domingo, 31 de outubro de 2010

Não revelo meu voto

Nesse segundo turno decidi não revelar meu voto.

Mas a urna em que votei está aí pra todos da bodega verem.

Dilma presidenta!

Na campanha mais suja já vista - até para Lula, que sofreu com as artimanhas das elites em cinco candidaturas - Dilma sagra-se eleita através do voto presidenta do Brasil.

sábado, 30 de outubro de 2010

Enquanto isso - Campanha suja

Enquanto isso, nessa campanha suja da direita prepotente e elitista, recebo um email dizendo que o papa (o assassino que manda os africanos não usarem camisinha) diz sim ao zé chirico e não à Dilma.

É brincadeira...

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Charge do Hupper: Hupper: Brazil x Brasil

Do vi o mundo.


Hupper: Brazil x Brasil

Aos 102 anos, a lucidez de Niemeyer

Do tijolaço.
Niemeyer mantém a lucidez com ótimos pensamentos e mantém seus ideais de esquerda.


Reproduzo, para que todos possam ler, o artigo de Oscar Niemeyer, na Folha de S. Paulo de hoje. A coerência de um grande brasileiro desafia os anos, as décadas, o século.
Temos que ter cuidado é para eleger uma pessoa que tenha compromissos de manter o que foi conquistado e aprimorar o que precisa ser aprimorado. Ou seja, fazer o dobro do que nós fizemos.” (De entrevista concedida pelo presidente Lula a Fernando Morais, publicada pela revista “Nosso Caminho”, em novembro de 2008).
O importante para nós da esquerda não é, propriamente falando, este momento da disputa entre Dilma Rousseff e José Serra, embora de seu resultado dependa a continuação das políticas de Lula, que tanto vêm engrandecendo o país e assegurando uma vida mais digna ao povo brasileiro.
Assusta-nos imaginar o que aconteceria no caso de uma vitória de Serra. Seria a repetição do que ocorreu no Brasil anteriormente à Presidência de Lula: o governo afastado do povo, alheio ao que se passa na América Latina, indiferente à ameaça que o imperialismo dos EUA representava para os países do nosso continente.
Seria o avançar do processo de privatização de grandes empresas nacionais e de empreendimentos de valor estratégico para este país. Tudo isso é tão claro aos olhos da maioria dos cidadãos brasileiros que, confiantes, vêm apoiando, sem recuos, a candidatura Dilma.
Não sou especialista em ciência política para entrar em detalhes sobre o assunto; a imprensa disso se ocupa o tempo todo.
Na minha posição, de homem de esquerda, o que interessa não é analisar exaustivamente os programas de governo que cada um dos candidatos apresenta, mas defender a permanência das diretrizes fixadas pela gestão de Lula, tão autêntico e patriótico que surpreende o mundo inteiro.
Eis o que vocês da Folha me pedem que escreva e que eu, modestamente, procurei atender.

Lula x FHC - Colocando na balança 3

Ele fará desmatamento zero na Amazônia #serramente

Nem serra acreditou no que disse.

Enquanto isso - João Alfredo declara voto à Dilma

Enquanto isso, João Alfredo (PSoL), um dos candidatos mais votados para deputado estadual, mas não eleito por conta do coeficiente partidário, declara voto à Dilma.
Veja aqui.


Porque vou exercer o voto crítico em Dilma Rousseff


i. Venho tornar pública minha opção de voto nas eleições do segundo turno para a Presidência da República, o que faço com a responsabilidade de homem público, com mandato concedido pelo povo de Fortaleza, e por respeito aos (às) eleitore(as) e ao meu partido. Evidentemente, que nosso(o)s eleitore(a)s são livres em sua decisão, razão porque esta declaração deve ser vista tão somente como uma decisão pessoal, em consonância, evidentemente, com o que já foi definido pelo PSOL.

