dia! E se os números são alarmantes, a diferença no tratamento do monopólio da imprensa é escandaloso. Enquanto uma não sai dos noticiários, as doenças que assolam a humanidade simplesmente não são noticiadas.

O estardalhaço feito em cima da nova gripe tem suas serventias. Primeiro, não deixa tempo para falar sobre o genocídio promovido pelo USA no Iraque e no Afeganistão. Em segundo lugar, ajuda aos noticiários a omitirem a raiz do problema, que está na poluição causada pela empresa ianque Smithfield Foods em terras mexicanas. A discrepância entre a mortalidade da gripe causada pelos porcos capitalistas e a mortandade avassaladora das doenças negligenciadas revela o escárnio de todo o teatro.


Ver artigo completo, aqui.

Charge do Bira - PIG

[Redação.jpg]
PIG

Operação Luxo - Segredo de justiça

Também daqui.
Interessante que alguns nomes estão estranhamente vazando do rígido segredo de justiça, mas o dono do famoso jatinho não tem nome ainda. Quem será? Podem votar.

Uma perguntinha ao senador Tasso Jereissati...

O amigo leitor Alex, passou a dica, publicada na coluna de Maurício Dias, na Carta Capital:

E não é que voa?

Há gente mais importante envolvida na Operação Luxo, deslanchada pela Polícia Federal, em Fortaleza (CE).

Ela se desdobrou no Rio de Janeiro, com a prisão do Almirante Euclides Janot, ex-comandante em chefe da esquadra da Marinha Brasileira e, em São Paulo, com a prisão da empresária Tânia Bulhões.

Mas há um mistério no ar. A PF encontrou um contêiner com peças contrabandeadas para um jatinho particular que está avariado.

Como o processo corre em “segredo de Justiça”, está encoberto, por ora, o nome do famoso proprietário cearense do avião.


Jatinho... de famoso proprietário cearense?...

Será que o senador tucano Tasso Jereissati (PSDB/CE) não conhece?

Serra x Ciro

Essa é dos Amigos do presidente Lula, só pra lembrar que os demotucanalhas estão se remoendo com a possibilidade de Ciro disputar o governo de São Paulo.
Se segura, Ciro, que ainda nem começou...

Serra dá tiro no pé ao atacar Ciro

Vocês se lembram dessa nota "Serra quer dossiê contra Cid Gomes para retaliar candidatura de Ciro em SP"?

Foi publicada aqui no Domingo.

Na terça o plano já aparecia em ação no jornal O Globo e no blog do Noblat, com o título "Governo do Ceará paga viagens da mulher de Cid".

O problema é que os aloprados tucanos atiraram indiretamente em Ciro Gomes, via o irmão Cid, mas acertaram José Serra (PSDB/SP).

A primeira-dama do Ceará viajou ao Egito, representando o governador Cid Gomes (PSB/CE), atendendo o convite foi feito pela primeira-dama do país, Suzanne Moubarak, para participar da Cúpula Mundial da Família + 4 (World Family Summit +4).

De acordo com o jornal, o pagamento de diárias à primeira-dama fere o decreto estadual número 26.478, de 2001, que veda a concessão de diárias ao servidor ou autoridade que viaje a convite de organização ou entidade privada, "salvo em caso de relevante interesse público".

Agora olhem essa nota oficial diretamente do poleiro tucano (repetindo nota da assessoria do governo de São Paulo), sobre o recente prêmio fajuto, recebido por José Serra, de uma ONG ligada aos demo-tucanos (divulgado pelos tucanos como se fosse da ONU):

É a mesma ONG e, no mesmo almoço em que Serra foi "homenageado", foi apresentado o relatório do encontro no Egito.

Cid Gomes e a mulher, devem prestar mais atenção, pois todo cuidado é pouco quando se trata de eventos tendo por trás ONG's ligadas aos demo-tucanos. Mas, pelo menos a primeira-dama cearense, participou de um evento que tem como fim a elaboração de políticas públicas relacionadas à família, ao menos nas intenções.

Agora, o que a gente quer saber é o que o PIG (imprensa golpista) vai dizer da viagem de Serra (e observem que Serra foi pessoalmente, nem mandou representante), apenas para um regabofe, a convite de organização ou entidade privada, sem interesse público relevante?

E o que o próprio Serra tem a dizer sobre o assunto?

Diário de Honduras - As pérolas da Folha de São Paulo

Essa é do ótimo Abundacanalha.
Mais um pouco sobre Honduras, onde a imprensa golpista esperou baixar um pouco a poeira pra começar a demonstrar seu real sentimento sobre o golpe militar.
São pequenos trechos do jornal da ditabranda, demonstrando toda a perversidade e frieza que só um jornalismo comprado pela direita é capaz de ter.

A culpa é do Chávez!


Completando um mês de golpe em Honduras, a direita e seus porta-vozes na mídia saem do armário, perdendo seus poucos pudores ainda existentes para desfraldar bandeiras pró quartelada. O secretário de redação da sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo, Igor Gielow, é explícito nas simpatias em editorial nesta segunda-feira. Diz ele:

A unanimidade em torno da legitimidade de Zelaya parece não incluir a maioria da sociedade de Honduras.


Como assim? Se os golpistas têm e tinham amplo respaldo da sociedade, porque temer uma consulta sobre a possibilidade de se convocar uma constituinte? Afinal, contam com os principais veículos da mídia hondurenha, que tiveram papel fundamental na preparação da quartelada.

Os "golpistas", como são chamados os que estão no poder em tese até a realização de novas eleições, têm respaldo da Justiça e do Legislativo - que seguem abertos.


Em suma: seqüestram o presidente eleito, botam o exército e a polícia contra o povo, calam a mídia que não apóia o golpe e fazem uma eleição que isso será chamado de democracia. Conta outra.

Até aqui, aqueles que querem a volta do presidente deposto não foram jogados ao "paredón".


Não? Mataram vários manifestantes, jogaram bomba em sindicato, perseguem a população em casa, precisam até de um estádio de futebol para as detenções em massa, lembrando o pior de Pinochet e essa violência é “do bem”?

Todos esses são sinais de que o mundo comprou como uma quartelada bananeira um processo muito mais complexo e, no limite, amparado na Constituição.


Na Constituição? A hondurenha que diz no artigo 82 que o direito a defesa é inviolável? Que no artigo 3 diz que não se deve obediência a um governo usurpador que faça uso de armas? Que no artigo 2 diz que a supressão da soberania popular é crime de traição à pátria? Que no artigo 45 diz que é punível todo ato que proíba ou impeça a participação do cidadão na vida política do país?

Mas não é isso que se quer discutir aqui. O problema é Hugo Chávez. Ele preside sobre um modelo renovado de caudilhismo que contaminou meia América Latina. Só que seu "bolivarianismo" só pegou em casa devido à bonança petrolífera. Fora, vingou em Estados falidos como Bolívia e Equador, sempre usando a carta fácil do "povo no poder" contra elites corruptas.


Ah, agora ficou mais claro. Hugo Chávez é o problema. Se defendesse as “elites no poder”, como sempre foi a norma imposta pelas oligarquias atrasadas da América Latina e seus governos, satélites dos interesses americanos, Chávez seria “o cara” para a Folha e nossos filhotes de Gengis Khan.

Pronto, não precisa dizer mais nada.

Vozão no caminho certo

Mais uma vitória do Ceará na segunda divisão do brasileirão, dessa vez contra o Ipatinga, de Minas Gerais.
Já são 9 jogos de invencibilidade e o time está muito bem arrumado pelo técnico PC Gusmão, apesar de alguns jogadores fracos e ausência de grandes finalizadores.
O Mota vem aí e deve trazer melhoras significativas à equipe.
Enfim, estamos no rumo certo para a série A.

Piadinha canalha:
A FIAT acaba de lançar o carro que obedece ao comando de voz do motorista. Você diz CEARÁ, ele liga e arranca para a PRIMEIRA; Você diz ICASA, ele vai para a SEGUNDA; Você diz FORTALEZA, ele engata para a TERCEIRA; Você diz FERRÃO, ele passa para a QUARTA!

sábado, 25 de julho de 2009

Mais do mesmo - O império sempre ataca!

Como sempre o imperialismo estadunidense alçando suas asas para garantir "seus" domínios e de lambuja, garantir também seus negócios poeirís.
Vejam no excelente blog abundacanalha, ao qual temos orgulho de figurar no seu canto direito.

O império garante o seu pó


Notícia lida no Monitor Mercantil:

EUA instalarão novo "big brother" na Colômbia

Após expulsão da base de Manta no Equador, Obama se acerta com Uribe

Havana - Estão sendo concluídas as negociações para a formalização de um novo acordo para uma "estreita colaboração militar" entre o novo governo norte-americano de Barack Obama e o governo reacionário da Colômbia de Alvaro Uribe.
Um acordo que deverá desferir um gigantesco e doloroso golpe contra a autonomia da Colômbia. O objetivo estratégico do acordo é transformar o país inteiro em um centro de operações das Forças Armadas norte-americanas, no âmbito do "combate às drogas e ao terrorismo", mas que tem como alvo o movimento popular do país contra Uribe, a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), assim como todos os movimentos populares em toda a região do Altiplano Andino.

