Como a Tubaína passou a vender mais que a Coca Cola. Ou: é assim que o Serra pensa que vai ganhar
Diálogo com Tirésias, o profeta, que entende muito de marketing eleitoral.
- Tirésias, tem futuro esse negócio do Serra de não falar mal do Lula, dizer que ele está acima do bem e do mal ?, perguntei.
- Não menospreze o Gonzaga, meu filho, sentenciou o Tirésias, velho sábio.
- Que Gonzaga ?
- O Gonzaga, aquela deidade provincial, como você diz.
- O marketeiro do Serra ?
- Ele próprio, o Gonzaga.
- Mas, qual é a genialidade do Gonzaga ?
- Ele é que bolou o “pós-Lula”.
- O que é isso, “pós-Lula”, que futuro tem isso ?
- Primeiro, é ficar amigo do Lula, dar a impressão de que ama o Lula de paixão.
- Sim, mas ninguém leva isso a sério.
- Pode não levar a sério, mas tem uma estratégia marketeira por baixo disso.
- Qual é a “estratégia marketeira”?, perguntei, com certo desdém.
- Você já ouviu falar na Tubaína …
- Não é um refrigerante popular ?
- Isso, que vende muito no interior de São Paulo.
- E o que a Tubaína tem a ver com o “pós-Lula” ?
- O Gonzaga vendeu ao Serra o seguinte: não adianta brigar com a Coca Cola.
- Claro.
- Todo mundo gosta e bebe Coca Cola.
- Isso, a Coca Cola está “acima do bem e do mal”, completei o raciocínio.
- Aí, o Gonzaga falou pro Serra: elogie a Coca Cola, mande todo mundo tomar Coca Cola.
- Desculpe, mas não entendo.
- É simples. Dirá o Serra – quer dizer, o Gonzaga – tome Coca Cola. Mas, quando for tomar outro refrigerante não tome mais Coca Cola.
- Quer dizer que o cara passa a vida toda a tomar Coca Cola, mas chega o Serra e diz que, na hora de tomar Coca Cola de novo, não tome Coca Cola de novo.
- Exato ! Você é brilhante.
- E aí, faz o que ?
- Tome Tubaína !
- Tubaína ?
- É. Tome Coca Cola, tome Coca Cola, mas, um dia, troque para Tubaína. Entendeu ?
- Claro. Tome Coca Cola e, em seguida, o “pós Coca Cola”, que é ele, a Tubaína.
- Você é um gênio.
- Calma. Gênio é o Serra !
- O Gonzaga, disse o Tirésias.
Pano rápido
Paulo Henrique Amorim
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