ii.O Partido Socialismo e Liberdade, através de sua Executiva Nacional, aprovou a consigna “nenhum voto em Serra”, admitindo como legítimos tanto o voto nulo, como o voto crítico em Dilma, sem, no entanto, participar de sua campanha; 
iii. Considero absolutamente respeitável o voto nulo, que está sendo defendido publicamente pelo nosso valoroso candidato a Presidente, o companheiro Plínio de Arruda Sampaio, pois guarda coerência com o discurso que diferenciou nossa proposta das demais candidaturas, aí incluídas as que chegaram ao segundo turno: Dilma Rousseff e José Serra;
iv. No entanto, peço licença a meu camarada presidente Plínio e aos (às) demais companheir@s que defendem, de forma coerente, repito, o voto nulo, para anunciar o meu voto crítico em Dilma Rousseff;
v. O voto em Dilma – que não foi uma decisão fácil, nem tranqüila – se fundamenta, em primeiro lugar, em uma absoluta rejeição à candidatura de Serra, pelo que esta representa de reacionarismo (que beira ao fascismo) em sua aliança com representantes retrógrados e truculentos do ruralismo latifundiário (que combati à época da CPI da Terra, na Câmara dos Deputados), com setores fundamentalistas e conservadores das igrejas e com a extrema-direita, de um modo geral;
vi. Por outro lado, o fato de diversos movimentos sociais com os quais milito na luta pela Reforma Agrária, pelos Direitos Humanos e pela defesa do Meio Ambiente terem se posicionado pelo apoio a Dilma, não me é indiferente, pois foi no chão da luta de classes, da luta por direitos e pela defesa da natureza que construí minha identidade de militante ecossocialista;
vii. Portanto, nesta hora, me posto ao lado de João Pedro Stedile, do MST e da Via Campesina; de Leonardo Boff e da luta ecológica; de Tomás Balduíno, Pedro Casaldaliga e da Teologia  da Libertação; e de nossos combativos parlamentares, dentre os quais, meus camaradas Chico Alencar, Ivan Valente e Marcelo Freixo;
viii. No entanto, o voto em Dilma é, acima de tudo, crítico, pois não significa uma adesão ufanista, maniqueísta e acrítica a um projeto com o qual temos – e vamos continuar tendo – muitas e largas divergências, seja por sua política econômica submissa aos interesses do grande capital; seja pelo nacional-desenvolvimentismo que pouco tem de sustentável; seja, ainda, pelas alianças fisiológicas com políticos e partidos que nada têm de progressistas e que levaram a processos de corrupção, como o mensalão;
ix. Em suma, meu voto em Dilma é, fundamentalmente, anti-Serra, e o PSOL – tenho certeza – estará unido na oposição programática e pela esquerda (que não se confunde com o reacionarismo do PSDB/DEM) ao novo governo desde o seu primeiro dia;
x. Por último, quero reafirmar os pontos programáticos apresentados por Plínio e Soraya em nossas campanhas para a Presidência da República e ao Governo do Estado e toda a agenda dos diversos movimentos sociais com os quais dialogamos, da qual, em especial, quero destacar: a defesa da proposta original e integral do PNDH-3 (aí incluída a união civil entre pessoas do mesmo sexo, a descriminalização do aborto, o combate à homofobia e a abertura dos arquivos militares); a Reforma Agrária e Urbana, com a limitação do tamanho das propriedades; a redução da jornada de trabalho sem redução de salário; a defesa do Código Florestal, do desmatamento zero, do fim do programa nuclear e de qualquer apoio a fontes de energia suja; Saúde e Educação universais e integralmente publicas; a auditoria da dívida pública e da dívida ecológica; a suspensão das obras do PAC que degradam o meio ambiente e atingem comunidades tradicionais, como a Usina de Belo Monte; a retirada das tropas brasileiras do Haiti; o Estatuto da Igualdade Racial com direito às cotas, regularização fundiária das comunidades quilombolas e demarcação das terras indígenas; o combate a todas a formas de corrupção e a defesa da Reforma Política, com o fim do financiamento privado das campanhas e adoção de instrumentos de participação popular (referendo e plebiscito) para a decisão de grandes temas nacionais, etc.
xi. É em defesa desta pauta, na luta pela ampliação dos direitos e pela construção de uma sociedade ecológica, popular e socialista, que o PSOL estará junto aos lutadores e às lutadoras do povo nos anos que virão.
Fortaleza, 27 de outubro de 2010
João Alfredo Telles Melo
Advogado, professor e vereador pelo PSOL em Fortaleza.