Embora os detalhes deste "acordo" ainda não foram divulgados, sabe-se que ele garante às Forças Armadas dos EUA o acesso e uso de todas as bases terrestres, aéreas e navais colombianas, incluindo as "sensíveis" bases de Malabo (no norte) e Polanquero e Apiaí (ambas no centro do país).

Na verdade, o acordo e suas promíscuas condições significam o monitoramento de toda a região sul da América Latina (grampo de toda espécie de comunicações e sua coordenação com os satélites espiões), "em nome da proteção dos interesses dos EUA".
Trata-se de uma evolução esperada, pois a expulsão das Forças Armadas norte-americanas e o fechamento da base militar dos EUA de Manta, no Equador, provocou uma série de nervosas negociações com os únicos países do Altiplano Andino que aceitariam demonstrar hospitalidade às Forças Armadas dos EUA - isto é, a Colômbia e o Peru -, obviamente mediante uma generosa "compensação".

Ao que tudo indica, as negociações com o governo do Peru fracassaram por causa do "aluguel caro" exigido por Alan Garcia, mas foram coroadas de êxito com o governo reacionário de Alvaro Uribe.

Cuidado com o que vocês falam!

Certamente a mídia mundial, porta-voz do conservadorismo e dos interesses imperiais americanos, achará normal o acordo, apenas uma tentativa de “equilíbrio” na região, infestada de “esquerdistas narcotraficantes”, certo? Grossa mentira.

O narcotráfico na Colômbia foi criado, organizado e planejado industrialmente por americanos. O Plano Colômbia, criado com estardalhaço, apenas aumentou a produção de drogas. A plantação da coca e seu refino é um amplo agronegócio. Impossível existir sem ser visto por satélites. Os governos colombiano e americano sabem muito bem onde fica. E alguém perguntará como fica o DEA, a organização governamental americana que tem como objetivo o combate ao narcotráfico. Sugiro que leiam uma entrevista de Michel Levine, ex-agente do DEA, que já escreveu sobre suas atividades em revelador livro: “A grande mentira branca”.

O acordo tem objetivos claros. Permitir aos EUA terem uma enorme base para apoio logístico às novas empreitadas na América Latina. Honduras, não por acaso, já sente a nova estratégia do grande império.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Vale Cultura

Mais um pouquinho de distribuição de renda para a população, e, claro, um grande projeto de estímulo à cultura do governo federal.
Vamos ver no que dá.

Vale-Cultura para trabalhadores

Atualizado e Publicado em 23 de julho de 2009 às 22:47

Trabalhador terá cartão para compra de produtos culturais com bônus de até R$ 50

do Em questão, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da Repúblicação


Por meio de um cartão magnético, fornecido pelas empresas, trabalhadores poderão adquirir ingressos de cinema, teatro, shows, livros, CDs e DVDs, entre outros produtos culturais. Trata-se do Vale-Cultura, a primeira política pública governamental voltada para o consumo cultural. Até hoje, todas as ações tiveram foco no financiamento da cultura.

O projeto de lei que cria o Vale-Cultura será enviado hoje (amanhã) ao Congresso Nacional pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia de assinatura da mensagem será realizada em São Paulo.

Empresas que declaram Imposto de Renda com base no lucro real poderão aderir ao Vale-Cultura e disponibilizar até R$ 50,00 por funcionário, ao mês, com direito a deduzir até 1% do IR devido.
Os trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos arcarão com, no máximo, 10% do valor (R$ 5,00). E os que ganham mais de cinco salários mínimos poderão receber desde que garantido o atendimento à totalidade dos empregados que ganham abaixo desse patamar. Para esse contingente de salário mais elevado o desconto do trabalhador poderá variar de 20% a 90%.

A iniciativa pode aumentar em até R$ 600 milhões/mês ou R$ 7,2 bilhões/ano o consumo cultural no País. Além disso, fortalecerá as cadeias produtivas da Economia da Cultura; a geração de renda, trabalho e emprego e o fomento às ações de responsabilidade social e corporativa por parte das empresas em relação aos seus empregados.

Cartão - O Vale-Cultura funcionará por meio de cartão magnético. O estabelecimento poderá ser credenciado se tiver terminal eletrônico e só será admitido o fornecimento do Vale-Cultura impresso quando for comprovadamente inviável a adoção do meio magnético. Com esse mecanismo será possível monitorar quais setores da cultura apresentam maior percentual de consumo, qual o perfil do usuário por região e por faixa salarial, por exemplo.

Empresas - As empresas cujo regime tributário é o de lucro real são as maiores beneficiárias dessa renúncia fiscal. Elas poderão deduzir do imposto devido, até o limite de 1%, os valores gastos no Vale-Cultura. As empresas de outros regimes tributários, por já serem beneficiadas com renúncia fiscal, poderão aderir ao Vale-Cultura, mas não deduzir esses valores do Imposto de Renda devido. Todavia, poderão contabilizar o valor investido no Vale-Cultura como despesa operacional, o que terá impacto na redução do imposto devido. Outro incentivo às empresas que aderirem é o de não sofrerem incidências de seguridade social e nem terem os valores incorporados aos salários.

A Herança de Mainardi


Vejam mais, aqui.

Saramago - Maria de Magdala, um capítulo à parte

Do caderno de Saramago.
Fica a pergunta, qual a verdade sobre Maria Madalena? E a relação de Jesus e a Igreja Católica?
Fora isso, um baita de um livro. Agradecimentos à desorganizada biblioteca de minha mãe.

Um capítulo para o “Evangelho”

Julho 24, 2009 por José Saramago

De mim se há-de dizer que depois da morte de Jesus me arrependi do que chamavam os meus infames pecados de prostituta e me converti em penitente até ao fim da vida, e isso não é verdade. Subiram-me despida aos altares, coberta unicamente pela cabeleira que me desce até aos joelhos, com os seios murchos e a boca desdentada, e se é certo que os anos acabaram por ressequir a lisa tersura da minha pele, isso só sucedeu porque neste mundo nada pode prevalecer contra o tempo, não porque eu tivesse desprezado e ofendido o mesmo corpo que Jesus desejou e possuiu. Quem aquelas falsidades vier a dizer de mim nada sabe de amor. Deixei de ser prostituta no dia em que Jesus entrou na minha casa trazendo-me a ferida do seu pé para que eu a curasse, mas dessas obras humanas a que chamam pecados de luxúria não teria eu que me arrepender se foi como prostituta que o meu amado me conheceu e, tendo provado o meu corpo e sabido de que vivia, não me virou as costas. Quando diante de todos os discípulos Jesus me beijava uma e muitas vezes, eles perguntaram-lhe porque me queria mais a mim que a eles, e Jesus respondeu: “A que se deve que eu não vos queira tanto como a ela?” Eles não souberam que dizer porque nunca seriam capazes de amar Jesus com o mesmo absoluto amor com que eu o amava. Depois de Lázaro ter morrido, o desgosto e a tristeza de Jesus foram tais que, uma noite, debaixo do lençol que tapava a nossa nudez, eu lhe disse: “Não posso alcançar-te onde estás porque te fechaste atrás de uma porta que não é para forças humanas”, e ele disse, queixa e gemido de animal que se escondeu para sofrer: “Ainda que não possas entrar, não te afastes de mim, tem-me sempre estendida a tua mão mesmo quando não puderes ver-me, se não o fizeres esquecer-me-ei da vida, ou ela me esquecerá”. E quando, alguns dias passados, Jesus foi reunir-se com os discípulos, eu, que caminhava a seu lado, disse-lhe: “Olharei a tua sombra se não quiseres que te olhe a ti”, e ele respondeu: “Quero estar onde estiver a minha sombra se lá é que estiverem os teus olhos”. Amávamo-nos e dizíamos palavras como estas, não apenas por serem belas e verdadeiras, se é possível serem uma coisa e outra ao mesmo tempo, mas porque pressentíamos que o tempo das sombras estava a chegar e era preciso que começássemos a acostumar-nos, ainda juntos, à escuridão da ausência definitiva. Vi Jesus ressuscitado e no primeiro momento julguei que aquele homem era o cuidador do jardim onde o túmulo se encontrava, mas hoje sei que não o verei nunca dos altares onde me puseram, por mais altos que eles sejam, por mais perto do céu que alcancem, por mais adornados de flores e olorosos de perfumes. A morte não foi o que nos separou, separou-nos para todo o sempre a eternidade. Naquele tempo, abraçados um ao outro, unidas pelo espírito e pela carne as nossas bocas, nem Jesus era então o que dele se proclamava, nem eu era o que de mim se escarnecia. Jesus, comigo, não foi o Filho de Deus, e eu, com ele, não fui a prostituta Maria de Magdala, fomos unicamente aquele homem e esta mulher, ambos estremecidos de amor e a quem o mundo rodeava como um abutre babado de sangue. Disseram alguns que Jesus havia expulsado sete demónios das minha entranhas, mas também isso não é verdade. O que Jesus fez, sim, foi despertar os sete anjos que dentro da minha alma dormiam à espera que ele me viesse pedir socorro: “Ajuda-me”. Foram os anjos que lhe curaram o pé, eles foram os que me guiaram as mãos trementes e limparam o pus da ferida, foram os que me puseram nos lábios a pergunta sem a qual Jesus não poderia ajudar-me a mim: “Sabes quem eu sou, o que faço, de que vivo”, e ele respondeu: “Sei”, “Não tiveste que olhar e ficaste a saber tudo”, disse eu, e ele respondeu: “Não sei nada”, e eu insisti: “Que sou prostituta”, “Isso sei”, “Que me deito com homens por dinheiro”, “Sim”, “Então sabes tudo de mim” e ele, com voz tranquila, como a lisa superfície de um lago murmurando, disse: “Sei só isso”. Então, eu ainda ignorava que ele fosse o filho de Deus, nem sequer imaginava que Deus quisesse ter um filho, mas, nesse instante, com a luz deslumbrante do entendimento pelo espírito, percebi que somente um verdadeiro Filho do Homem poderia ter pronunciado aquelas três palavras simples: “Sei só isso”. Ficámos a olhar um para o outro, nem tínhamos dado por que os anjos se tinham retirado já, e a partir dessa hora, pela palavra e pelo silêncio, pela noite e pelo dia, pelo sol e pela lua, pela presença e pela ausência, comecei a dizer a Jesus quem eu era, e ainda me faltava muito para chegar ao fundo de mim mesma quando o mataram. Sou Maria de Magdala e amei. Não há mais nada para dizer.

