sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Vídeo de sexta - Beatles

Já havia muito que não fazia nossos vídeos de sexta, mas valeu a pena a demora.
Versão animada (e bem violenta) de Maxwell's Silver Hammer. Postada via twitter pelo bodegueiro (esse sim), Ricardo Goyanna.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Enquanto isso... Saramago ajuda Haiti

Do caderno de Saramago.
Saramago faz sua parte na trajédia do Haiti.
Taí, essa eu compro a idéia.
Porque não é com soldados que se ampara a população.

Uma Jangada de Pedra a Caminho do Haiti

As minhas palavras são de agradecimento. A Fundação José Saramago teve uma ideia, louvável por definição, mas que poderia ter entrado na história como uma simples boa intenção, mais uma das muitas com que dizem estar calcetado o caminho para o inferno. Era a ideia editar um livro. Como se vê, nada de original, pelo menos em princípio, livros é o que não falta. A diferença estaria em que o produto da venda deste se destinaria a ajudar as vítimas sobreviventes do sismo do Haiti. Quantificar tal ajuda, por exemplo, na renúncia do autor aos seus direitos e numa redução do lucro normal da editora, teria o grave inconveniente de converter em mero gesto simbólico o que deveria ser, tanto quanto fosse possível, proveitoso e substancial. Foi possível. Graças à imediata e generosa colaboração das editoras Caminho e Alfaguara e das entidades que participam na feitura e difusão de um livro, desde a fábrica de papel à tipografia, desde o distribuidor ao comércio livreiro, os 15 euros que o comprador gastará serão integralmente entregues à Cruz Vermelha para que os faça seguir ao seu destino. Se chegássemos a um milhão de exemplares (o sonho é livre) seriam 15 milhões de euros de ajuda. Para a calamidade que caiu sobre o Haiti 15 milhões de euros não passam de uma gota de água, mas A Jangada de Pedra (foi este o livro escolhido) será também publicada em Espanha e no mundo hispânico da América Latina – quem sabe então o que poderá suceder? A todos os que nos acompanharam na concretização da ideia primeira, tornando-a mais rica e efectiva, a nossa gratidão, o nosso reconhecimento para sempre.

Layout 1

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Com a palavra, Fidel - Médicos ao Haiti, não soldados!

Pra deixar claro que nunca fui a favor da missão brasileira no Haiti. Não tenho certeza de quantos anos temos tropas por lá, mas esse tipo de política externa não me é correta.
Lugar de soldado é nos livros de história.

Fidel Castro: enviamos médicos ao Haiti, não soldados


Em artigo publicado hoje, ao elogiar a ação dos 400 médicos e paramédicos cubanos que estão no Haiti, Fidel Castro questiona o envio maciço de tropas pelos Estados Unidos áquele país. Leia um trecho e assista acima o video de um dos hospitais de campanha montados por Cuba:

“Em meio à tragédia do Haiti, ninguém sabe como e porquê, milhares de soldados de unidades de fuzileiros dos EUA, da 82 ª Divisão Aerotransportada e outras forças militares, ocuparam o território do Haiti. Pior, nem a Organização das Nações Unidas ou o governo americano ofereceram uma explicação à opinião pública mundial desses movimentos de forças.

Vários governos se queixaram que suas aeronaves tiveram problemas em transportar recursos humanos e técnicos enviados para o Haiti. (em outro trecho, ele ressalva que essa dificuldade não ocorreu com os cubanos)

Vários países anunciaram, entretanto, o envio adicional de tropas e equipamento militar. Esses fatos, na minha opinião, contribuem para tornar caótica a situação e complicar mais a cooperação internacional, já complexas. É necessário discutir seriamente a questão e dar à Organização das Nações Unidas o papel de liderança legítima neste assunto delicado.

Cuba desempenha uma tarefa estritamente humanitária. Na medida de suas possibilidades contribui com recursos humanos e materiais de que dispõe. A vontade do nosso povo, orgulhoso de seus médicos e trabalhadores de auxílio em atividades vitais e estará à altura das circunstâncias. (…)

É justo afirmar que, até o momento, os nossos planos modestos e significativo de recursos humanos que Cuba tem colocado à disposição do povo haitiano tiveram dificuldade em chegar ao seu destino. (…)

Enviamos os médicos, não soldados!

Imagem - A sociedade em que vivemos

Do Tijolaço.
Só pra dizer que quem critica os direitos humanos sofre de acefalia.
A ocasião faz o ladrão, é o que dizem. O determinismo social, o modelo burro de sociedade em que vivemos, é que faz o ladrão...
Pobre criança.

Olha aí, esse é meu guri. É seu também? É nosso?

Quem já foi assaltado, como se tentou fazer ontem, no centro do Rio, como este senhor argentino na foto que O Globo publica hoje, sabe que, na hora, a sensação é de medo e de vontade de reagir a esta agressão. Mas sabe que tem, ali, de manter a cabeça fria e evitar que um problema se transforme numa tragédia. Seria terrível se por algumas notas de dinheiro ou um relógio este homem perdesse a vida ou fosse ferido, não é?

Eu sei que vai ter gente que, de tão estressada e machucada com a situação de insegurança que a gente vive que vai discordar de mim. Paciência. Estou aqui para ser sincero e dizer daquilo que acredito e não para ser “palatável” por todos e garimpar uns votos. Meu pensamento e meu coração me exigem isso.

Queria convidar a todos para um raciocínio, sem hipocrisias. Aquele garoto, talvez com 10 ou 11 anos, foi preso. Honestamente, a chance de ele recuperar-se, mesmo que tivéssemos os melhores estabelecimentos correcionais – e não os temos – não seria das maiores. De abrigo em abrigo, depois de cadeia em cadeia, é bem possível que este menino se torne um criminoso.

Isso justificaria matar esta criança, como fizeram os massacradores da Candelária? Uma sociedade que se pretende civilizada pode instituir a pena de morte, ainda mais para uma criança desta idade? Você se disporia a matar uma criança desta idade?