Saramago - Democracia substancial

Dos cadernos de Saramago.
Pertinente, não?


Democracia substancial

Por Fundação José Saramago
A democracia não pode limitar-se à simples substituição de um governo por outro. Temos uma democracia formal, necessitamos de uma democracia substancial.
“Soy un comunista libertario”, El País, Madrid, 26 de Abril de 2004
In José Saramago nas Suas Palavras

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Editor do DN é demitido por fazer matéria sobre livro que fala de Marxismo

Do sindjorce.


Editor do DN é demitido por fazer matéria sobre livro que fala de Marxismo

No momento em que a grande mídia distorce e critica o projeto de indicação aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará, que propõe a criação do Conselho Estadual de Comunicação - sob a alegação de que vai "cercear a liberdade de expressão"  -, o jornal Diário do Nordeste demitiu de forma arbitrária, no último dia 18 de outubro, o jornalista Dawton Moura, por ter escrito e editado matéria no Caderno 3 sobre as revoluções marxistas que marcaram os séculos XIX e XX. O caderno especial, de seis páginas, foi considerado pela direção da empresa "panfletário" e "subversivo", além de "inoportuno ao momento atual".Tendo, entre outras fontes, o filósofo Michael Löwi, que estaria em Fortaleza para lançar o livro "Revoluções" (com imagens que marcaram os movimentos contestatórios decisivos para a história dos últimos dois séculos), a matéria foi pautada pelo editor-chefe do jornal, Ildefonso Rodrigues, tendo sido sugerida pela historiadora e professora Adelaide Gonçalves, da Universidade Federal do Ceará (UFC). No entanto, ao comunicar a demissão do jornalista, o editor-chefe se limitou a dizer que "não sabia o conteúdo da reportagem até vê-la publicada".


O caso do jornalista Dawton Moura não se trata de demissão por delito de opinião, pois ele não emitiu, em qualquer momento, juízo de valor sobre o conteúdo da pauta. Perdeu o emprego muito menos por incompetência ou negligência na sua função. Ironicamente, o trabalhador foi dispensado simplesmente por cumprir uma pauta que, depois de publicada, percebeu-se ser contra os interesses da empresa. A direção do jornal não pode alegar, no entanto, que desconhecia o conteúdo da matéria, pois além de ter sido pautado pelo editor-chefe, o assunto foi relatado em, pelo menos, quatro reuniões de pauta que antecederam sua publicação.

A demissão do então editor do Caderno 3 expõe o abismo entre o discurso da grande mídia conservadora, que se diz ameaçada em sua liberdade de expressão - inclusive atacando com este falso argumento o projeto do Conselho de Comunicação do Estado -, e suas práticas cotidianas, restritivas ao exercício profissional dos jornalistas, bem como à livre opinião de colaboradores e leitores. "O Sindicato dos Jornalistas do Ceará protesta contra esta demissão arbitrária e mantém sua luta pela verdadeira liberdade de expressão para os jornalistas e para todos os brasileiros, manifestada em projetos como o do Conselho de Comunicação", afirma o presidente do Sindjorce, Claylson Martins 

A imprensa golpista de hoje apoiou a ditadura que Dilma combateu (e serra fugiu)

Do vi o mundo.