Deu na blogosfera: Pra Israel, tudo; pro Irã, nada!

Essa vem do abundacanalha.
É a simples seleção natural da imprensa golpista brasileira, dominada pelos interesses estadunidenses.

É racista e fascista, sim!


Na quase visita ao Brasil do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, nossa mídia só faltou convocar seus leitores a irem às ruas protestar contra sua presença. Manifestações aconteceram, com amplo destaque na mídia. Editoriais e colunistas amestrados não economizaram palavras contra o “representante do atraso”, que não respeita os direitos humanos, que defende a destruição do Estado de Israel etc.

Agora, no Brasil, temos a visita do ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Liberman, que tem tanto respeito aos direitos humanos como tinha Gengis Kahn, e nossa mídia não tem um único editorialzinho para lembrar de quem se trata. Nenhuma indignação, apenas seu jeito de fofocar e fazer intriga contra o governo, criticando declarações do secretário de assuntos internacionais do PT, Valter Pomar, que o chamou de racista e fascista. Exagerou? Nem um pouco. Vejamos um pouco de sua biografia, reproduzida do jornal Água Verde, de Londrina, por Altamiro Borges:

• Em 1998, ele defendeu a inundação do Egito através do bombardeio da Represa de Assuã;

• Em 2001, como ministro da Infraestrutura Nacional de Israel, propôs que a Cisjordânia fosse dividida em quatro cantões sem governo palestino central e sem a possibilidade dos palestinos transitarem na região;

• Em 2002 o jornal israelense Yedioth Ahronoth publicou a seguinte declaração de Liberman: “As 8 da manhã nós vamos bombardear todos os seus centros comerciais, à meia-noite as estações de gás, e às duas horas vamos bombardear seus bancos”.

• Em 2003 o diário israelense Haaretz informou que Liberman defendeu que os milhares de prisioneiros palestinos detidos em Israel fossem afogados no Mar Morto, oferecendo, cinicamente, ônibus para o transporte;

• Em maio de 2004, ele propôs um plano de transferência de territórios palestinos, anexando os territórios palestinos e expulsando a população nativa;

• Em maio de 2004, afirmou que 90% dos 1,2 milhão de cidadãos palestinos de Israel “tinham de encontrar uma nova entidade árabe para viver”, fora das fronteiras de Israel. “Aqui não é o lugar deles. Eles podem pegar suas trouxas e dar no pé!”

• Em maio de 2006, ele defendeu o assassinato dos membros árabes do Knesset (Parlamento israelense) que haviam se encontrado com os membros do Hamas integrantes da Autoridade Palestina para discutir acordos de paz na região;

• Em dezembro de 2008, defendeu o uso de armas químicas e nucleares contra a Faixa de Gaza, afirmando que seria “perda de tempo usar armas convencionais. Devemos jogar uma bomba atômica em Gaza para reduzir o tempo de conflito, assim como os EUA atacaram em Hiroshima na Segunda Guerra”, afirmou em entrevista em jornal israelense Haaretz;

• Em junho de 2009, discursou no Knesset israelense ameaçando “transformar o Irã num aterro”, através do bombardeio do país com armas nucleares.


Como se vê, é alguém a quem Joseph Goebbels bateria continência com respeito. Segue pelo país, em paz, em carro protegido e pilotado pela temida Shabak, a CIA de Israel, e nossa mídia olha para o outro lado, fazendo sua grande especialidade, o mexerico. De direita e racista, é claro.

Diário de Honduras

Zelaya consegue entrar no país a qual deveria estar governando. Esperemos que não confirmem a ameaça de aprisioná-lo.
Veja aqui.

Zelaya atravessa a fronteira e entra em Honduras

O presidente deposto de Honduras, José Manuel Zelaya, entrou em Honduras na tarde de hoje, após cruzar a fronteira com partidários no posto nicaraguense de Las Manos, segundo informações divulgadas pela Dow Jones. Zelaya foi expulso de Honduras por militares, em um golpe de Estado no último dia 28 de junho.

Sem avanços nas negociações conduzidas pelo presidente da Costa Rica, Oscar Árias, e sem respostas favoráveis do governo de facto de Honduras às duas resoluções da Organização dos Estados Americanos (OEA), Zelaya decidiu encabeçar a marcha de de hoje a partir da fronteira da Nicarágua com Honduras.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Pombal de Serra não tem nem água, nem luz.

Esse é o espírito do governo demotucanalha. Quem quiser que aceite ou leva chumbo.
Daqui.

Serra entrega conjunto habitacional sem luz nem água

Agência Estado

Por Carolina Freitas

São Paulo - O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), entregou hoje, com festa, 448 apartamentos em quatro conjuntos habitacionais de Guaianazes, extremo leste da Capital. Música popular, piadas futebolísticas e distribuição gratuita de lanches não acalmaram reclamações dos moradores sobre a falta de água e de energia elétricas em um dos conjuntos de prédios - justamente o visitado pelo governador. Nele, há 168 unidades, sendo que 43 já estavam ocupadas antes mesmo da entrega oficial das chaves. No apartamento visitado por Serra, havia luz, mas, no corredor do prédio, não.

Um homem tentou falar com Serra sobre a situação, mas foi afastado com um forte empurrão pelos seguranças do governador. "Nós ajudamos a construir esses prédios. É falta de respeito não nos ouvir", disse Raimundo, que pediu para não ter seu sobrenome revelado. Serra enfrentou protesto também ao deixar o terreno. Pelo menos dez moradores empunhavam cartazes e pediam atenção ao bairro gritando "faixa de pedestres". A comitiva do governador passou reto pelos manifestantes. "Tem uma escola sem faixa de pedestres para as crianças atravessarem a rua", contou o educador Isac Lopes, de 44 anos. "Quando vem autoridade aqui é que eles resolvem enfeitar o bairro."

A construção do conjunto habitacional de Guaianazes levou sete anos. As famílias beneficiadas pela obra ajudaram a erguer os prédios em sistema de mutirão. Entidades de fim sociais indicaram os moradores, contrataram assistência técnica e mão-de-obra e coordenaram os trabalhos. Os prédios ficam em uma área isolada, quase rural, do bairro, que só há poucos meses ganhou ruas asfaltadas. Para evitar invasões do terreno, famílias foram morar nas unidades inacabadas há pelo menos dois anos.

O diretor de obras da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), João Abukater Neto, disse que, durante a construção dos edifícios, havia ligações "provisórias" de energia elétrica. Elas foram desligadas e, aos poucos, a Eletropaulo faria a ligação dos apartamentos, um por um, até o final desta semana. "Começou agora o processo de reversão. Se você voltar sexta ou sábado, não tem mais nenhum (apartamento sem luz)", disse Abukater Neto.

Serra foi questionado sobre o problema durante entrevista coletiva, mas pediu que o secretário estadual de Habitação, Lair Krähenbühl, respondesse à pergunta. Lair admitiu que os prédios entregues hoje estavam sem água e energia, mas disse que a maioria das famílias só mudaria para lá na próxima semana e que as que já moravam nas unidades usavam as ligações "provisórias". Mais tarde, Lair esclareceu que o fornecimento de energia elétrica depende da assinatura do contrato do apartamento, o que aconteceu hoje. "O prédio está ligado, mas a liberação individual é feita caso a caso", disse o secretário. "Leva um dia ou dois após a assinatura do contrato." Lair atribui as reclamações dos moradores a uma "questão de esclarecimento".

