segunda-feira, 3 de maio de 2010

América Latina - Uribe em baixa

Do tijolaço.
Alvaro Uribe, político neoliberal e entreguista, aquele que permitiu a construção em seu (seu?) país de 7 bases militares estadunidenses, e até bem pouco tempo estava tentando "dar um jeitinho" de concorrer a um terceiro mandato, e era bradado pela imprensa golpista como imbatível e com grande aprovação pelos colombianos; pois bem, vai ser difícil ele fazer seu sucessor.

A ordem aqui na américa já é outra. Entreguistas neoliberais elitistas não têm mais espaço, além dos disponibilizados pela imprensa golpista.

Quem sabe até a Colômbia entre na luta pelo desenvolvimento de nosso continente...
(e não apenas para salvar a economia cada vez mais afundada dos EUA)

Colômbia parece ter cansado de Uribe

Há duas semanas, chamei atenção aqui para a ascensão de um nome da oposição ao governo Alvaro Uribe, que ameaçava o candidato oficial Juan Manuel Santos, tido como favorito às eleições presidenciais. Pois bem, nesse pequeno de tempo o ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus, já lidera as pesquisas e é apontado como favorito em caso de segundo turno.

Uribe, que era tido como eleitoralmente imbatível, parece ter cansado os colombianos com seu neoliberalismo radial, que além de privilegiar o capital, adotou uma política de segurança sem limites no país e até fora dele, como na invasão a território equatoriano, com apoio dos Estados Unidos.

Mockus, um professor universitário, tem uma atenção muito especial à educação e seu sentido transformador. Destaco aqui uma de suas frases, que alimenta a nossa esperança de um futuro melhor na nossa América Latina. “Me encantaria que a cada manhã, quando um estudante se levanta para ir à aula, compreendesse que ali, em seu colégio ou universidade, ou quando cada professor ao dar aula ou um pai ao revisar os deveres à noite, estão os cenários onde se joga a soberania do país, a diferença de poder futuro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.