Beatriz Kushnir: Quem eram os “cães de guarda”

Beatriz Kushnir: A família Frias e a ditadura militar
Atualizado em 26 de fevereiro de 2009 às 18:29 | Publicado em 18 de fevereiro de 2008 às 15:17
do Viomundo antigo
Beatriz Kushnir escreveu um livro “incômodo” para a mídia brasileira. É “Cães de Guarda – Jornalistas e Censores, do AI-5 à Constituição de 1988″, que conta histórias interessantes sobre os bastidores de jornais e emissoras de televisão durante o regime militar. Fala do funcionário que Victor Civita despachou para “treinar” censores em Brasília. Fala dos censores que foram trabalhar dentro da TV Globo. Fala dos policiais que se tornaram “jornalistas” e dos jornalistas que fizeram papel de policiais. Fala dos bastidores da “Folha da Tarde“, o jornal do grupo Folha que prestou serviços à repressão. Está explicado, portanto, o motivo pelo qual esse livro quase não foi resenhado. Beatriz hoje é diretora do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, que tem um dos maiores acervos da imprensa alternativa que floresceu durante o regime militar.
Kushnir.wma

Dilma lá - O jingle da vitória!

Folha de São Paulo busca opinião de torturadores e celebridades similares sobre Dilma

Do Quanto tempo dura.
É hilário, nós brincamos, mas o título corresponde a verdade...


Folha de São Paulo busca opinião de torturadores e celebridades similares sobre Dilma

Dilma recebe o povo na Praça do Ferreira

Do blog da Dilma.
Essa eu não perdi. Muita gente, mas não perdi.
Detalhe que lá não tinha ator contratado pra fazer cena. É tudo real.

Povo de Fortaleza se uniu para receber Dilma
26.10.2010



Povo de Fortaleza se uniu para receber Dilma




A Praça do Ferreira, no coração de Fortaleza, ficou pequena para tantos eleitores e militantes que foram celebrar a visita da candidata à presidência Dilma Rousseff. Cercada pelo governador reeleito Cid Gomes, pela prefeita Luizianne Lins e pelo deputado federal Ciro Gomes, a candidata teve dificuldade para dar a volta na praça em carro aberto, tamanha a multidão que a acompanhava. 
Correndo de um lado para outro, na tentativa de alcançar o carro de Dilma e, pelo menos, tocar a futura presidente, os moradores de Fortaleza enfrentaram com bravura o sol do meio dia carregando bandeiras e distribuindo adesivos.
Postes e árvores foram escalados. Do chão, pouco se via já que o carro da candidata foi totalmente cercado pela militância.
A Praça do Ferreira explodiu em alegria quando a voz de Dilma ecoou nas caixas de som: “Vamos juntos, homens e mulheres cearenses, que têm tradição de luta”.
Na saudação à militância, a candidata alertou para os dois modelos em disputa nestas eleições. “Um modelo sempre voltou as costas para o Nordeste. No nosso modelo, que o presidente Lula começou e que nós vamos continuar, o Ceará tem lugar privilegiado. Jamais nós vamos deixar novamente que aquela situação de abandono e discriminação continue.”
Para Dilma, na reta final da campanha, só há espaço para a garra. “É o momento em que eu me encho de força, de energia e tenho certeza que com os votos de vocês eu vou ser a primeira presidenta do Brasil.”

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Justiça Federal manda demolir barracas

Do Diário do Nordeste.
As barracas da praia do Futuro são um abuso. Abuso às autoridades, aos banhistas e ao meio ambiente Merecem ir todas abaixo.


Justiça Federal manda demolir barracas

Clique para Ampliar
Os estabelecimentos irregulares terão de ser desocupados, demolidos e removidos, sob despesas custeadas pelos proprietários e, se preciso for, usando-se força policial 
FOTO: CID BARBOSA
22/10/2010 
O documento determina também a recuperação da área, das dunas primárias e da vegetação nativa
Mais uma vez, a polêmica sobre a permanência ou não das barracas da Praia do Futuro vem à tona. Na última quarta-feira, o juiz federal José Vidal Silva Neto, da 4ª Vara Federal, sentenciou os ocupantes de estabelecimentos a se adequarem, de imediato, à legislação.