De volta ao tempo de Lampião

Ocupação Raízes da Praia é supostamente atacada por capangas do grupo Otoch.
Recebi essa por email, mas não tenho como confirmar a veracidade, fica com vocês o juízo de valor.

Fonte: Movimento dos Conselhos Populares

ATAQUE DE MILÍCIA Á OCUPAÇÃO RAÍZES DA PRAIA


Fortaleza-Ce, 22 de julho de 2009.
Esta madrugada, entre 1:30 e 2:30, foi de terror para as famílias acampadas na ocupação Raízes da Praia, que inclui mulheres grávidas, deficientes físicos, idosos e crianças. No final da manhã de ontem (21) os seguranças do Grupo Otoch, colocados dentro do terreno desde o conflito do dia 03 quando tentaram infrutiferamente expulsar à força as pessoas, foram retirados do terreno. Porém, durante à madrugada, cerca de 20 homens fortemente armados, alguns encapuzados, invadiram a ocupação disparando tiros e agredindo pessoas. Apesar do terror as famílias resistiram. Ligaram para o CIOPS, conforme orientação do próprio secretário interino de segurança. Quando uma viatura da PM chegou a agressão estava em pleno desenvolvimento. Ao ver a viatura a maioria dos agressores, como bom bandidos que são, fugiram para o fundo do terreno e pularam o muro (av. Dioguinho), arrodearam o quarteirão e voltaram para frente do terreno, sem entrar. Quatro milicianos ficaram e conversaram com os policiais, um dos encapuzados entrou numa viatura e saiu. Quando os moradores foram falar com os policiais, eles disseram que não podiam fazer nada pois o Grupo (máfia?) Otoch é muito poderoso, que o melhor era que abandonassem o terreno – como se a coragem e a fé do povo não fosse maior que o poder e a ruindade dos ricos.
Queremos ressaltar que dois policiais do 9º DP (Vicente Pizon) foram identificados entre os agressores, um conhecido como Carioca e um seu parceiro, ambos vistos na ocupação desde o primeiro dia defendendo os interesses dos que se dizem proprietário.
Os agressores chegaram em pelo menos dois carros identificados pela população, um GOL placa HXY 2619 e um FIESTA sem placa.
As viaturas que atenderam o chamado: Viatura nº 5521 do 5º BPM 1ª CIA, placa HYV 9073 e outra de placa HYA 1814.
Esperamos que diante deste fato a Prefeitura Municipal de Fortaleza agilize o prometido processo de desapropriação, antes que o Grupo Otoch e seus aliados provoquem matança de inocentes.
Pedimos a todos QUE DIVULGUEM esta mensagem o mais amplamente possível na rede, fazendo chegar especialmente a autoridades municipais, estaduais e judiciais, para que os bandidos à serviço do Capital saibam que nem todos os seus crimes podem ser escondidos pela escuridão da madrugada e pelas nuvens da forte chuva que castigou Fortaleza esta noite.

Até a Vitória!
Comissão Organizadora da Ocupação Raízes da Praia.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Saramago - Siza

Do caderno de Saramago.
O mestre baba um pouquinho o seu conterrâneo, Alvaro Siza.

Siza Vieira

By José Saramago

Toda a arquitectura pressupõe uma determinada relação entre a opacidade natural da maioria dos materiais empregados e a luz exterior. Os grossos muros românicos abriam-se dificilmente para que a claridade do dia movesse, num espaço que parecia recusá-las, as sombras que precisamente iriam dar-lhe sentido. A sombra é o que permite fazer a leitura da luz. O gótico rasgava-se verticalmente em vitrais que, dando passagem à claridade, ao mesmo tempo a matizavam para resgatar no último instante o efeito misterioso da penumbra. Mesmo nos modernos tempos, quando a parede é, em grande parte, substituída por aberturas que quase a anulam, que a fazem desaparecer em absurdos revestimentos de vidro que diluem os seus próprios volumes num processo de caleidoscópicas reflexões e projecções, a necessidade de apoio de que o olho humano não pode prescindir procura ansiosamente um ponto sólido onde possa descansar e contemplar.
Não conheço na arquitectura moderna uma expressão plástica em que o primórdio da parede seja tão importante como na obra de Siza Vieira. Esses muros longos e fechados surgem, à primeira vista, como inimigos inconciliáveis da luz, e, ao deixarem-se finalmente perfurar, fazem-no como se obedecessem contrariados às inadiáveis exigências da funcionalidade do edifício. A verdade, porém, segundo entendo, é outra. A parede, em Siza Vieira, não é um obstáculo à luz, mas sim um espaço de contemplação em que a claridade exterior não se detém na superfície. Temos a ilusão de que os materiais se tornaram porosos à luz, de que o olhar vai penetrar a parede maciça e reunir, em uma mesma consciência estética e emocional, o que está fora e o que está dentro. Aqui, a opacidade torna-se transparência. Só um génio seria capaz de fundir tão harmoniosamente estes dois irredutíveis contrários. Siza Vieira é esse taumaturgo.

Deu na Blogosfera - Chega de pobres!

O divertidíssimo blog do prof. hariovaldo, mais uma vez exagera no senso de humor e provoca gargalhadas com sua receita simples: capta um absurdo na imprensa golpista e concorda com ele. Vejam o "ótimo" artigo de Danuza Leão. Não devemos dar dinheiro para pobre, eles só servem pra procriar. É um gênio que consegue chegar a esse pensamento...

É preciso dar um basta no aumento da gentalha

Com precisão cirúrgica, grande jornalista e escritora vai ao cerne da questão.

DANUZA LEÃO

A fome


Está mais do que na hora de lei limitar a dois o número de filhos, e quem ultrapassar não ter mais Bolsa Família

“SEGUNDO A ONU, vai a 1 bilhão o número de pessoas que passam fome no mundo; pois nem assim o governo Lula ataca com seriedade (nem sem) o problema do controle da natalidade. Sem esse controle, mais e mais gente nasce, e em alguns anos o bilhão vai se transformar em 2, 3, 4 bilhões. Quanto mais pobre é o país, quanto mais pobre a região do país, mais ignorante é a população, que, sem uma orientação para valer, vai continuar fazendo a única coisa que sabe: procriar.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1907200902.htm (restrito p/ assinantes)

Alvíssaras.

Neruda

Do blog do amigo Paulão, o Miolo de Pote.
Um pouquinho de arquitetura em poesia.

TRILOGIA PROCRIADORA

" Burle Marx, o Conquistador da flora, Libertador dos jardins, Herói Verde do Brasil, que com Niemeyer e Lúcio Costa formam a trilogia procriadora das cidades radiantes".

Pablo Neruda

domingo, 19 de julho de 2009

Veja faz barrigada ao estilo Serra

Os veículos da imprensa golpistas estão aprontando uma atrás da outra.
Agora foi a vez da Veja e em um assunto sem a menor importância (Stephany, a cantora tosca que fez sucesso no youtube e está na nossa seção de vídeos), mas como com a internet todos estão atentos a tudo, minha amiga Mariana registrou a barrigada antes que a Veja corrijisse a aula de geografia.
Mariana escreveu em seu Twitter:
Nova divisão geografica do brasil, segundo o site veja.com http://bit.ly/3zm5FW

Mas como eles já haviam corrijido, ela teve o prazer de divulgar a foto original:

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Chavez luta para a volta de Zelaya em Honduras

Chavez continua ativo na luta pelo direito democrático do povo hondurenho.
Veja aqui.

Chávez diz que Zelaya voltará a Honduras "nas próximas horas"

Sex, 17 Jul, 12h56

Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fala com jornalistas na entrada do Palácio presidencial da Bolívia. 17/07/2009. REUTERS/Gaston Brito LA PAZ (Reuters) - O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, regressará nas próximas horas a seu país, assegurou na sexta-feira o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, durante visita a La Paz.

O possível retorno de Zelaya, que foi deposto da presidênciaem 28 de junho por militares e grupos d e civis, desafiaria as advertências feitas pelo governo de facto que se instalou no país da América Central de que o mandatário deposto seria preso ao chegar ao país.

"Zelaya disse que nas próximas horas entra em Honduras, pois nós estamos com Zelaya, é prec iso a poiá-lo", disse Chávez a jornalistas ao entrar no palácio governamental para reunir-se com o colega boliviano Evo Morales.

"Já verão os gorilas o que vão fazer, lá existe um povo (que) tem bloqueadas quase todas as estradas, o país está paralisado, é um país ingovernável", acrescentou.

