
Espaço dedicado ao debate de assuntos diversos do cotidiano, seja futebol, política, arquitetura ou alguma outra pertinência. Puxem a cadeira e sintam-se a vontade.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
15 anos sem Senna

Planejamento Urbano em Fortaleza?

Fico muito feliz com os trabalhos acadêmicos, as ações de planejamento nas esferas municipal, estadual e federal, e até ações da sociedade civil organizada e ONGs, mas é vergonhoso saber que ainda vivemos a mercê dos interesses dos especuladores de imóveis e dos anseios do capitalismo desmedido.
Champions League, o melhor futebol do mundo?

Pois bem, na terça teve Barcelona e Chelsea. Certamente deu pra ver boas jogadas e tudo mais, porém o que deveria ser um jogão na verdade foi um exemplo de mediocridade e covardia, obviamente por parte do Chelsea. Acontece que o time da lavanderia azul, comandado pelo antes respeitado por mim, o holandês Gus Hiddink, protagonizou um papelão, jogando como o Chelsea é na verdade, um time pequeno. A lavanderia azul se eximiu de jogar bola, renunciou ao jogo em busca do 0 a 0. E conseguiu, apesar de grandes oportunidades perdidas pelo Barcelona. Teve sorte...
Quanto ao jogo da quarta, não foi muito diferente, porém o Arsenal não ficou só na defesa. Teve azar no gol que levou, mas realmente o time do Manchester merecia a vitória. Outro jogo fraco. 1 a 0.
Resumo da ópera, muito mais vale assistir aos jogos da Libertadores que a esses joguinhos europeus, onde os times apesar de possuírem os melhores jogadores, não os fazem valer. Continuarei acompanhando o que acontece pela Europa, na esperança de ver surgir por lá algo mais latino-americano. Malditos sejam aqueles que boicotaram o Felipão no Chelsea. Jamais teríamos visto tamanha barbaridade.
E pra quem diz que brasileiro é pacato...

Cleiton salva Vanderlei

Jeitinho brasileiro

Mais uma de Simon...

quarta-feira, 29 de abril de 2009
Noite de Luiz Gonzaga e Beatles
Era um sábado praticamente perdido... Não fosse meu amigo Tom Zé me ligar, já quase meia-noite, chamando pra tomar uma cerveja e conversar no apartamento dele. Logo pensei, vou dar uma passada rápida lá, colacar a conversa em dia e ir dormir. O plano até daria certo, não fosse o farto repertório musical, regado por The Beatles e Luiz Gonzaga. Um prato cheio pra inúmeros causos e voltar quase na hora do grande prêmio de Fórmula 1. Vai um pouco de Gonzagão e Beatles pra animar?
Vai, Boiadeiro! Uma das últimas aparições do Rei na TV.
Don't Let me Down! Invasão do terraço? Transgressores!
Vai, Boiadeiro! Uma das últimas aparições do Rei na TV.
Don't Let me Down! Invasão do terraço? Transgressores!
Obrigado, Joaquim Barbosa!

Um pouco atrasado, mas ciente da pertinência atual do assunto, não podia deixar de postar o embate de Joaquim Barbosa e nosso "querido" presidente do supremo, Gilmar Mendes. Quando Barbosa falou que Gilmar Mendes estaria "destruindo a credibilidade da Justiça brasileira", primeiro me vem a cabeça, essa credibilidade existe? Pois bem, partindo do ponto em que ela exista, é bem verdade que realmente o supremo presidente do supremo, como diria Paulo Henrique Amorim, trata de dinamitar qualquer resquício de credibilidade que possa existir. Mas o ponto ainda não é esse... Gilmar Mendes, o amante dos holofotes, parece não ter adversários. Anda falando o que bem entende, desqualificando a Polícia Federal, a Abin, CPIs, Delegado Protógenes, Juiz Fausto de Sanctis, e até o MST, e poucas vozes são ouvidas para rebater os seus abusos. Aí a importância desse embate. Aparece Joaquim Barbosa para confrontá-lo. Será Mendes mais poderoso que nosso presidente da república? Daniel Dantas estaria por trás de suas investidas na mídia? Obrigado, Joaquim Barbosa!
Ronaldo voltou?

1. Ronaldo voltou a jogar bola, o que a maioria não acreditava ou custavam a acreditar.
2. Ronaldo é melhor que a maioria dos jogadores brasileiros que aqui jogam e o torna realmente um jogador diferenciado hoje, entre os nossos ao menos.
3. Não, ele está longe de ser o melhor atacante atuando hoje no futebol brasileiro, por isso a indignação desse blogueiro sobre o destaque de Ronaldo na mídia. Melhor que ele temos alguns, uns melhor mesmo com ronaldo em forma, outros o ultrapassam por causa dos problemas físicos do camisa 9. Dentre aqueles, cito apenas dois, mas sabendo que temos mais: Nilmar e Fred.
4. Os gols de Ronaldo contra São Paulo e Santos nas finais do paulistinha 09, tão badalados na mídia, foram grandes falhas dos goleiros. Erros de posicionamento como nos gols contra o Santos e quanto aos gols contra o São Paulo, culpa da falta de ritmo do reserva Bosco, uma saída atabalhoada e mal posicionamento.
Enfim, veremos como o Ronaldo se sai em um campeonato puxado como o brasileiro, uma vez que paulistinha e copa do brasil é o sonho de qualquer jogador de nível internacional que quer voltar bem depois de uma contusão.
Onda de babação e elogios acéfalos que se aproveitam de um momento favorável para ganhar audiência serão motivos de chacota por esse meio.
O problema das laterais na era Muricy

Estive matutando ontem sobre o que me parece ser o grande problema do São Paulo F.C. hoje, as laterais. Veio-me a cabeça alguns questionamentos em que tenho algumas teorias, porém ainda não amadurecidas, portando deixo cá apenas os questionamentos.
Estive pensando, será que realmente o grande problema do São Paulo está na ligação meio-campo e ataque, ou esse meio não estaria, na verdade, congestionado? Qual o papel das laterais, esquerda e direita nesse imbrólio? As laterais existem no São Paulo?
Partindo desse ponto, percebi que esse não é um problema desse time de 2009, mas uma coisa de persegue o Muricy ao longo desses três anos à frente do tricolor. Vários laterais que faziam sucesso em grandes clubes brasileiros simplesmente não vingaram no morumbi, recentemente é o caso de Joílson e Wagner Diniz. Hoje eu vejo o júnior cézar se firmando pelo setor da lateral esquerda, mas também questiono se ele está fazendo um bom papel ou apenas quebrando um galho, visto que é sabido que ele almejava do São Paulo uma ponte para a seleção brasileira, o que acho que está longe de acontecer. Outros laterais, ao meu ver bons jogadores, também "se queimaram" sob o comando do Muricy Ramalho. Falo de Jancarlos e Jadílson. Outros falariam de Souza e Ilsinho. Creio que os dois não são bem laterais e jogavam muito pelo meio, congestionando ainda mais o setor. O próprio Júnior, gran de destaque dos títulos de 2005, que houve com ele? Foi culpa dele?Muitos outros nomes ainda faltaram aqui, mas a idéia é expor o questionamento. Será que os laterais que pelo morumbi passaram/passam, realmente não servem para o São Paulo por culpa deles próprios, ou esquema ou forma de jogo adotado pelo Muricy deixam-os em maus lençóis?
Assinar:
Postagens (Atom)