Significa que, entre os 154 ocupantes dos estabelecimentos citados na Ação Civil Pública ajuizada, em 2005, pelo Ministério Público Federal (MPF), União e, depois, pelo Município de Fortaleza, as barracas irregulares terão de ser desocupadas, demolidas e removidas, sob despesas custeadas pelos proprietários e, se preciso for, usando-se força policial.

Isso porque, de acordo com o processo, que tramita no Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, com sede em Recife, todos os 154 ocupantes exploram os espaços para fins comerciais ou de moradia na área de praia, que pertence à União, não podendo, portanto, ser ocupada. Desses, somente 7,84% permanecem dentro dos limites inscritos na Gerência do Patrimônio da União.

Ocupação
Além disso, de acordo com a sentença, todos os réus construíram ou fizeram extensões dos estabelecimentos em área de praia sem elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e sem autorização do poder público para efetivar as obras. Assim, diante da situação, o MPF e a União Federal requerem a imediata remoção de obstáculos que impedem o acesso à praia, como cercas, muros, piscinas, parques aquáticos, trechos de gramado e até tubulação. Se os réus não fizerem isso, o despacho autoriza que a União faça o serviço, se necessário, com apoio policial.

Enquanto a sentença estiver em vigor, fica proibida a realização de quaisquer obras ou benfeitorias que modifiquem o estado atual das barracas. Pela decisão, "não há dúvidas de que a ocupação irregular e indevida de área na praia provoca prejuízos não só ao meio ambiente, em face da ocupação desordenada, com ausência de saneamento básico e degradação dos recursos ambientais, como à população, que fica privada do uso da área pública utilizada, de forma irregular, por particular".

Desse modo, o documento determina que os empresários recomponham as áreas e recuperem as dunas primárias e a vegetação nativa danificadas pelas ocupações. A Ação deixa claro, ainda, que os réus não serão ressarcidos, em dinheiro, pelos danos ambientais e paisagísticos causados ao meio ambiente.

Além disso, se alguma construção ou benfeitoria não autorizada que inove o estado atual das barracas for realizada, a partir de então, o envolvido fica sujeito a pagamento de multa no valor de R$ 5.000,00 por dia de descumprimento.

Os réus foram ainda condenados ao pagamento das custas processuais e ao ressarcimento dos honorários periciais, bem como em honorários advocatícios no valor de R$ 100 mil.

MARTA BRUNOREPÓRTER

PiG abafa o caso - Caso Amaury: conspiração do silêncio?

Do tijolaço.


Não conheço o senhor Amaury Ribeiro. Sei, apenas, que tem uma trajetória profissional que passou pelo jornal O Globo, JB, Estado de Minas, Istoé e vários outros veículos. Não me cabe, mas à polícia, determinar se ele cometeu crime de violação de sigilo fiscal. Nem jurar que o que ele diz é verdade ou mentira. Mas, como qualquer pessoa, Amaury não pode ser reduzido ao silêncio.
E foi isso que a imprensa fez, não obstante ele ser um jornalista e, dentro da profissão, ter tido alguns dos maiores prêmios profissionais que poderia obter: o Prêmio Esso (três vezes) e o Valdimir Herzog (quatro).
Ontem, ao sair do depoimento na Polícia Federal, ele distribuiu documentos que integrariam a CPMI do Banestado, aos quais obteve acesso legal. Não se tratava de declarações de renda ou bens obtidos criminosamente. Os documentos foram xerocopiados no próprio Tribunal de Justiça de São Paulo e trazem este registro de presunçao de autenticidade.
Nada foi publicado.
Nem mesmo a carta com que Amaury Ribeiro encaminhou o documento a seus colegas, que reproduzo abaixo, obtida no Blog do Nassif , onde também podem ser baixados os documentos oferecidos por Amaury, em .pdfaqui e aqui.
Leia e veja o que os jornais de hoje dizem ser “uma papelada” e deixam de apurar se é verdadeiro.

domingo, 24 de outubro de 2010

GUERRA SUJA: TERRORISTAS DE SERRA ATACAM BLOGUEIROS

Do cloaca news.