(Reportagem de Carlos Alberto Quiroga)

terça-feira, 14 de julho de 2009

Deu na Blogosfera - CPI da Petrobrax

Do conversa afiada, do PHA.
Conseguiram enfim empurrar a CPI da Petrobrás, porém os cargos mais importantes, como presidente e relator, foram todos ocupados pela base governistas.
Que enterrem logo essa palhaçada!

Oposição não pega nem resfriado
na CPI da Petrobrás

14/julho/2009 17:06

Não deu

Não deu

Depois de inúmeras idas e vindas, a CPI da Petrobrás foi instalada na tarde de hoje no Senado. A investigação, que deverá apurar supostas irregularidades na gestão da estatal, será encabeçada por integrantes da base do governo Lula, que ocuparão os principais cargos.

O senador petista João Pedro (AM) foi escolhido presidente da CPI da Petrobrás por 8 votos. Derrotou o autor do requerimento pela instalação da comissão, Álvaro Dias (PSDB-PR), que obteve apenas 3 votos. João Pedro terá como vice-presidente o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Ao assumir a presidência, João Pedro designou Romero Jucá (PMDB-RR) relator. Com isso, sepultou a intenção da oposição de ocupar um dos cargos principais – presidência ou relatoria.

No início da sessão, os senadores oposicionistas se revezaram na tentativa de convencer os demais integrantes da comissão a escolher um relator da minoria. O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), candidato ao cargo, se propôs a renunciar à relatoria da CPI das ONGs. Disse também que se comprometia a “congelar” a CPI do DNIT. Tudo para obter vaga no comando da CPI da Petrobrás.

Virgílio chegou a dizer que a falta de acordo foi “uma violência” perpetrada pela base governista. Sérgio Guerra (PE), presidente nacional do PSDB, tachou de “medidas extremas”, as declarações de do presidente Lula e da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) contrárias à criação da CPI. Já o líder do DEM, José Agripino Maia (RN), queixou-se que já havia acordo entre oposição e situação para dividir os principais cargos da comissão. Esse acerto teria sido desfeito por interferência do Planalto.

O líder do PT, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), por sua vez, refutou a tese da divisão de cargos. “Isso nunca existiu. Fui minoria durante 25 anos e nunca houve esse tipo de acordo”, disse. “Na época do governo Fernando Henrique Cardoso, a oposição não pegava nem resfriado, quanto mais relatoria de CPI”, disse Mercadante, ao constatar que a situação se repetiu. A oposição hoje não pegou nem resfriado na CPI da Petrobras, que terá sua primeira sessão de trabalho no dia 6 de agosto, após o recesso.

Saramago - Novo sócio correspondente da ABL

O mestre português estreita ainda mais os seus laços com o Brasil. Torna-se agora sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras.
Parabéns a ele.
Vejam a notícia aqui.
Vá ao caderno do saramago.

Académico

By José Saramago

Que se me perdoe a vaidade de o vir anunciar aqui: sou académico correspondente da Academia Brasileira de Letras na vaga deixada pelo falecimento do escritor francês Maurice Druon, de quem recordo haver lido, há incontáveis anos, em edição portuguesa da Arcádia se a memória não me falha, um romance intitulado As grandes famílias, na tradição da melhor ficção novecentista. Deu-me a agradável notícia Alberto da Costa e Silva, poeta de excelência, também embaixador, que o foi em vários países, entre os quais Portugal, historiador competente de temas africanos, leia, quem o ignore, por exemplo, essa obra notabilíssima que é A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. Eis-me portanto académico no país que mais amo depois do meu, o Brasil. É como estar em casa, com a diferença, nada despicienda, do afecto de que nos rodeiam, sentimento que a pátria às vezes se esquece de manifestar, como se ter-nos feito nascer em Lisboa ou na Azinhaga já fosse honra suficiente. Em Outubro lá irei, a apresentar um novo livro e a sentar-me à sombra da estátua de Machado de Assis. E ainda dizem que a vida não tem coisas boas…

sábado, 11 de julho de 2009

Etiqueta de eficiência energética nas edificações!

Simplesmente sensacional. Espero que vingue.
Minhas cadeiras de conforto ambiental, arquitetura sustentável, eficiência energética, etc., da pós-graduação, vão efetivamente valer ainda mais.
Vá à fonte, aqui.

2/Julho/2009

Etiqueta de eficiência energética de edificações será obrigatória


Eletrobrás e Inmetro lançaram selo para edifícios comerciais, de serviços e públicos. Residenciais serão os próximos a receber etiquetagem


Ana Paula Rocha

A Eletrobrás e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) lançaram na quinta-feira, 2 de julho, a Etiqueta de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicos. Por enquanto, a etiquetagem será implantada de forma gradual e voluntária, mas passará a ser obrigatória, assim como nos eletrodomésticos.

Para receber a etiqueta, os projetos de edifícios devem ter área útil superior a 500 m² ou ser atendidos por alta tensão. Os empreendimentos serão avaliados em três aspectos: envoltório, sistema de iluminação e sistema de condicionamento de ar. O objetivo é estimular o ganho de calor pelo sistema de fechamento do edifício e, ao mesmo tempo, aproveitar a iluminação e a ventilação naturais, levando a um consumo menor de energia elétrica.

Dependendo do consumo de energia verificado, os prédios serão classificados de "A" a "E", sendo "A" o mais eficiente. "A diferença de eficiência entre as categorias 'A' e 'E' chega a 40%", explica Leonardo Machado Rocha, gerente substituto da Divisão de Programas de Avaliação de Conformidade do Inmetro.

A Etiqueta de Eficiência Energética em Edificações faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria pela Eletrobrás, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel) e Inmetro. Inicialmente, apenas o laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE), da Universidade Federal de Santa Catarina, e o Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepel) serão responsáveis pela análise dos projetos. No entanto, cerca de 20 laboratórios já estão em processo de capacitação para auxiliar as avaliações.

"Começamos o programa em prédios comerciais, de serviços e públicos. Posteriormente vamos entrar em edifícios residenciais", conta João Jornada, presidente do Inmetro. O regulamento para edifícios residenciais deve ficar pronto em 2010. "Já para os edifícios industriais não há perspectiva por enquanto", completa.

Cinco edifícios já receberam a etiquetagem. São eles: uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) em Curitiba, no Paraná; o projeto da sede administrativa da CEF em Belém, no Pará; e os edifícios da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC), em Criciúma, Santa Catarina; da Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (FATENP), em Nova Palhoça, Santa Catarina; e do Laboratório da Engenharia Ambiental (Cetragua) da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

Como funciona

Para obter a etiqueta, as empresas devem entrar em contato com os laboratórios de avaliação credenciados pelo Inmetro. "O ideal é solicitar a etiquetagem na fase de projeto", afirma Leonardo Machado Rocha. "Mas edifícios prontos que fizeram algum tipo de retrofit também podem ter a etiqueta", explica.

De acordo com Rocha, o Inmetro analisará o edifício na fase de projeto e também realizará uma inspeção após a conclusão da obra para verificar se os sistemas estão de acordo com o que foi previamente apresentado. Outra fiscalização só acontecerá quando acabar a validade de cinco anos da etiqueta. "A construção será fiscalizada e, dependendo do caso, poderá mudar a categoria da etiqueta", avisa João Jornada.

O Inmetro e a Eletrobrás desenvolveram quatro manuais com todas as informações do programa. Os materiais estarão disponíveis para download ainda nesta semana no site www.procelinfo.com.br.

Sobral abre licitação pra implantação do metrô.

Sobral avança no plano de passar Fortaleza pra trás. Torço que consiga.
Vejam aqui.

Sobral deve ter metrô antes de Fortaleza

Postado em 7 de julho de 2009 por Érico Firmo

O Governo do Estado anunciou que vai implantar um metrô em Sobral. A publicação do edital de licitação está prevista para o próximo dia 14. O custo previsto é de R$ 54 milhões para a instalação de 11 km de metrô, composto por cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs) compostos, cada um, por dois carros.

Estão previstas duas linhas no perímetro urbano do Município. Uma ligando os bairros Sinhá Sabóia e Cohab II (no sudeste da cidade) ao bairro Sumaré (no sudoeste da cidade), passando pela periferia do Centro e por outros bairros populosos. Serão ao todo sete estações. A outra atenderá o bairro Dr. José Euclides, além de locais estratégicos, como a Grendene e o Centro de Convenções.

Após a licitação, o prazo previsto para a conclusão das obras é de 12 meses.

Ah! Quem vai tocar as obras é a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Estado.

Brasil serve de lixo pra UE

Recebi por email essa notícia e fiquei estarrecido.
Chega ao Brasil uma carga de mais de mil toneladas de lixo, LIXO!
A notícia diz que essa atitude já acontece a algum tempo em países africanos, e agora chegou a nossa vez. Temos que apurar os responsáveis com seriedade. Isso é um absurdo.
Para apimentar um pouco mais essa discussão, deixo abaixo o vídeo The history stuff, A história das coisas. Simplesmente um dos melhores vídeos que já vi, sobre lixo, economia, capitalismo e muitas outras coisas, confiram.

