quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Curiosidades do Natal - 25 de dezembro?

Do sempre coeso, dr. zem.
Afinal, comemorar o quê?
Enfim, feliz natal a todos mesmo assim.

Em que data Nasceu Cristo? - Curiosidades do Natal.

Para dizer a verdade, ninguém sabe ao certo qual a verdadeira data do nascimento de Jesus Cristo. O Evangelho de Lucas registra apenas o local do nascimento: Belém de Judá, Terra do Rei Davi.

É fato! A Igreja católica nunca afirmou que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, a data, provavelmente, foi escolhido pela Igreja Católica para unificar as comemorações do natalício, já que as comunidades eclesiais comemoravam em datas diversificadas, de acordo com suas tradições, afinal, um acontecimento tão importante merecia uma data única para festejar. Os motivos atribuídos a escolha da data são muitos, há muitas controvérsias, não existindo, portanto, um consenso.

Há quem defenda que dia 25 de dezembro tenha sido condicionada ao evento da Anunciação do Anjo a Maria. Outra teoria refere-se à cristianização de comemorações pagãs em relação ao sol – a chamada festa pagã do natalis solis invictis, comemoração do sol invicto, celebrada no solstício de inverno. A este respeito, é válido o relato de, S. Agostinho, no século V, que explicava o costume já vigente, dizendo: “Festejamos este dia solene, não como os pagãos voltados para este Sol, mas voltados nós para aquele que fez este Sol”.

Documentos históricos apontam que o Natal, com data unificada, já era festejado no ano 336. Uma corrente majoritária defende que o 25 de dezembro não é uma data provável para o nascimento de Cristo, dada às condições do clima na região da Palestina neste período, marcado pelo inverno de intenso frio, com fortes chuvas e ocorrências de geadas, não compatível, portanto, com o relato encontrado no evangelho de Lucas, que cita pastores dormindo com suas ovelhas em pleno campo, costume mais adequado ao período da primavera.

Até mesmo o ano de nascimento de Jesus apresenta incorreções. De acordo com historiadores, Jesus não nasceu no primeiro ano do nosso calendário, mas sim, em torno de seis/sete antes da era cristã. O fato se deu devido a um erro de cálculo da Igreja Católica, mas especificamente de Dionísio, O Exíguo, ocorrido quinhentos anos após o nascimento do Messias. Com efeito, o nascimento do salvador não poderia ter ocorrido no ano marcado no calendário da era cristã, já que Herodes, o rei que recebera os Reis Magos, já havia morrido no ano 4 A.C.

Mesmo com tantas incertezas quanto a real data de nascimento do Filho de Deus, em nada fica invalidada a fé dos Cristãos, afinal, o que importa é a existência histórica de Cristo e suas mensagens contidas no Evangelho, não é verdade?

FELIZ NATAL A TODOS

Fontes:
Guia de curiosidades Católicas: Evaristo Eduardo de Miranda.
Artigo "A data do nascimento de Jesus: D. Estêvão Bettencourt: http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=ESTEVAO&id=deb0006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.