GUERRA SUJA: TERRORISTAS DE SERRA ATACAM BLOGUEIROS

Na última semana antes do segundo turno das eleições que decidirão se o Brasil seguirá mudando para melhor ou rumará para o reino das trevas, os bandidos contratados por José Serrapara atuar nos subterrâneos da internet iniciaram uma nova esórdida ação contra a blogosfera. As primeiras vítimas são oViomundo, de Luiz Carlos Azenha, e o Escrevinhador, de Rodrigo Vianna.
Desde a noite deste sábado, 23, quem tenta acessar os blogs dos dois jornalistas é surpreendido pelo aviso macabro de que o site foi “denunciado como foco de ataques!” (imagem acima).
Em comunicado postado às 20:10h, Azenha explica que “a integridade do site está mantida, ele permanece no ar e não dissemina malware”. E completa: “Já temos indícios da origem do problema e quando a investigação for concluída pretendemos tomar as medidas legais cabíveis. Pedimos aos leitores que copiem e disseminem o conteúdo do Viomundo em outros blogs como medida de segurança.”
Em tempo: diante da tela ameaçadora, o titular deste Cloaca News está clicando na linha “Ignorar este alerta”, no canto inferior direito do aviso, e navegando tranquilamente. Não fomos contaminados, de maneira alguma.

Para jornal inglês, dono do futebol brasileiro é corrupto

Do o povo.
Ricardo Teixeira metido em corrupção? Devem estar enganados...


Ricardo Teixeira pode estar envolvido em esquema de corrupção na Fifa

Segundo colunista do inglês 'Daily Mail', presidente da CBF teria combinado votos para eleger Espanha e Qatar sedes das Copas de 2018 e 2022
O jornal inglês "Daily Mail" acusa, neste sábado, 23, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, de estar envolvido no esquema de corrupção na Fifa no processo de eleição dos países que irão sediar as Copas de 2018 e 2022.

Segundo a publicação, o representante brasileiro estaria envolvido em um esquema para beneficiar as candidaturas do Qatar para a Copa de 2022 e da Espanha para o mundial de 2018.

Segundo o colunista Charles Sale, "o quarteto ligado à Espanha é formado pelo líder da candidatura espanhola, Angel Maria Villar Llona, o argentino Julio Grondona, o guatemalteco Rafael Salguero e o brasileiro Ricardo Teixeira".

Como parte do pacto, segundo o colunista, Ricardo Teixeira, além da Espanha, teria que apoiar também a candidatura do Qatar.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A piada, a mensagem e o joguinho

Do vi o mundo.


A piada, a mensagem e o joguinho

A piada do momento: que barulho a bolinha de papel fez ao atingir Serra?
PlimPlim!
*****
Do cesarlisboa13, via twitter:

 Mas bombando, mesmo, está o joguinho que aproveita o cenário do Jornal Nacional.

Bolinha ou rolinho?

Do blog do sátiro.


Debate Político Nacional


(...)
"A campanha eleitoral de 2010 está seguindo um roteiro escrito e planejado por algum discípulo (bêbado e chapado) do surrealismo. Só pode ser isso. Mas, frise-se, com um texto horroroso, sem imaginação, e com atores principais absolutamente canastrões, haja vista, o desempenho de José Serra passando a mão no lado errado do próprio crânio, depois de - segundo ele - levar a pancada de um "objeto de dois quilos" (ele "sabia" o peso, mas não reconheceu o objeto).