09 de julho de 2009 |

MISTÉRIO NOS PORTOS

PF investiga caso do lixo importado

Contêineres contendo mais de mil toneladas chegaram a portos brasileiros

A Polícia Federal abriu inquérito ontem para investigar o despejo de mais de mil toneladas de lixo vindo da Europa nos portos brasileiros. A carga desembarcou escondida em contêineres.

Do total, 740 toneladas estão no porto de Rio Grande, no sul do Estado. Há papéis, plástico, vidros e até a tampa de um banheiro químico. Um recado surpreendeu os fiscais. A mensagem escrita em português, no meio do lixo, pede que os brinquedos sejam entregues a crianças pobres e que sejam limpos antes do uso. Em Santos, no litoral de São Paulo, foram encontradas outras 300 toneladas de lixo.

Ao complexo do Porto Seco, em Caxias do Sul, na Serra, chegaram outras 150 toneladas de resíduos em oito contêineres. Por ordem do importador, a empresa que fez o transporte recolheu as caixas e descarregou o lixo, a céu aberto, junto de outras cargas. O carregamento começou a chegar em fevereiro. Em junho, a Receita Federal localizou 64 contêineres.

– Já existe todo um histórico de uma prática da máfia na Itália de desviar o lixo do descarte e colocar em outros países. A gente já tinha informação de que esse tipo de prática acontecia nos países africanos. Agora, infelizmente, acontece aqui no Brasi – afirmou Marco Medeiros, inspetor da Receita Federal.

De acordo com as investigações, os navios com a carga indesejada saíram da Inglaterra, fizeram escala na Bélgica e descarregaram no Brasil. A carga entrou no país como se tivesse sido importada por duas empresas de Bento Gonçalves (RS). No entanto, o produto encomendado seria um tipo de plástico.

– Ele efetivamente não comprou aquilo que está nos contêineres, a documentação toda está em dia, está perfeita, porém o que não está perfeito é a mercadoria que está dentro do contêiner – afirmou a advogada das empresas, Silvana Werner.

Importadores lucram com venda no mercado interno

Órgãos ambientais, judiciais e alfandegários já estavam empenhados em resolver a questão. O objetivo principal é fazer as toneladas de lixo cruzarem o oceano de volta ao país de origem. Em Rio Grande, os 40 contêineres contendo lixo industrial, tóxico e domiciliar seguem retidos e isolados no pátio do Terminal de Contêineres (Tecon). A carga foi identificada nos documentos de importação, de forma fraudulenta, como polímeros de etileno – produto destinado à reciclagem.

O prazo estipulado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a devolução do material expira amanhã. Segundo o chefe do escritório regional, Sandro Klippel, o descumprimento não justificado poderá levar à aplicação de multa diária. No entanto, ele explica que há chances de o prazo ser prorrogado, devido à demora no processo de desembaraço.

Até o momento, as investigações apontam que o lixo foi enviado por uma exportadora inglesa. Cinco empresas (quatro com sede no Rio Grande do Sul e uma em São Paulo) importaram o lixo. Cada uma foi autuada em R$ 408,8 mil pelo Ibama.

As investigações da Polícia Federal também apuram que benefícios as empresas teriam em trazer a carga ao Brasil. Os europeus vêm enfrentando defasagem em seus depósitos e começaram a enviar o lixo para outros países. Em contrapartida, os importadores também lucram.

– O material é revendido pelas importadoras no mercado interno. Há empresas de reciclagem que se dispõem a trabalhar com esse tipo de produto – explica o chefe substituto da seção de Vigilância e Controle Aduaneiro da Alfândega em Rio Grande, Rolf Abel.


A história das coisas:

Enquanto isso, na China...

São 184 os mortos nos conflitos em Xinjiang.
Todas as barbaridades do mundo acontecem na menininha dos olhos da Miriam Porcão. Talvez seja nesses moldes que ela espara o crescimento econômico aqui no Brasil.

Da Reuters.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Deu na blogosfera XXIV - Soninha decepciona

Uma pena ver a Soninha metida com esse bando de aproveitadores.
Adorava ver a Soninha apresentando programas esportivos na ESPN e achava ela o máximo. Inteligente, simpática e de voz mansa, irradiando credibilidade.
Mas essas voz mansa e suas amizades me faz concordar com o título abaixo... Sonsinha, isso é que é. Estou com pena dela.
Do amigos do presidente Lula.

Sonsinha para governadora. Já perdeu!


A direção do PPS decidiu lançar a candidatura da ex-vereadora paulistana Soninha Francine ao governo do Estado de São Paulo. "Não tenho vontade de ser parlamentar novamente, foi muito bom, aprendi muita coisa, mas minha vontade é estar no Poder Executivo", afirmou a ex-apresentadora da MTV, ao confirmar sua candidatura ontem na capital paulista.

A direção do PPS marcou para o dia 23 de agosto o ato político que apresentará a candidata oficialmente ao partido e aos eleitores. Antes disso, entre os dias 7 e 9 de agosto, a sigla irá realizar seu Congresso Nacional, que este ano ocorre no Rio de Janeiro- com a presença...do José Serra, amigo íntimo da Soninha

Na ocasião, o partido vai para reafirmar o apoio da legenda à candidatura do governador paulista José Serra (PSDB) à Presidência da República, com a indicação do governador mineiro Aécio Neves (PSDB) para ser o vice na chapa puramente tucana. Soninha, também ligada ao prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP), comanda a Subprefeitura da Lapa, na capital paulista.Um presente do prefeito Kassab em troca do apoio que recebeu na eleição passada

Charge do Kaiser

Do ótimo blog do Kaiser.
Só tem um erro, fato novo pra cpi só quando partimos da direita para a esquerda (entendam quem quiser), pois não precisou de fato novo para, por exemplo, fazer uma cpi contra a Petrobras sem nenhuma acusação contra ela...

08 Julho 2009

Nada de novo no front

terça-feira, 7 de julho de 2009

Deu na blogosfera XXIII - Dantas e a lavanderia

Sinceramente não acredito que consigam pegar um peixe grande como Daniel Dantas, mas fico na torcida...
Do amigos do presidente Lula.

MPF/SP denuncia Dantas por lavagem de dinheiro e mais três crimes

Além do dono do Opportunity, outras 13 pessoas foram acusadas por crimes como lavagem, gestão fraudulenta e temerária de instituição financeira, evasão de divisas e formação de quadrilha

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) denunciou à 6ª Vara Federal Criminal o banqueiro Daniel Dantas, controlador do grupo Opportunity, pelos crimes de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas e crime de quadrilha e organização criminosa. Entre diversos crimes, a denúncia detalha como o Opportunity, quando o grupo estava no comando da Brasil Telecom, financiou o “valerioduto”.

Para o MPF, as investigações da Operação Satiagraha, um ano após as buscas e apreensões realizadas no banco e em outros locais, constataram que Dantas, o presidente do banco Opportunity, Dório Ferman, e a irmã do banqueiro, Verônica Valente Dantas, constituíram “um verdadeiro grupo criminoso empresarial, cuja característica mais marcante fora transpor métodos empresariais para a perpetração de crimes, notadamente delitos contra o sistema financeiro, de corrupção ativa e de lavagem de recursos ilícitos”.

A denúncia, de autoria do procurador da República Rodrigo de Grandis, detalha sete diferentes fatos criminosos praticados ao longo dos últimos dez anos por Dantas, Ferman e Verônica e mais 11 pessoas a eles relacionados: Itamar Benigno Filho, Danielle Silbergleid Ninnio, Norberto Aguiar Tomaz, Eduardo Penido Monteiro, Rodrigo Behring Andrade e Maria Amalia Delfim de Melo Coutrim, estes ligados ao banco e às empresas do grupo; Humberto José Rocha Braz e Carla Cicco, ex-diretores da Brasil Telecom (BrT), na época em que a empresa era gerida pelo Opportunity; e os colaboradores Guilherme Henrique Sodré Martins, Roberto Figueiredo do Amaral e Willian Yu.

Em manifestação anexa, o MPF esclarece que a denúncia não deve encerrar as investigações da Satiagraha e pede, ainda, a abertura de três novos inquéritos:
1) para aprofundar a participação de pessoas investigadas inicialmente e não denunciadas agora, caso do ex-deputado federal Luís Eduardo Greenhalgh e Carlos Rodenburg, que comanda o braço agropecuário do grupo;
2) para apurar especificamente crimes financeiros na aquisição do controle acionário da BrT pela Oi, e,
3) para investigar evasões de divisas praticadas por cotistas brasileiros do Opportunity Fund, com sede nas Ilhas Cayman, no Caribe.

O MPF pediu ainda que a Justiça requisite informações ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), da Secretaria Nacional de Justiça, sobre o andamento da cooperação judicial com os Estados Unidos para descriptografar as mídias apreendidas com Daniel Dantas, e para que requeira a cópia e o acórdão de recebimento da denúncia do Inquérito 2245 (mensalão) ao ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal.

