quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Manifestação contra extradição de Battisti

Da Reuters.
Uma daquelas notícias que dificilmente você verá na grande mídia golpista. Ao menos bem menos que os 15 manifestantes contra Hugo Chavez.
O texto chega a comparar a extradição de Battisti à entrega de Olga Benário aos nazistas.
Gilmar Mendes não liga pra isso...

Manifestantes protestam no STF contra extradição de Battisti

Qua, 09 Set, 10h08

BRASÍLIA (Reuters) - Um grupo de manifestantes interrompeu nesta quarta-feira o início do julgamento do pedido de extradição do ex-ativista político Cesare Battisti no Supremo Tribunal Federal, pedindo a liberdade do italiano.

O grupo estava sentado na tribuna do plenário, mas quando o presidente do Supremo, Gilmar Mendes, deu início à sessão, os manifestantes abriram uma faixa e começaram a dizer palavras de ordem contra o processo de extradição de Battisti.

A segurança do STF agiu rapidamente, confiscando a faixa e retirando à força os manifestantes. Parlamentares do PSOL e do PT amparavam os integrantes do protesto.

A cerca de uma dúzia de manifestantes comparou a possível extradição de Battisti à entrega de Olga Benário ao governo nazista, nos anos 1930. Olga, ex-mulher do comunista Luis Carlos Prestes, foi assassinada pelos nazistas por ser judia.

Outra placa afirmava que extraditar Battisti se compararia à modernização da Inquisição.

"Não há por que o governo ceder a essa pressão de extraditar Battisti. Nós sabemos o caráter do governo italiano de hoje. Um governo que não prima pelos direitos humanos e está retroalimentando grupos fascistas", disse a jornalistas o deputado Ivan Valente, do PSOL-SP, que acompanhava os manifestantes.

Battisti foi condenado pelo governo italiano por quatro assassinatos entre 1971 e 1979, mas sua defesa alega que ele teria cometido os crimes devido a sua participação em um movimento político de esquerda.

(Reportagem de Fernando Exman)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.