Desculpem-me ser cru assim, mas se não nos dispomos a isso, temos que jogar o jogo difícil da recuperação, que é um jogo pesado, caro e de, reconheçamos, chances menores.

Este menino não foi parar aí em um dia. Ele fez um longo caminho até chegar a esta situação degradada. Ele está na escola? Provavelmente, não. Já esteve? Provavelmente, sim. Por que saiu? Alguém se importou com isso? Alguém ligou para o que ele fazia e como vivia nas outras 20 horas do dia em que não estava na escola mesquinha que teve? Alguém se preocupou mais com o que uma reprovação no primeiro ou no segundo ano deixou-lhe de recalque ou fez seus pais entenderem que ele “não tinha jeito pra estudar”?

Não é por ser negro ou pobre que este menino não podia ser meu ou seu filho. É assim que reagimos com nossos filhos, nesta idade? Poderíamos falhar, fracassar até, mas eu asseguro que estaríamos tentando, e tentando, e tentando mudar. Porque? Porque os amamos.

Quem amou este menino? Quem lhe deu tudo – mesmo sendo pouco – o que lhe poderia ter sido dado? Quem o acompanhou, quem lhe deu noções, quem lhe deu comida, saúde, orientação, brincadeira, alegria, carinho, disciplina, valores? Quem, um dia, lhe deu um ambiente de amor e não de indiferença? A família? A escola? A sociedade?

Nós, a sociedade, o que vamos lhe dar, agora? Quantos milhares de policiais teremos de pagar porque deixamos ele e milhares de outros guris chegarem aí? E vai adiantar?

Ele está roubando, ou tentando roubar, uma carteira. Tem de ser detido, sim. E nosso modelo de sociedade, roubou o quê dele? Esse modelo também precisa ser detido ou pode seguir fazendo mais mil, dez mil, cem mil destes guris?

A causa da educação pública, a causa de uma escola que acolha, assista, acompanhe, enfim, que ame de verdade as nossas crianças e que -como fazemos com nossos filhos – lhes dê tudo o que pudermos dar não é apenas para salvar este menino e todos como ele.

É para salvar-nos a todos de embrutecer. Salvemo-nos disso, por favor.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Enquanto isso... no Haiti

Cuba presta socorro com serviços de saúde, uma das melhores do mundo.
do Tijolaço - O blog do Brizola Neto

Até a CNN elogia ajuda médica de Cuba ao Haiti



Enquanto o nosso ministro Nélson Jobim usurpa decisões que pertencem à ONU, sob cujo mandato as Forças Armadas brasileiras estão no Haiti, ao sugerir que fiquemos mais cinco anos por lá, outras nações procedem de maneira diferente.

E o caso de Cuba,que está enviando centenas de pessoas da área de saúde, entre médicos e auxiliares. Um escorço que é reconhecido até por órgãos da imprensa norteamericana, como o correspondente da CNN, Steve Kastenbaum, cujo boletim está no video acima.

Diz ele, numa tradução livre:

Há muito poucos lugares onde os haitianos podem ir quando precisam de cuidados médicos urgentes no centro da cidade. No entanto, encontramos uma: o Hospital La Paz, operado pelo pessoal médico cubano aqui no Haiti, juntamente com equipes da Espanha e América Latina ”

“E é incrível ver. Eles estão dando atendimento de qualidade aos feridos graves, média de seis a sete mil pacientes por dia efazem várias dezenas de cirurgias diariamente. Trabalham em turnos, 24 hortas por dia, sete dias nasemana e é um dos poucos lugares em toda a cidade onde os haitianos podem ser atendidos com uma chance razoável de sobreviver ”

“Nós vimos muitas lesões traumáticas lá. Eu não sei quantas vezes vimos amputações, fraturas compostas, feridas traumáticas na carne. No entanto, estas equipas médicas esmagada pela emergência, encontraram maneiras de cuidar de todos eles, apesar da falta de suprimentos - oxigênio, anestésicos e água- de que necessitam para isso. Eles compensam a falta de abastecimento com aquilo que chega da Espanha ou da ilha e tudo funciona de maneira muito organizada.”

Que diferença de quem só se preocupa em manter o controle (que é necessário, mas não é o suficiente) sobre uma população desesperada pela dor, fome e sede.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Enquanto isso... Lula e o isopor

A imagem de Lula carregando um isopor na cabeça, em uma passeio de família, repercutiu muito na imprensa. É claro que alguns jornais trata isso de forma jocosa, mostrando que nosso presidente não tem comportamento condizente com a nossa elite. Que bom!
Fica a imagem:

E no Haiti... foi um pacto com o diabo

Também do tijolaço.
É sensacional ver a capacidade imaginativa da mente humana. O carinha aí embaixo consegiu ligar os desastres no Haiti a um pacto com o diabo na época de sua independência.

Fanatismo impiedoso e desumano

Pat Robertson, pregador de sucesso na TV, não teve o mínimo de respeito aos haitianos

Pat Robertson, pregador de sucesso na TV, não teve o mínimo de respeito aos sofrimentos dos haitianos

O “televangelista” Pat Roberton é um dos de maior sucesso na TV americana e, ontem, no «700 Club», do canal Christian Broadcasting Network (CBN), mostrou que é também uma das pessoas mais impiedosas do mundo. Robertson quis explicar a tragédia no Haiti como resultado de “um pacto com o diabo” que teriam feito, no século 18, os escravos dos quais provém a atual população haitiana, em busca da liberdade.

-Algo aconteceu há muito tempo no Haiti e as pessoas talvez não queriam falar sobre isso. Estavam sob domínio francês, na altura de Napoleão III, juntaram-se fizeram um pacto com o diabo. Disseram: «Vamos servi-lo se nos libertar do Príncipe». É uma história verdadeira. E o diabo disse: «Ok, está combinado». E os franceses foram expulsos. Os haitianos revoltaram-se e conseguiram libertar-se. Mas, desde então, foram amaldiçoados com coisas atrás de coisas.