Por mais consciência que tivéssemos acerca da capacidade ficcional e inventividade maldosa da direita brasileira, jamais se iria supor que o eixo central do debate político proposto por eles fosse a bolinha de papel e o cilindro de durex. Ou seja, baniram a política e, neste vazio, entronizaram a bolinha de papel, agora como símbolo do papelão na política, da bancarrota eleitoral (mesmo com a invenção de Marina como linha auxiliar deles), e da completa ausência do senso de civilidade e civismo."

Saramago - Democracia de mãos e pés atados

Dos cadernos de Saramago.


De mãos e pés atados

Outubro 22, 2010 por Fundação José Saramago
Se o medo, a apatia e a resignação vão ser as constantes deste imenso rebanho da espécie humana, a democracia não tem nenhum instrumento para controlar os abusos do implacável poder económico e financeiro, que comete crimes horríveis. Se não há instrumentos, como se pode continuar a chamar democracia? É uma democracia de mãos e pés atados.
“El paso del gran pesimista”, Semanario Universidad, San José de Costa Rica, 30 de Junho de 2005
In José Saramago nas Suas Palavras

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dilma ganha joguinho na internet

Dos amigos do presidente Lula.
Ô povo criativo!


Dilma ganha joguinho na Internet

Militantes da Dilma aficcionados por "games" (jogos) na internet, criaram o “Dilma Adventure”.

É um joguinho com cenários e regras parecidas com o tradicional “Mario Bros.”. O objetivo é levar Dilma à Presidência. Os obstáculos são pular precipípios e recolher votos e estrelinhas vermelhas do PT – que depois se tornam armas para matar os zumbis, por coincidência muito parecidos com José Serra.

Para jogar, é no endereço abaixo:

Globo perde o brasileirão

Do conversa afiada.
A exclusividade da Globo ainda permanecerá em 2011, mas o cartel com o clube dos 13 já acabou.


Globo perde o Brasileirão. Só Serra salva a Globo

De que ele ri ?


Saiu na Folha online:

20/10/2010

Cade determina fim da preferência da Globo nos direitos de TV do Brasileirão


Do UOL Esporte


Em São Paulo


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu, nesta quarta-feira, extinguir o direito de preferência da Rede Globo na negociação pelos direitos de TV do Campeonato Brasileiro. O acordo, costurado pelo órgão com a emissora e o Clube dos 13, vale já para a negociação das edições de 2012 a 2014.


O processo que julgava supostas práticas de cartel na negociação dos direitos de transmissão já durava 13 anos. Nesta quarta, em reunião do Plenário do Cade, a proposta final de

extinção da cláusula de preferência foi aprovada pela maioria. Apenas o presidente da sessão, Arthur Badin, não quis homologar o texto proposto pela relatoria, por julgar que as mudanças no atual modelo deveriam ser maiores.


Agora, Globo e Clube dos 13 ficam sob a vigilância do Cade. O acordo celebrado nesta quarta é apenas um termo de cessação de conduta (TCC). Caso o órgão verifique novos indícios de carteis ou o descumprimento do TCC, o julgamento será reaberto.


Até a decisão do Cade, a Globo tinha o direito de cobrir qualquer proposta concorrente, mesmo que ela tenha acontecido em sistema de envelope fechado. Isso significa que ela concorrerá igualmente com suas rivais. Caso vença a disputa, no entanto, ela poderá manter a exclusividade que possui atualmente.


O TCC aprovado orienta que os direitos de TV sejam separados por mídias (TV aberta, TV por assinatura, pay-per-view, internet e celular). Ele não exclui, no entanto, a possibilidade de que uma mesma empresa conquiste todos os contratos.


Também não há exigência alguma quanto ao sub-licenciamento dos direitos. Desta forma, depende da vontade da emissora revender, ou não, a propriedade para as suas concorrentes, tanto na TV aberta quanto na fechada. Para Badin, o Cade deveria aproveitar a possibilidade para tentar minar um possível monopólio.


NAVALHA
A próxima que a Globo vai perder é a Copa do Mundo.
Só o Serra salva a Globo.



Paulo Henrique Amorim