quarta-feira, 26 de maio de 2010

Chávez adere aos blogs - contra a imprensa golpista

Do Tijolaço.

Chávez cria blog para a “guerra midiática”

A BBC noticiou hoje o lançamento do blog de Hugo Chávez (www.chavez.org.ve) como mais uma trincheira da guerra midiática na Venezuela. O presidente venezuelano, que já tem o twitter mais popular do país, com mais de 440 mil seguidores, em cerca de um mês, se apresenta para a discussão com uma nova ferramenta, com a qual rebate qualquer temor em relação à internet. “É mais trabalho que antes, mas eu assumo”, disse Chávez ao lançar o blog, que classificou como um comando político no ciberespaço.

Pode-se concordar ou discordar de Chávez como governante. Mas poucos enfrentam abertamente a polêmica como ele. o próprio Barack Obama, que tem a fama de ter sido o primeiro governante eleito com grande influência da internet, hoje tem um site frio, impessoal, com cara de produzido por um staff meramente profissional.

Transcrevo a mensagem inicial de Chávez no blog, cuja criação já tínhamos noticiado no aqui em 22 de março deste ano.

Como sabemos, twitter @chavezcandanga possui 440.000 seguidores, a cada minuto chegam cem mensagens, pedindo ajuda, empréstimos de trabalho, oferecendo projetos. Eu mando uma mensagem aos colegas que escrevem para o twitter: estamos tomando nota, temos 200 pessoas, vários comandos para reagir e encontrar soluções para todas as mensagens que precisam de apoio. Vimos que agora a Missão Chávez Candanga é uma emoção, mas acontece que as pessoas enviam o seu número e endereço, o que não é tão seguro, algumas pessoas têm sido enganadas por sabotadores: é uma guerra. Para proteger os seguidores da Missão Chavez Candanga decidimos criar o blog oficial deste que vos fala, www.chavez.org.ve.

Vemos as redes sociais como um comando político no ciberespaço, que a tecnologia de para que é utilizada. O que eu li sobre o twitter me permite que faça seguinte reflexão, uma reflexão em três aspectos:

1 -. Ainda que vivamos no reino da injustiça do capitalismo, de onde nos custará muito a sair. É um modo de controle metabólico social e cultural, bem como diz Meszaros. Estamos apenas aprumando a bússola para o socialismo.

2.- Que estamos longe do objetivo: o socialismo.

3 .- Para acreditar em alguém. Vocês sabem o que é triste? Um povo que não acredita em ninguém que não tem a quem escrever, a quem pedir ajuda.

Portanto o que temos a fazer aqui é nos organizarmos. Bem, porque há uma infinidade de projetos. Quantos empregos serão necessários nos próximos 5 ou 10 anos? Milhares e milhares! Por isso da Missão Chávez Candanga. Agora estamos reunidos, isto é como um tsunami, e as instruções são para ouvir, organizar grupos, coletivos, e buscar soluções. Lembre-se que há problemas rápidos e urgentes, como a saúde, outros, como o problema da habitação em que temos que ter paciência. Na questão do trabalho., vamos nos organizar por localização, vamos fazer cursos de preparatórios, usaremos a nossa criatividade à criação de empreendimentos produtivos ou para assumir projetos que já existem e estão se expandindo. Nós vamos, portanto, nos organizar e realizar treinamento para logo irmos para missões nas frentes de trabalho.

Vamos fazer disto uma revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.