É de duvidar que uma pessoa que diz uma barbaridade destas pode ter sentimentos religiosos. Em que tipo de Deus perverso pode um homem assim acreditar?Nossos jornais não publicaram nada, mas a imprensa de Portugal, sim.

Os haitianos conseguiram acabar com a escravidão em 1794, quase 100 anos antes de nós. Foram invadidos pela França, tiveram seus líderes assassinados e, sob a liderança de Jacques Dessalines, venceram os franceses e proclamaram a independência. Foram ocupados por tropas americanas por 20 anos, até 1935.

Diabo, para o Haiti, só se forem as potências estrangeiras.

PS. Consegui o vídeo, em inglês, para quem quiser conferir

Embargo à Cuba - Obama deixa na mesma

Do tijolaço.
Obama por enquanto mais decepciona que qualquer outra coisa.

Um gesto de paz, outro de discriminação

A aurotozização para sobrevoar Cuma reduz em pelo menos uma hora de voo a rota Miami-Porto Príncipe

A aurotozização para sobrevoar Cuma reduz em pelo menos uma hora de voo a rota entre Miami e Porto Príncipe

Ontem, o Governo norte-americano confirmou ter recebido a confirmação de Cuba que suas aeronaves militares estavam livres para cruzar o espaço aéro cubano, rumo ao Haiti, frente à desgraça que vive aquele país caribenho.

Uma atitude correta, embora seja legítimo que os cubanos possam ter todas as suspeitas de que aviões militares pudessem aproveitar-se para fotografar detalhadamente instalações militares do país.

Fizeram o que deviam ter feito.

Hoje, porém, numa infeliz ironia, o presidente Barack Obama prorrogou a vigência do capítulo 3 da Lei Helms-Bruton, que regula o embargo econômico dos EUA a Cuba. O dispositivo prorrogado permite aos Estados Unidos processar qualquer empresa, de qualquer país do mundo, que faça negócios com empresas ou instituições cubanas que utilizem benso ou instalações nacionalizadas de empresas americanas, há 50 anos, no processo revolucionário.

Como, antes da revolução, os americanos eram donos de quase tudo em matéria de indústri e serviços em Cuba, isso quer dizer que fica impossível negociar com quase todas as grandes empresas estatais de Cuba. Dirigentes de empresas que fizerem isso estão, inclusive, sujeitos a serem impedidos de receber visto para viajar aos EUA. A justificativa é que o ato “favorece a transição democrát” em Cuba. Traduzindo: cria dificuldades para o governo cubano.

Obama repetiu o que fizeram Bill Clinton e George Bush.

É difícil que um processo de distensão e normalização de relações entre dois países avance se, diante de um gesto de boa-vontade, responda-se com outro de discriminação.

sábado, 16 de janeiro de 2010

E no Haiti...

Um país miserável, passando por uma catástrofe, e ainda tem de aguentar "autoridades" como esse sujeito.
Do vi o mundo.

O cônsul do Haiti

Declarações racistas.

Muito além do BBB

Dos amigos do presidente Lula.
Não assisto, não acompanho e pouco me importa quem assiste, mas o assunto aqui tratado é sério. Três homossexuais e um moicano com uma suástica tatuada. Tudo em prol da audiência.
É o conteúdo inteligente que a nossa concessionária maior nos brinda.
Acompanhem o texto, e quem tiver muito tempo disponível, acompanhem a novela...

Ministério da Justiça diz estar preocupado com homofobia no 'BBB 10'

O Ministério da Justiça está em alerta com a maneira como a Globo vai retratar os três participantes homossexuais do BBB 10. De acordo com a coluna Outro Canal, do jornal Folha de S. Paulo, o órgão está preocupado com uma possível demonstração de homofobia contra Dicesar, Sérgio e Angélica - assumidamente gays.

O reality, que é classificado para maiores de 14 anos, mostrou na noite dessa quarta-feira (13), em uma festa o beijo entre o Dicesar e Sérgio. Antes do beijo, Marcelo Dourado disse: "está tocando o hino deles...(a música tema do filme "Priscila a Rainha do Deserto", que é cantada pela Gloria Gaynor e chama-se "I will survive").

Melhor não ficar perto, senão complica", disse Marcelo Dourado,que tem uma grande tatuagem no braço com a cruz suástica, usada como símbolo pela Alemanha Nazista,

Ainda segundo o jornal, um funcionário do Ministério afirmou que existe um temor de que os gays possam passar por algum tipo de humilhação ou sacrifício.

Vídeo - A oposição aos direitos humanos

Do quanto tempo dura?.
Muito cômico. Veja o nível de nossa imprensa...

LEGENDADO – Lúcia Hippolito e Telefone Piscante contra os Direitos Humanos


O ruim do Telefone Piscante é que ele só chama o Hugo.

------
O vídeo original:



Editado:
Do vi o mundo: A resposta dela

Dor de barriga faz comentarista falar mal de Lula

Atualizado em 15 de janeiro de 2010 às 20:54 | Publicado em 15 de janeiro de 2010 às 14:59

A explicação que a comentarista Lucia Hippolito deu para o comentário esdrúxulo que fez na rádio CBN (clique aqui para ouvir) foi a seguinte:

Obrigada pelo carinho

Quero agradecer a todos e todas que me escreveram, telefonaram, enviaram emails ou deixaram comentários aqui neste blog, preocupados e preocupadas comigo.

Devo a vocês uma explicação, muito mais prosaica do que as interpretações mirabolantes que possam circular por aí.

Desde o dia 10 de janeiro, domingo, estou padecendo de uma pedestre gastroenterite. Melhoro um dia, pioro no outro, e ninguém encontra uma causa plausível.

No dia 13, quarta-feira, errei ao entrar no ar. Estava com muitas cólicas e, na hora de falar, tive uma cólica lancinante. Não conseguia controlar a dor.

