segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Protestos se espalham pelos Estados Unidos


A hora é agora.

Protestos se espalham pelos Estados Unidos



Manifestantes se reuniram em frente aos bancos (ROBYN BECK / AFP)Manifestantes se reuniram em frente aos bancos (ROBYN BECK / AFP)

Acampamentos e protestos deram vazão a uma nova onda de indignação nos Estados Unidos, nascida nas ruas vizinhas à Bolsa de Valores de Nova York e já espalhada em 16 grandes cidades.


Desta vez, as guerras em curso no Afeganistão e no Iraque não são os alvos das manifestações, como nos anos 70 foi o conflito no Vietnã. Os novos indignados atiram contra os dois pilares da América - a economia de mercado e a democracia representativa - e defendem uma revolução pacífica do sistema americano.


O movimento “Occupy Wall Street” destampou uma espécie de “panela de pressão” ao manter um protesto permanente no Parque Zucotti, bem no centro financeiro de Nova York, desde meados de setembro. A inspiração surgiu dos protestos em favor da democracia no mundo árabe e dos acampamentos contra o ajuste fiscal em capitais europeias. A iniciativa acabou copiada em cidades como Boston, San Francisco e Las Vegas e, de forma mais tímida, em protestos em Washington.

Mais de 200 municípios se preparam para seguir essa linha de expressão, segundo Rachel LaForest, líder do Right of City Alliance, uma das organizações de apoio ao Occupy Wall Street. Uma vez alastrado, o movimento desencadeará uma espécie de “ocupação” dos EUA por indignados bastante diferentes dos republicanos de extrema direita agrupados no Tea Party, presos ao ideário do Estado mínimo e da baixa tributação. O principal lema do Occupy Wall Street e de suas filiais nos EUA é: “Nós somos os 99% que não vão mais tolerar a ganância e a corrupção de 1%” da população. Essa expressão envolve a proposta de eliminar o sistema representativo da democracia, criado e acalentado pelos EUA há 224 anos. Em seu lugar viria uma “rede de democracia direta e participativa”, nas quais as decisões seriam tomadas por assembleias populares, responsáveis também por ditar as regras do sistema econômico. As instituições políticas basilares perderiam suas funções. Assim como na Praça Sintagma, em Atenas, os acampamentos da Praça Zucotti ou da Praça Dewey, em Boston, não têm líderes nem hierarquia. Porém, entidades já calejadas, como sindicatos e organizações não governamentais, tentam de alguma forma influenciar os protestos. (Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.