quarta-feira, 30 de junho de 2010

Anuário da arquitetura cearense

Extraído do blog IAB-CE Virtual.
Não sei como conseguiram incluir o Iguatemi nessa lista. Aliás, sei...
O meu voto iria para o BNB do centro.

Anuário: arquitetos apontam as obras de referência do CE

Quais são as principais referências arquitetônicas do Ceará? Quem responde são arquitetos cearenses no Anuário da Construção e Infraestrutura Sustentável, a mais nova publicação do Grupo de Comunicação O POVO, primeira extensão de marca do Anuário do Ceará. Onze arquitetos foram convidados pelo Anuário a indicar 10 obras que considerassem de maior relevância.

Em termos históricos, a arquitetura cearense experimentou diversos estilos e os misturou. Essa experimentação teve início em meados do século XVIII, com a exportação do algodão e a libertação do Ceará da subordinação a Pernambuco, quando a aristocracia comercial começou a se inspirar na arquitetura europeia. O resultado peculiar pode ser visto pelas ruas das cidades cearenses, na forma, na utilidade e no marco histórico de suas construções. Os 11 arquitetos consultados pelo Anuário apontaram os prédios mais representativos dessa arquitetura e a publicação conta suas histórias.

“Essa iniciativa do Anuário é importante para regatar a história da nossa arquitetura”, diz Odilo Almeida, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-CE) e um dos arquitetos ouvidos pelo Anuário. “Há muitos prédios antigos na Cidade dos quais não se sabe sobre sua autoria. Para evitar que outras histórias se percam, é importante que um livro faça o resgate e o registro delas, os apresentando para os cearenses de hoje e para os futuros”, diz Delberg Ponce de Leon, um dos votantes.

Odilo acredita que a relação entre a cidade e seus prédios precisa ser aprimorada. Segundo ele, a sociedade deve conhecer suas construções e reconhecê-las como parte de sua identidade, se fazendo fundamental a formação cultural. “Uma publicação como o Anuário ajuda a sociedade a se conhecer melhor, melhorando também sua autoestima”, diz Odilo.

Para Adail Fontenele, secretário da Infraestrutura do Estado do Ceará, o Anuário da Construção e Infraestrutura Sustentável se propõe a ser um guia de excelência, focado em informações precisas que, certamente, em divulgando as potencialidades do Estado, propiciará a atração de investimentos.

SERVIÇO

O Anuário da Construção e Infraestrutura Sustentável será lançado em 1º de julho no La Maison Dunas, em evento para convidados. Na ocasião, também será lançada a edição 2010-2011 do Anuário do Ceará.

REFERÊNCIAS ARQUITETÔNICAS CEARENSES SEGUNDO OS ARQUITETOS

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
>Inaugurada em 1977 no Regime Militar

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
>Tem traços arquitetônicos arrojados, contrastando com a antiga área portuária.

BNB Centro
>Construído para ser a sede do Banco do Nordeste, hoje abriga o Centro Cultural Banco do Nordeste e a sede da Justiça Federal em Fortaleza.

Excelsior Hotel
>É a mais importante obra de engenharia da primeira metade do século passado em Fortaleza.

Igreja do Pequeno Grande
>Construída como capela do Colégio das Órfãs, foi inaugurada em 1903.

Iguatemi
>Inaugurado em 1982, foi o primeiro grande Shopping Center de Fortaleza.

Conjunto Palácio da Abolição
>Inaugurado no ano de 1970.

Mercado da Carne de Aquiraz
>Construído no século XIX, o local servia ao comércio desenvolvido com as charqueadas.

Sede da Receita Federal
>O tratamento paisagístico e a articulação entre a arquitetura e o mobiliário valorizam a obra.

Theatro José de Alencar
>Inaugurado oficialmente em 1910, é um dos maiores exemplares da arquitetura eclética no Ceará.

FONTE: jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.