Não tenho ideia nem do que falei, mas preferimos cortar a ligação na hora em que larguei o telefone e corri para vocês-sabem-onde.

Tive febre o dia inteiro na quinta. Tomo remédios, faço todo tipo de exame para saber se é um rotavirus, uma simples virose, uma empadinha estragada ou o quê.

É simples assim. Muito menos glamouroso, mas foi o que aconteceu.

Obrigada de coração pelo carinho de vocês. Vocês são dez!

O resto é a patrulha da lama em ação.

Nota do Viomundo:

Desejamos a pronta recuperação da comentarista.

Aceita a explicação dela, é preciso considerar:

1. Que o comentário dela não faz sentido;

2. Que a única coisa que a gente consegue entender do comentário dela é que o Lula fez alguma coisa de errado e que a culpa é dele;

3. Donde concluímos que, por causa de uma gastroenterite, ela falou mal do presidente da República.

Diria o PHA que é a virose do PIG

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Enquanto isso... no país do futebol

Recentemente vi uma pesquisa que diz que iremos diminuir em 50% o número de pobres aqui no Brasil, até 2015.
A nova notícia é que também conseguiremos ZERAR a pobreza extrema no país até 2016.

Depois não sabemos o porquê dos opositores de Lula estarem tomando sua política como uma descriminação aos ricos...

Charge - Boris no lixo


Charge do Bira

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Diário de Honduras - Militares na cadeia

Do tijolaço.
Faça-se a justiça. Lugar de golpistas ditadores é na cadeia.

MP de Honduras pede prisão para militares golpistas

Romeo Vásquez, cuja prisão foi pedida pelo Ministério Público

Romeo Vásquez, cuja prisão foi pedida pelo Ministério Público

Vocês lembram como nossos comentaristas políticos – de direita, se isso não for pleonasmo – diziam que a desposição do presidente hondurenho Manuel Zelaya era legal, porque este insistia em fazer uma consulta popular sobre a convocação de uma Assembléia Constituinte, o que a Justiça não queria, mesmo que sem caráter deliberativo?

Bem, vamos ver se eles falam alguma coisa agora que o Ministério Público hondurenho pediu a prisão de toda a cúpula militar do país, incluindo o chefe do Estado Maior – equivalente a ministro-chefe das Forças Armadas, Romeo Vásquez.

Eles foram acusados de violar a lei por terem expulsado do país o Presidente, quando a ordem que tinham era de conduzi-lo à Suprema Corte. A expatriação de nacionais é terminantemente proibida pela Constituição de Honduras. O promotor contra a corrupção, Henry Salgado, confirmou a jornalistas que apresentou ao Supremo um “requerimento” contra a Junta de Comandantes das Forças Armadas, por abuso de autoridade e crime de expatriação.

Será que a lei vale para os golpistas?

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O império americano. Vai comendo raimundão!

Do tijolaço, do Brizola Neto.
Talvez esteja pondo aqui mais para arquivamento, mas mostra um pouco das incursões do império estadunidense (que alguns, inexplicavelmente, negam a história e a própria inteligência não aceitando este país com império).
Como diz-se aqui pela bodega, VAI COMENDO, RAIMUNDÃO!

O império

eua

Recebi o link de um leitor, do Blog do Itárcio, e reproduzo para vocês a relação das as várias invasões militares dos Estados Unidos fizeram nos séculos XIX, XX e XXI, organizada pelo professor Alberto da Silva Jones , da Universidade Federal de São Carlos. A lista é longa e eu coloquei uma bandeirinha no mapa mundi para cada uma delas. Pulei várias, quase me perdi de tantos layers noPhotosohp. Perdoe, são muitas. Além disso, não marque no mapa aquelas que foram apenas ameaças, ou que são controversas e , ainda, todas as que integraram os combates da 2a. Guerra Mundial. Para não haver polêmica e haver espaço no mapa. Olhe como é impressionante o intervencionismo que, infelizmente, não parece coisa do passado.

Lá vai a lista, tenha paciência:

1846 – 1848 – MÉXICO – Por causa da anexação, pelos EUA, da República do Texas

1890 – ARGENTINA – Tropas americanas desembarcam em Buenos Aires para defender interesses econômicos americanos.

1891 – CHILE – Fuzileiros Navais esmagam forças rebeldes nacionalistas.

1891 – HAITI – Tropas americanas debelam a revolta de operários negros na ilha de Navassa, reclamada pelos EUA.

1893 – HAWAI – Marinha enviada para suprimir o reinado independente anexar o Hawaí aos EUA.

1894 – NICARÁGUA – Tropas ocupam Bluefields, cidade do mar do Caribe, durante um mês.

1894 – 1895 – CHINA – Marinha, Exército e Fuzileiros desembarcam no país durante a guerra sino-japonesa.

1894 – 1896 – CORÉIA – Tropas permanecem em Seul durante a guerra.

1895 – PANAMÁ – Tropas desembarcam no porto de Corinto, província Colombiana.

1898 – 1900 – CHINA – Tropas dos Estados Unidos ocupam a China durante a Rebelião Boxer.

1898 – 1910 – FILIPINAS – As Filipinas lutam pela independência do país, dominado pelos EUA (Massacres realizados por tropas americanas em Balangica, Samar, Filipinas – 27/09/1901 e 11/15/1913) – 600.000 filipinos mortos.

1898 – 1902 – CUBA – Tropas sitiaram Cuba durante a guerra hispano-americana.

1898 – Presente – PORTO RICO – Tropas sitiaram Porto Rico na guerra hispano-americana, hoje ‘Estado Livre Associado’ ( colônia) dos Estados Unidos.

1898 – ILHA DE GUAM – Marinha americana desembarca na ilha e a mantêm como base naval até hoje.

1898 – ESPANHA – Guerra Hispano-Americana – Desencadeada pela misteriosa explosão do encouraçado Maine, em 15 de fevereiro, na Baía de Havana. Esta guerra marca o surgimento dos EUA como potência capitalista e militar mundial.