Sobre o inquérito envolvendo o mega-investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, também já relatado pela Polícia Federal, o Ministério Público Federal determinou o retorno do mesmo à PF para diligências complementares.

Quanto ao caso denunciado, o MPF arrolou 20 testemunhas, entre as quais o presidente da Santos-Brasil, Wady Jasmim, e o ex-ministro Roberto Mangabeira Unger, que foi trustee do grupo Opportunity nos EUA.

Os sete fatos criminosos

Conheça a síntese dos sete fatos criminosos narrados na denúncia:

1) Crime de quadrilha e organização criminosa: Dantas e os acusados pelo crime de quadrilha (confira lista ao final do texto), associaram-se de forma permanente e estável desde 1999 para reiteradamente cometerem crimes de gestão fraudulenta, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e corrupção ativa, o que configura ainda organização criminosa, de acordo com a Convenção de Palermo, da ONU, contra o crime organizado, ratificada pelo Brasil;

2) Gestão fraudulenta: Dantas, Verônica e Ferman cometeram, segundo a denúncia, fraudes no comando do Opportunity Fund e do banco Opportunity. Há diversas fraudes: a presença de cotistas brasileiros no fundo, quando a prática era proibida; desvio de recursos da Brasil Telecom para auto-financiamento do Opportunity; utilização da Brasil Telecom para repassar recursos às empresas de publicidade de Marcos Valério, figura central do mensalão, com as quais foram firmados dois contratos, superiores a R$ 50 milhões; presença de funcionários do grupo Opportunity na folha de pagamento da BrT; uso de dinheiro da BrT para a aquisição de aviões usados pelo Opportunity por meio de consórcio, aluguel de R$ 44 mil mensais e reforma de mais de R$ 2 milhões de dois andares comerciais para escritório da BrT em São Paulo, usados, na prática, pelo Opportunity. Tais fraudes contaram com o apoio material de Benigno, Carla Cicco, Bhering e Maria Amalia;

3) Gestão temerária: Ferman e Benigno, a frente do banco Opportunity, entre 2005 e 2006, desrespeitaram regras do Banco Central quanto à informação aos órgãos competentes de casos em que havia a suspeita de crimes previstos na lei de combate à lavagem de dinheiro. Tal irregularidade foi detectada pelo BC e configura crime de gestão temerária;

4) Evasão de divisas: entre 1998 e 2004, ao permitirem que cotistas brasileiros investissem no Opportunity Fund, o que era vedado, Dantas, Ferman e Verônica, como gestores do fundo, proporcionaram que tais cotistas e as próprias empresas do Opportunity mantivessem recursos do exterior de forma ilegal, o que configura evasão;

5) Lavagem de dinheiro: ao ocultar recursos próprios e de terceiros, oriundos de crimes contra o sistema financeiro nacional, por intermédio do Opportunity Fund e do Opportunity Unique Fund, entre 2005 e o presente ano, Dantas, Ferman, Verônica, Aguiar e Penido cometeram o crime de lavagem de dinheiro;

6) Lavagem de dinheiro: entre novembro de 2007 e junho de 2008, Humberto Braz dissimulou recursos criminosos por meio de um complexo sistema de fictícios pagamentos de consultoria à empresa Igbraz. Esse pode ter sido o sistema usado para dissimular a transferência de recursos do grupo para a propina apreendida pela Polícia Federal com a qual o grupo criminoso assediou os policiais federais que investigavam o caso;

7) Lavagem de dinheiro: entre agosto de 2006 e 2007, Braz, Yu e Amaral montaram outro esquema de lavagem de dinheiro, envolvendo duas offshores e a empresa de fachada MB2 Consultoria Empresarial.

Os acusados e os crimes – Confira a lista dos acusados e os crimes a eles imputados pelo MPF:

1) Daniel Valente Dantas, controlador do grupo Opportunity, já foi condenado a uma pena de 10 anos de prisão em processo de corrupção ativa e foi denunciado agora pelo MPF sob as acusações de crimes de quadrilha e organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas e lavagem de dinheiro;

2) Verônica Valente Dantas, sócia, diretora e conselheira de várias empresas do grupo e do banco: quadrilha e organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas e lavagem de dinheiro;

3) Dório Ferman, presidente do banco Opportunity: quadrilha e organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, gestão temerária de instituição financeira, evasão de divisas e lavagem de dinheiro;

4) Itamar Benigno Filho, diretor do banco: gestão temerária de instituição financeira e participação no crime de gestão fraudulenta de instituição financeira;

5) Danielle Silbergleid Ninnio, da área jurídica do grupo, ex-assessora jurídica da Brasil Telecom: crime de quadrilha e organização criminosa;

6) Norberto Aguiar Tomaz, diretor do banco: lavagem de dinheiro;

7) Eduardo Penido Monteiro, diretor do banco: lavagem de dinheiro;

8) Rodrigo Bhering Andrade, diretor de empresas ligadas ao grupo: participação no crime de gestão fraudulenta de instituição financeira;

9) Maria Amália Delfim de Melo Coutrim, conselheira de diversas empresas do grupo: participação no crime de gestão fraudulenta de instituição financeira;

10) Humberto José Rocha Braz, ex-diretor da Brasil Telecom e atual consultor do grupo Opportunity, já foi condenado a sete anos de prisão em processo pelo crime de corrupção ativa. Desta vez é denunciado pelo MPF sob as acusações de crimes de quadrilha e organização criminosa e duas lavagens de dinheiro;

11) Carla Cicco, ex-presidente da Brasil Telecom: participação no crime de gestão fraudulenta de instituição financeira;

12) Guilherme Henrique Sodré Martins, o Guiga, lobista do Opportunitty: quadrilha e organização criminosa;

13) Roberto Figueiredo do Amaral, lobista e consultor: crime de quadrilha e organização criminosa e lavagem de dinheiro;

14) William Yu, consultor financeiro: crime de quadrilha e organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Lula é homenageado em Paris - Imprensa golpista esconde

Coisas que você jamais verá com a devida importância nos veículos da imprensa golpista.
Lula segue ganhando mais e mais prestígio internacional.
Do cidadania.com, de Eduardo Guimarães.

Denúncia

Mídia esconde motivo da

viagem de Lula a Paris

Atualizado às 15h41m de 7 de julho de 2009

A imprensa nacional noticiou timidamente a viagem que o presidente Lula ora empreende a Paris. A maioria dos meios de comunicação disse que ele viajaria “a descanso”. O real motivo dessa viagem não gerou manchete ou qualquer outra cobertura nos grandes jornais, nas tevês ou nos portais de internet corporativos.

O leitor e sociólogo Clóvis Campos, de Cabedelo, na Paraíba, sugeriu-me que fizesse um post sobre a razão da viagem do presidente Lula à França e a homenagem que ele está recebendo hoje da ONU naquele país.

Trata-se de premiação inédita para um presidente brasileiro e eleva o conceito do nosso país diante do mundo. Lula será agraciado, mais especificamente, pela Unesco, braço das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura.

O silêncio da mídia brasileira diante de um acontecimento dessa importância revela como o nível de radicalização na política brasileira já beira o nível de radicalização num país conflagrado e ameaçado pelo golpismo e pela opressão como é Honduras neste momento.

É inconcebível que o presidente brasileiro esteja sendo objeto de homenagem tão importante e os brasileiros sejam privados dos detalhes do evento e da repercussão mundial positiva que gera para este país.

Estamos diante de uma crise política de proporções gravíssimas e que constitui ameaça à ordem constitucional, institucional e política nacional.

Reproduzo, abaixo, matéria da Rádio ONU que noticia evento que ocorre hoje em Paris em homenagem a Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República Federativa do Brasil.

Unesco homenageia Lula com prêmio da Paz

07/07/2009

O prêmio da Paz Felix Houphouët-Boigny foi criado em 1989 e todos os anos é entregue a pessoas ou a organizações que promovem a paz.

Marco Alfaro, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, irá homenagear, nesta terça-feira, em Paris, na França, o presidente Luis Inácio Lula da Silva com a entrega do Prêmio da Paz Felix Houphouët-Boigny.

O prêmio da Unesco, criado em 1989, carrega o nome do primeiro presidente da Cote d'Ivore, antiga Costa do Marfim, e todos os anos é entregue a pessoas ou organizações que promovem a paz.

Presenças Ilustres

A solenidade aconterá na sede da Unesco e contará com a presença do presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e do ex-secretário de estado americano, Henry Kissinger.

O líder interino do júri da Unesco, o ex-presidente de Portugal, Mario Soares, falou à Rádio ONU sobre o trabalho social de Lula e a busca da paz no Brasil e na América Latina.

"Ele recebeu o prêmio por ser uma pessoa de paz. E por ser uma pessoa que quer o desenvolvimento de seu país e sobretudo assegurar o fim da distância entre os brasileiros ricos e pobres. Ele vem promovendo o equilíbrio social no Brasil, a paz entre as diferentres etnias e tem feito muito pela paz na América Latina" disse.

