sábado, 12 de setembro de 2009

Parques eólicos estão gerando problemas no Ceará

Do inventário ambiental de Fortaleza.
Sou plenamente a favor e incentivo toda forma de energia alternativa não poluente e renovável, porém deve-se ter cuidado com a implantação desses aerogeradores.

Estive no feriadão último nas praias de Morro Branco e praia das Fontes e é impressionante como a paisagem está tomada por esses "ventiladores". Eles até tem um design interessante, porém vem ganhando um destaque na paisagem, que ao meu ver não é muito interessante. A praia do Morro Branco é para mim uma das mais belas do Ceará e deveria ser mais preservada e valorizada.

Outra coisa que me preocupa é a verificação ou não dos impactos ambientais desses aerogeradores. Vê-se na maioria das vezes que os projetos são aprovados como utilidade pública, ou algo do tipo, passando assim meio que por cima do debate e avaliação desses impactos.

Repito, deve-se sim investir na energia eólica e solar, mas devemos cuidar de seus efeitos.

Protestos contra os Parques Eólicos, em Aracati


Depois de uma série de protestos contra a ocupação das usinas eólicas, comunidades litorâneas de Aracati voltam a se manifestar, dessa vez contra os transtornos já causados pelos caminhões que levam os aerogeradores. Querem a pavimentação da estrada. Na terceira ocupação dessa via que dá acesso aos parques eólicos, moradores da Vila do Cumbe, em Aracati, dizem que só saem da estrada mediante acordo com a empresa Bons Ventos Eólica.

A empresa diz que caminhoneiros foram ameaçados de ter os caminhões queimados, que reparações são feitas à comunidade e a pavimentação da estrada é responsabilidade da Prefeitura Municipal de Aracati.A comunidade do Cumbe, vizinha à Canoa Quebrada, em Aracati, não é a mesma desde o início da construção dos parques eólicos, em abril do ano passado.

Onde só se viam nativos e turistas, a pé ou em seus buggies, o local passou a ser freqüentado, dia e noite, por dezenas de caminhões passando com materiais pesados, para montagem dos 67 aerogeradores a serem instalados pela Bons Ventos Eólica até janeiro do ano que vem. Quem passeia na praia já pode avistar que por trás do coqueiral há uma dezena de geradores de energia gigantes.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.