1898 – NICARÁGUA – Fuzileiros Navais invadem o porto de San Juan del Sur.

1899 – ILHA DE SAMOA – Tropas desembarcam e invadem a Ilha em conseqüência de conflito pela sucessão do trono de Samoa.

1899 – NICARÁGUA – Tropas desembarcam no porto de Bluefields e invadem a Nicarágua (2ª vez).

1901 – 1914 – PANAMÁ – Marinha apóia a revolução quando o Panamá reclamou independência da Colômbia; tropas americanas ocupam o canal em 1901, quando teve início sua construção.

1903 – HONDURAS – Fuzileiros Navais americanos desembarcam em Honduras e intervêm na revolução do povo hondurenho.

1903 – 1904 – REPÚBLICA DOMINICANA – Tropas norte americanas atacaram e invadiram o território dominicano para proteger interesses do capital americano durante a revolução.

1904 – 1905 – CORÉIA – Fuzileiros Navais dos Estados Unidos desembarcaram no território coreano durante a guerra russo-japonesa.

1906 – 1909 – CUBA -Tropas dos Estados Unidos invadem Cuba e lutam contra o povo cubano durante período de eleições.

1907 – NICARÁGUA – Tropas americanas invadem e impõem a criação de um protetorado, sobre o território livre da Nicarágua.

1907 – HONDURAS – Fuzileiros Navais americanos desembarcam e ocupam Honduras durante a guerra de Honduras com a Nicarágua.

1908 – PANAMÁ – Fuzileiros Navais dos Estados Unidos invadem o Panamá durante período de eleições.

1910 – NICARÁGUA – Fuzileiros navais norte americanos desembarcam e invadem pela 3ª vez Bluefields e Corinto, na Nicarágua.

1911 – HONDURAS – Tropas americanas enviadas para proteger interesses americanos durante a guerra civil, invadem Honduras.

1911 – 1941 – CHINA – Forças do exército e marinha dos Estados Unidos invadem mais uma vez a China durante período de lutas internas repetidas.

1912 – CUBA – Tropas americanas invadem Cuba com a desculpa de proteger interesses americanos em Havana.

1912 – PANAMÁ – Fuzileiros navais americanos invadem novamente o Panamá e ocupam o país durante eleições presidenciais.

1912 – HONDURAS – Tropas norte americanas mais uma vez invadem Honduras para proteger interesses do capital americano.

1912 – 1933 – NICARÁGUA – Tropas dos Estados Unidos com a desculpa de combaterem guerrilheiros invadem e ocupam o país durante 20 anos.

1913 – MÉXICO – Fuzileiros da Marinha americana invadem o México com a desculpa de evacuar cidadãos americanos durante a revolução.

1913 – MÉXICO – Durante a Revolução mexicana, os Estados Unidos bloqueiam as fronteiras mexicanas em apoio aos revolucionários.

1914 – 1918 – PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL – Os EUA entram no conflito em 6 de abril de 1917 declarando guerra à Alemanha. As perdas americanas chegaram a 114 mil homens.

1914 – REPÚBLICA DOMINICANA – Fuzileiros navais da Marinha dos Estados invadem o solo dominicano e interferem na revolução do povo dominicano em Santo Domingo.

1914 – 1918 – MÉXICO – Marinha e exército dos Estados Unidos invadem o território mexicano e interferem na luta contra nacionalistas.

1915 – 1934 – HAITI- Tropas americanas desembarcam no Haiti, em 28 de julho, e transformam o país numa colônia americana, permanecendo lá durante 19 anos.

1916 – 1924 – REPÚBLICA DOMINICANA – Os EUA invadem e estabelecem um governo militar na República Dominicana, em 29 de novembro, ocupando o país durante oito anos.

1917 – 1933 – CUBA – Tropas americanas desembarcam em Cuba, e transformam o país num protetorado econômico americano, permanecendo essa ocupação por 16 anos.

1918 – 1922 – RÚSSIA – Marinha e tropas americanas enviadas para combater a revolução Bolchevista. O Exército realizou cinco desembarques, sendo derrotado pelos russos em todos eles.

1919 – HONDURAS – Fuzileiros norte americanos desembarcam e invadem mais uma vez o país durante eleições, colocando no poder um governo a seu serviço.

1918 – IUGOSLÁVIA – Tropas dos Estados Unidos invadem a Iugoslávia e intervêm ao lado da Itália contra os sérvios na Dalmácia.

1920 – GUATEMALA – Tropas americanas invadem e ocupam o país durante greve operária do povo da Guatemala.

1922 – TURQUIA – Tropas norte americanas invadem e combatem nacionalistas turcos em Smirna.

1922 – 1927 – CHINA – Marinha e Exército americano mais uma vez invadem a China durante revolta nacionalista.

1924 – 1925 – HONDURAS – Tropas dos Estados Unidos desembarcam e invadem Honduras duas vezes durante eleição nacional.

1925 – PANAMÁ – Tropas americanas invadem o Panamá para debelar greve geral dos trabalhadores panamenhos.

1927 – 1934 – CHINA – Mil fuzileiros americanos desembarcam na China durante a guerra civil local e permanecem durante sete anos, ocupando o território chinês.

1932 – EL SALVADOR – Navios de Guerra dos Estados Unidos são deslocados durante a revolução das Forças do Movimento de Libertação Nacional – FMLN – comandadas por Marti.

1946 – IRÃ – Marinha americana ameaça usar artefatos nucleares contra tropas soviéticas caso as mesmas não abandonem a fronteira norte do Irã.

1946 – IUGOSLÁVIA – Presença da marinha americana ameaçando invadir a zona costeira da Iugoslávia em resposta a um avião espião dos Estados Unidos abatido pelos soviéticos.

1947 – 1949 – GRÉCIA – Operação de invasão de Comandos dos EUA garantem vitória da extrema direita nas “eleições” do povo grego.

1947 – VENEZUELA – Em um acordo feito com militares locais, os EUA invadem e derrubam o presidente eleito Rómulo Gallegos, como castigo por ter aumentado o preço do petróleo exportado, colocando um ditador no poder.

