quinta-feira, 30 de abril de 2009

Planejamento Urbano em Fortaleza?

Estive na Unifor no dia 16 de Abril para assistir a apresentação do Preurbis, Programa de Requalificação Urbana com Inserção Social, durante o ciclo de debates Colóquios sobre a paisagem. Confesso que fiquei impressionado com o que tem sido pensado para a cidade de Fortaleza, mais fortemente para as áreas dos rios Maranguapinho e Cocó e seu entorno. Essas áreas que são tão degradadas e proporcionalmente tão carentes de ações públicas concretas, parecem agora perto de receber um tratamento ao menos próximo do adequado. O que mais impressiona é que Fortaleza, quero dizer, uma capital regional como a nossa e tão cheia de problemas, ainda não possua um orgão encarregado de sua gestão e planejamento urbano. Será que teremos que viver dos planejamentos de Silva Paulet?
Fico muito feliz com os trabalhos acadêmicos, as ações de planejamento nas esferas municipal, estadual e federal, e até ações da sociedade civil organizada e ONGs, mas é vergonhoso saber que ainda vivemos a mercê dos interesses dos especuladores de imóveis e dos anseios do capitalismo desmedido.

Um comentário:

  1. Nossa cidade, assim como Estado e País, carece de seriedade dos governantes. Precisamos de pessoas compromissadas com os anseios pupulares e não com os próprios anseios financeiros.

    Caso o Gilmar Mendes decida seguir o conselho que lhe foi dado pela vox populi de Joaquim e sair às ruas, sugiro que ele leve todas as esferas políticas do país para que eles saibam que suas intervenções são valiosas para todos, mas principalmente para a população miserável e sem perspectiva.

    Planejamento Urbano não é só arquitetura, ruas limpas e bonitas, mas sim um povo saudável, com educação e condições de desenvolvimento humano.

    ResponderExcluir

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.