Agraciados

A galeria de contemplados com o prêmio da paz da Unesco inclui o rei da Espanha, Juan Carlos, o ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da paz, Nelson Mandela, e o ex-presidente americano Jimmy Carter.

Denúncias da Rádio Globo de Honduras

Segundo a rádio, o governo golpista está obrigando cidadãos a vestirem branco e a participarem de ato público contra o presidente deposto Manuel Zelaya.

Golpistas também pediram à Interpol, na semana passada, que prendesse Zelaya. Hoje, a organização respondeu aos golpistas que não atua politicamente, e questionou por que não deixaram que aquele que pediram para prender voltasse ao país no domingo, se o queriam preso...

Clique aqui para ouvir

Honduras vive o que viveu a Venezuela

Do vi o mundo.
O autor mostra um pouco de quem é quem no imbrólio em Honduras e faz uma comparação com o golpe que Chavez sofreu na Venezuela.
Interessante que o império estadunidense sempre é protagonista desses golpes anti-democráticos (o pleonasmo é proposital, afinal EUA não são o maior exemplo de democracia que temos?).
Vejam o último parágrafo, o negrito é meu.

Do golpe em Honduras ao golpe na Venezuela

Atualizado e Publicado em 07 de julho de 2009 às 15:27

A velha globalização e as escolas de tortura

Do golpe em Honduras ao golpe na Venezuela

por Nikolas Kozloff, em Counterpunch

Tradução: Caia Fittipaldi

Que forças sociais e políticas escondem-se no coração do golpe de domingo passado em Honduras? Comecemos por examinar o papel de Roberto Micheletti, o homem que Hugo Chávez adora odiar. Ex-presidente do Congresso Nacional, Micheletti, no domingo, autodeclarou-se novo presidente de Honduras. Substituiu o presidente Manuel Zelaya, político que, nos últimos anos, moveu-se claramente em direção a posições políticas e econômicas mais progressistas. Membro do Partido Liberal de Zelaya, Micheletti é graduado em administração de negócios nos EUA e trabalhou como presidentemda empresa estatal de telecomunicações de Honduras, Hondutel, no final da década dos 90s. Enquanto esteve na presidência da Hondutel, Micheletti empenhou-se muito para privatizar a empresa.

Crente fiel das chamadas "reformas neoliberais", Micheletti entrou em rota de colizão com o governo Zelaya que chegou ao poder no início de 2006. Depois de deixar a presidência da Hondutel, Micheletti apresentou projetos de lei para reduzir muito as tarifas cobradas pela Hondutel. Zelaya e a empresa Hondutel condenaram os projetos apresentados por Micheletti, sob o argumento de que as tarifas super baixas reduziriam ainda mais os ganhos da empresa. Por muitos anos, as tarifas para chamadas de longa distância haviam sido fonte de lucros significativos para o governo. Depois, a Hondutel foi desregulamentada e perdeu o monopólio absoluto sobre as chamadas de longa distância, telefones fixos e serviços de telex. Como signatária do CAFTA (ing. "Central American Free Trade Agreement", Acordo de Comércio para a América Central), Honduras estava obrigada a reformar a legislação das telecomunicações, de modo a criar condições que atraíssem parceiros privados. Observadores, naquele momento, insistiam em que aquelas reformas seriam o primeiro passo para privatização em maior escala. Zelaya foi um dos mais fervorosos adversários da reforma das telecomunicações, e declarou que a reforma prevista só beneficiaria o setor privado e gradualmente enfraqueceria o controle que o Estado hondurenho ainda tinha sobre os serviços de longa distância.

Micheletti sempre foi parte de uma influente elite de empresários que, dia a dia, passou a distanciar-se do governo Zelaya, considerado 'excessivamente' progressista. Em Honduras, as campanhas eleitorais são financiadas quase exclusivamente pelos empresários mais poderosos. São tão poderosos e tão associados ao sistema político, que se pode dizer que os empresários fazem os presidentes e ditam toda a agenda da mídia. Em entrevista ao Inter Press Service, um dos assessores do governo de Zelaya disse que os grupos econômicos hondurenhos são "insaciáveis; nunca param de pedir e pedir (...). Numa reunião com o presidente Manuel Zelaya, disseram que, nos anos 1980s, todas as principais decisões políticas eram discutidas com os militares; mas que, agora, tudo teria de ser discutido com eles, quer dizer: com os empresários e a mídia.” Nessa reunião, um dos empresários teria dito ao presidente “Você é temporário. Nós somos permanentes. Queremos ser consultados nas decisões de governo, queremos contratos e queremos participar de licitações e concorrências. E queremos contratos para a publicidade oficial.”

Aparentemente, Zelaya não se deixou intimidar e instituiu aumento de 60% no salário mínimo, o que enfureceu a comunidade dos negócios. Quando as associações de empresários anunciaram na Corte Suprema de Honduras que não cumpririam o decreto do salário mínimo, o ministro do Trabalho de Zelaya declarou aos jornais que os críticos do governo eram "exploradores gananciosos".

Um grupo particularmente ácido nas críticas à medida de Zelaya foi o Honduran National Business Council, conhecido pela sigla em espanhol COHEP . Amílcar Bulnes, presidente do COHEP, argumentou que se o governo insistisse naquele aumento do salário mínimo, os empresários seriam obrigados a demitir em massa, o que aumentaria o desemprego. Principal entidade representativa dos empresários em Honduras, a COHEP reúne 60 associações comerciais e câmaras de comércio, representando praticamente todos os setores da economia de Honduras. Como se lê no website da COHEP, aqueles empresários são o braço político e técnico do setor privado hondurenho – e apoiam os acordos comerciais e oferecem "apoio crítico ao sistema democrático".

A COHEP apoiou e apoia o golpe contra o governo de Zelaya. A comunidade internacional não poderá impôr sanções econômicas contra o novo governo, diz a COHEP, porque isso tornaria ainda mais graves os problemas sociais em Honduras. Em seu novo e muito recente papel, de 'representante' dos pobres hondurenhos, a COHEP já declarou que Honduras já sofre demais; foram terremotos, chuvas torrenciais e a crise financeira global. Antes de punir o novo governo de Honduras – prossegue o argumento dos empresários da COHEP – a ONU e a OEA devem mandar observadores a Honduras para que examinem e avaliem os prejuízos que advirão se se implantarem sanções econômicas contra os 70% da população que vive em condições miseráveis.

Ao mesmo tempo, Bulnes já anunciou que apoia o governo de Micheletti; declarou que as condições políticas em Honduras não são propícias, e que Zelaya não deve voltar ao país.

Micheletti e o empresariado receberam apoio de militares treinados nos EUA, sem o qual não teriam conseguido prender o presidente Zelaya. Dois generais, Romeo Vasquez e Javier Suazo tiveram papel-chave no golpe. Ambos são formados pela infame US School of the Americas[1], centro de treinamento de todas as polícias que torturam dissidentes políticos em toda a América Latina desde os anos 60s.

Há várias semelhanças entre o golpe que afastou Zelaya do governo de Honduras e o golpe da Venezuela. Em 2002, outro Vasquez, Efraín Vasquez, foi o cabeça do golpe contra Hugo Chávez. Como em Honduras, Efraín Vasquez também é egresso da School of the Americas. Como comandante-em-chefe do exército, teve encontros, hoje já conhecidos, com Otto Reich, do Departamento de Estado dos EUA, antes do golpe. Dia 11/4/2002, Vasquez foi o único militar de alta patente que exigiu a renúncia de Chávez. Como se lê em meu primeiro livro, Hugo Chávez: Oil, Politics and the Challenge to the U.S. (Palgrave, 2006), Vasquez impediu o deslocamento de tropas escaladas para fazer a proteção pessoal do presidente no palácio presidencial. No dia seguinte, Vasquez negociou a saída de Chávez e organizou o movimento de tropas e soldados para desarmar e dispersar os grupos de cidadãos aliados do presidente eleito.

Como em Honduras, os militares estavam associados à elite empresarial. Ditador por um dia, Pedro Carmona era membro dirigente da Fedecámeras, associação empresarial semelhante à COHEP de Honduras. Em Caracas, a Fedecámeras deu voz à elite dos empresários pró globalização que temia as políticas sociais e econômicas de Chávez. Carmona, executivo da indústria petroquímica, sempre denunciou os movimentos de Chávez com vistas a aumentar o controle sobre a empresa estatal de petróleo da Venezuela.

Hoje, ainda são os militares treinados nos EUA e a elite das corporações globais que mais ativamente buscam interromper o fluxo de mudanças na América Latina. Como sempre, são essas duas forças, que sempre operaram juntas, que ainda conseguem derrubar governos.

* Nikolas Kozloffé autor de Revolution! South America and
the Rise of the New Left (Palgrave-Macmillan, 2008)

O artigo original, em inglês, pode ser lido em:
http://www.counterpunch.org/kozloff07062009.html