1948 – 1949 – CHINA – Fuzileiros americanos invadem pela ultima vez o território chinês para evacuar cidadãos americanos antes da vitória comunista.

1950 – PORTO RICO – Comandos militares dos Estados Unidos ajudam a esmagar a revolução pela independência de Porto Rico, em Ponce.

1951 – 1953 – CORÉIA – Início do conflito entre a República Democrática da Coréia (Norte) e República da Coréia (Sul), na qual cerca de 3 milhões de pessoas morreram. Os Estados Unidos são um dos principais protagonistas da invasão usando como pano de fundo a recém criada Nações Unidas, ao lado dos sul-coreanos. A guerra termina em julho de 1953 sem vencedores e com dois estados polarizados: comunistas ao norte e um governo pró-americano no sul. Os EUA perderam 33 mil homens e mantém até hoje base militar e aero-naval na Coréia do Sul.

1954 – GUATEMALA – Comandos americanos, sob controle da CIA, derrubam o presidente Arbenz, democraticamente eleito, e impõem uma ditadura militar no país. Jacobo Arbenz havia nacionalizado a empresa United Fruit e impulsionado a Reforma Agrária.

1956 – EGITO – O presidente Nasser nacionaliza o canal de Suez. Tropas americanas se envolvem durante os combates no Canal de Suez sustentados pela Sexta Frota dos EUA. As forças egípcias obrigam a coalizão franco-israelense-britânica, a retirar-se do canal.

1958 – LÍBANO – Forças da Marinha americana invadem apóiam o exército de ocupação do Líbano durante sua guerra civil.

1958 – PANAMÁ – Tropas dos Estados Unidos invadem e combatem manifestantes nacionalistas panamenhos.

1961 – 1975 – VIETNÃ. Aliados ao sul-vietnamitas, o governo americano invade o Vietnã e tenta impedir, sem sucesso, a formação de um estado comunista, unindo o sul e o norte do país. Inicialmente a participação americana se restringe a ajuda econômica e militar (conselheiros e material bélico). Em agosto de 1964, o congresso americano autoriza o presidente a lançar os EUA em guerra. Os Estados Unidos deixam de ser simples consultores do exército do Vietnã do Sul e entram num conflito traumático, que afetaria toda a política militar dali para frente. A morte de quase 60 mil jovens americanos e a humilhação imposta pela derrota do Sul em 1975, dois anos depois da retirada dos Estados Unidos, moldou a estratégia futura de evitar guerras que impusessem um custo muito alto de vidas americanas e nas quais houvesse inimigos difíceis de derrotar de forma convencional, como os vietcongues e suas táticas de guerrilhas.

1962 – LAOS – Militares americanos invadem e ocupam o Laos durante guerra civil contra guerrilhas do Pathet Lao.

1964 – PANAMÁ – Militares americanos invadiram mais uma vez o Panamá e mataram 20 estudantes, ao reprimirem a manifestação em que os jovens queriam trocar, na zona do canal, a bandeira americana pela bandeira e seu país.

1965 – 1966 – REPÚBLICA DOMINICANA – Trinta mil fuzileiros e pára-quedistas norte americanos desembarcaram na capital do país São Domingo para impedir a nacionalistas panamenhos de chegarem ao poder. A CIA conduz Joaquín Balaguer à presidência, consumando um golpe de estado que depôs o presidente eleito Juan Bosch. O país já fora ocupado pelos americanos de 1916 a 1924.

1966 – 1967 – GUATEMALA – Boinas Verdes e marines americanos invadem o país para combater movimento revolucionário contrario aos interesses econômicos do capital americano.

1969 – 1975 – CAMBOJA – Militares americanos enviados depois que a Guerra do Vietnã invadem e ocupam o Camboja.

1971 – 1975 – LAOS – EUA dirigem a invasão sul-vietnamita bombardeando o território do vizinho Laos, justificando que o país apoiava o povo vietnamita em sua luta contra a invasão americana.

1975 – CAMBOJA – 28 marines americanos são mortos na tentativa de resgatar a tripulação do petroleiro estadunidense Mayaquez.

1980 – IRÃ – Na inauguração do estado islâmico formado pelo Aiatolá Khomeini, estudantes que haviam participado da Revolução Islâmica do Irã ocuparam a embaixada americana em Teerã e fizeram 60 reféns. O governo americano preparou uma operação militar surpresa para executar o resgate, frustrada por tempestades de areia e falhas em equipamentos. Em meio à frustrada operação, oito militares americanos morreram no choque entre um helicóptero e um avião. Os reféns só seriam libertados um ano depois do seqüestro, o que enfraqueceu o então presidente Jimmy Carter e elegeu Ronald Reagan, que conseguiu aprovar o maior orçamento militar em época de paz até então.*

1982 – 1984 – LÍBANO – Os Estados Unidos invadiram o Líbano e se envolveram nos conflitos do Líbano logo após a invasão do país por Israel – e acabaram envolvidos na guerra civil que dividiu o país. Em 1980, os americanos supervisionaram a retirada da Organização pela Libertação da Palestina de Beirute. Na segunda intervenção, 1.800 soldados integraram uma força conjunta de vários países, que deveriam restaurar a ordem após o massacre de refugiados palestinos por libaneses aliados a Israel. O custo para os americanos foi a morte 241 fuzileiros navais, quando os libaneses explodiram um carro bomba perto de um quartel das forças americanas.

1983 – 1984 – ILHA DE GRANADA – Após um bloqueio econômico de quatro anos a CIA coordena esforços que resultam no assassinato do 1º Ministro Maurice Bishop. Seguindo a política de intervenção externa de Ronald Reagan, os Estados Unidos invadiram a ilha caribenha de Granada alegando prestar proteção a 600 estudantes americanos que estavam no país, as tropas eliminaram a influência de Cuba e da União Soviética sobre a política da ilha.

1983 – 1989 – HONDURAS – Tropas americanas enviadas para construir bases em regiões próximas à fronteira, invadem o Honduras

1986 – BOLÍVIA – Exército americano invade o território boliviano na justificativa de auxiliar tropas bolivianas em incursões nas áreas de cocaína.

1989 – ILHAS VIRGENS – Tropas americanas desembarcam e invadem as ilhas durante revolta do povo do país contra o governo pró-americano.

1989 – PANAMÁ – Batizada de Operação Causa Justa, a intervenção americana no Panamá foi provavelmente a maior batida policial de todos os tempos: 27 mil soldados ocuparam a ilha para prender o presidente panamenho, Manuel Noriega, antigo ditador aliado do governo americano. Os Estados Unidos justificaram a operação como sendo fundamental para proteger o Canal do Panamá, defender 35 mil americanos que viviam no país, promover a democracia e interromper o tráfico de drogas, que teria em Noriega seu líder na América Central. O ex-presidente cumpre prisão perpétua nos Estados Unidos.

1990 – LIBÉRIA – Tropas americanas invadem a Libéria justificando a evacuação de estrangeiros durante guerra civil.

1990 – 1991 – IRAQUE – Após a invasão do Iraque ao Kuwait, em 2 de agosto de 1990, os Estados Unidos com o apoio de seus aliados da Otan, decidem impor um embargo econômico ao país, seguido de uma coalizão anti-Iraque (reunindo além dos países europeus membros da Otan, o Egito e outros países árabes) que ganhou o título de “Operação Tempestade no Deserto”. As hostilidades começaram em 16 de janeiro de 1991, um dia depois do fim do prazo dado ao Iraque para retirar tropas do Kuwait. Para expulsar as forças iraquianas do Kuwait, o então presidente George Bush destacou mais de 500 mil soldados americanos para a Guerra do Golfo.

1990 – 1991 – ARÁBIA** SAUDITA – Tropas americanas destacadas para ocupar a Arábia Saudita que era base militar na guerra contra Iraque.

1992 – 1994 – SOMÁLIA – Tropas americanas, num total de 25 mil soldados, invadem a Somália como parte de uma missão da ONU para distribuir mantimentos para a população esfomeada. Em dezembro, forças militares norte-americanas (comando Delta e Rangers) chegam a Somália para intervir numa guerra entre as facções do então presidente Ali Mahdi Muhammad e tropas do general rebelde Farah Aidib. Sofrem uma fragorosa derrota militar nas ruas da capital do país.

1993 – IRAQUE -No início do governo Clinton, é lançado um ataque contra instalações militares iraquianas, em retaliação a um suposto atentado, não concretizado, contra o ex-presidente Bush, em visita ao Kuwait.

1994 – 1999 – HAITI – Enviadas pelo presidente Bill Clinton, tropas americanas ocuparam o Haiti na justificativa de devolver o poder ao presidente eleito Jean-Betrand Aristide, derrubado por um golpe, mas o que a operação visava era evitar que o conflito interno provocasse uma onda de refugiados haitianos nos Estados Unidos.

1996 – 1997 – ZAIRE (EX REPÚBLICA DO CONGO) – Fuzileiros Navais americanos são enviados para invadir a área dos campos de refugiados Hutus

1997 – LIBÉRIA – Tropas dos Estados Unidos invadem a Libéria justificando a necessidade de evacuar estrangeiros durante guerra civil sob fogo dos rebeldes.

1997 – ALBÂNIA – Tropas americanas invadem a Albânia para evacuar estrangeiros.

2001 – AFEGANISTÃO – Os EUA bombardeiam várias cidades afegãs, em resposta ao ataque terrorista ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001. Invadem depois o Afeganistão onde estão até hoje.

2003 – IRAQUE – Sob a alegação de Saddam Hussein esconder armas de destruição e financiar terroristas, os EUA iniciam intensos ataques ao Iraque. É batizada pelos EUA de “Operação Liberdade do Iraque” e por Saddam de “A Última Batalha”, a guerra começa com o apoio apenas da Grã-Bretanha, sem o endosso da ONU e sob protestos de manifestantes e de governos no mundo inteiro. As forças invasoras americanas até hoje estão no território iraquiano, onde a violência aumentou mais do que nunca.

Enquanto isso... em Cuba

A mortalidade infantil na ilha bate recorde, com apenas 4,8 por mil habitantes. Países como EUA e Canadá conseguiram apenas 7 e 6 mortes por mil habitantes, segundo a Unicef. No Brasil a taxa caiu de 32, para 27.

Como sofrem esses cubanos...

Veja mais aqui.

Boris Casoy - A vergonha nacional

Do blog do professor Hariovaldo.
A versão hariováldica do vídeo do Boris Casoy.
É muita safadeza!
Não sabe do que estou falando? Assista aqui.

Gentalha ouriçada e insubmissa, um perigo para a nação

Insubmissos

As classes subalternas estão ouriçadas e insubmissas ao seu papel servil, atentando violentamente contra os sagrados estamentos da República instituídos pelos nossos ancestrais. Aos homens bons foi dado o direito divino de comandar a nação, de estabelecerem a ordem e capitanearem o progresso, devendo todas as demais classes se submeterem a esse ideal e se entregarem ao bom comando desses líderes naturais cuja riqueza e prosperidade indica que as bençãos divinas estão sobre eles. Somente a estrita observância deste ideal traz a paz social e a oportunidade de uma vida justa para todo o povo através do trabalho honrado e árduo e da colaboração com os cabeças da Pátria. O que seria da gentalha sem os empregos de motoristas, serventes, lixeiros, pedreiros, garçons, etc, que são gerados pelas empresas e pelos investimentos dos homens de bem?

Por isso, ao trabalhador humilde não cabe a ingratidão da revolta e nem a insubmissão do levante, pois a cada um de nós foi dado o papel social que devemos desempenhar no mundo para alcançarmos o Reino dos Céus e por isso, se o operário tentar usurpar o lugar que cabe a um homem bom estará atentando contra a vontade divina – como certamente os que fazem isso estão possuídos por Lúcifer, princípe das trevas bolchevistas, o qual também quis usurpar o lugar de Nosso Senhor e foi defenestrado do céu – .

Catador

Ele é um deles. Que fique com eles!

A raiz de toda essa insolência que temos assistido nos últimos tempos origina-se na pessoa do ser satânico do PT que, como usurpador-mor, tem incentivado as maiores aberrações e desrespeito à escala social, chegando ao absurdo de se confraternizar com catadores de lixo em um triste espetáculo de desonra ao cargo que indevidamente ocupa. Tal conduta imprópria influencia os fracos e os incautos de tendências marxistas fazendo-os desconsiderarem também a hierarquia de nossa sociedade.

Como exemplo desse caos em que vivemos, elementos subversivos tiveram a petulância de colocar dois dos mais baixos integrantes da escala de trabalho, dois reles garis, para desejarem feliz natal na televisão, ao invés de colocarem os votos natalinos de dois homens bons, de dois banqueiros, de dois capitães de indústria, de dois grandes empresários; mas não, para ofender a dignidade dos homens de bem colocaram dois lixeiros que do alto de suas vassouras proferiram seus desejos vãos. Isto é uma vergonha!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Jornal Nacional - Em Portugal realizou-se o sonho brasileiro

Do cloaca news.
Imaginem a Fátima Bernardes escutando essas verdades, aqui no Brasil.
Tá difícil, na nossa imprensa golpista os convidados são sempre os mesmos...

BARRACO NO JORNAL NACIONAL PORTUGUÊS (não é piada)

.
Em bate-boca antológico, apresentadora golpista e mal-intencionada do mais assistido telejornal lusitano leva um escalda-rabo histórico de entrevistado
.
Tanto quanto alguns "âncoras" de nosso amado torrão auriverde, a jornalista Manuela Moura Guedes, da TVI de Portugal, não é flor que se cheire. Certamente, por não conviver com certo tipo de "jornalismo", você talvez estranhe muito o fato de a moça ser adepta de práticas heterodoxas no tratamento das notícias, como manipulação espúria, omissões, mentiras e juízos de valor, sempre a beneficiar determinado grupo político e a assassinar a reputação de outros. Não por acaso, o programa apresentado pela suposta irmã caçula do roqueiro Serguei chama-se... Jornal Nacional. E, coincidência: a TVI é a mais importante emissora de TV em Portugal, hoje em dia.
Ocorre que um certo Sr. Pinto - o advogado e jornalista António Marinho Pinto, para sermos "exactos" - soltou os cachorros para cima da donzela. Ao vivo e em cores, o causídico aplicou na apresentadora um sabão dos mais borbulhantes.
As cenas a seguir aconteceram há poucos meses. Mas é bom você já ficar sabendo que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) daquele pequeno país ibérico notificou a TVI por considerar que a emissora "desrespeitou as normas ético-legais do jornalismo misturando factos e opinião em várias edições do "Jornal Nacional", alvo de queixas analisadas pelo organismo". O órgão considerou ainda que a TVI deve "demarcar "claramente os factos da opinião", como determina o Estatuto do Jornalista.
Faça de conta que foi aqui. E lave sua alma com o Dr. Pinto.
.

.
Nosso primeiro contato com o vídeo deu-se pelo blog Desabafo Brasil.
.
PS - A pressão funcionou. Manuela Moura Guedes não dá mais as caras no Jornal Nacional.

Concurso Beira-mar - Equipe entra com recurso

Parabéns pela iniciativa. Como disse anteriormente, a equipe vencedora apresentoou um trabalho fraco e incoerente com o edital do concurso.

Concurso Beira-Mar: equipe classificada em 2° lugar apresenta recurso administrativo



O arquiteto Alexandre Lacerda Landim, coordenador da equipe classificada em 2° lugar no Concurso de Idéias para o Reordenamento da Av. Beira-Mar em Fortaleza, apresentou à Coordenação do Concurso recurso administrativo em face da decisão que declarou vencedor do certame o projeto de n° 20. O recorrente alega que o “resultado está eivado de irregularidade”, pois o trabalho de n° 20 “não obedeceu às determinações e indicações do Edital, do Termo de Referência e da Lei n° 8.666/93, contrariando os postulados basilares dos concursos, quais sejam a legalidade, vinculação ao instrumento convocatório, julgamento objetivo, isonomia e competitividade”.

Nos seus fundamentos jurídicos o arquiteto ressalta que o projeto de n° 20 “descumpriu diversas especificações do instrumento convocatório e Termo de Referência, entretanto essas irregularidades não renderam ensejo à devida eliminação, desrespeitando o julgamento objetivo e a vinculação ao instrumento convocatório...”, acrescentando que “os vícios do projeto foram registrados em Ata”. O recurso administrativo lista o que supõe vícios de projeto e vislumbra que “o nobre Júri não pautou o seu julgamento nos critérios estabelecidos no instrumento convocatório, adotando critério subjetivo e pessoal de julgamento (...) criando critério de julgamento não inserido no instrumento convocatório ...”.
O recurso acrescenta que “ no intuito de resguardar a lisura do certame, cumpre à Comissão rever o texto da ATA ou efetuar sua complementação, com os devidos esclarecimentos quanto às consolidações e deliberações ao segundo lugar”, tendo em vista que a “Ata assinala que o projeto classificado em segundo lugar ‘trata de modo cuidadoso e criativo os itens do Edital’ enquanto o projeto classificado em primeiro não atendeu a vários itens do edital ...”.
O recurso é finalizado com o pedido da eliminação do certame do projeto de n° 20 e a celebração da contratação da “proposta que cumpriu com todos os requisitos do Edital (projeto n° 18)”.

A Coordenação do Concurso e a Prefeitura Municipal de Fortaleza estão analisando o documento para posterior pronunciamento dentro dos prazos legais.