sexta-feira, 18 de junho de 2010

Bodega de luto - Adeus Saramago

Só posso dizer OBRIGADO!

Morre o escritor português José Saramago

Publicada em 18/06/2010 às 10h02m

O Globo, com agências internacionais

O escritor português José Saramago / Foto Custódio Coimbra

RIO - Morreu nesta sexta-feira na ilha espanhola de Lanzarote, aos 87 anos, o escritor português José Saramago.

O escritor português e Prêmio Nobel de Literatura José Saramago morreu na ilha espanhola de Lanzarote, nesta sexta-feira, por volta das 8h (horário de Brasília). Ele tinha 87 anos e, segundo as primeiras informações cedidas por familiares, passou mal após o café da manhã e morreu pouco depois. Ele estava em casa, na companhia da mulher, a espanhola Pilar Del Río.

José Saramago é considerado um dos mais importantes escritores contemporâneos, autor de obras que atingiram reconhecimento mundial, como "O evangelho segundo Jesus Cristo", "A jangada de pedra" e "Memorial do convento". Sua obra "Ensaio sobre a cegueira" foi levada ao cinema pelo brasileiro Fernando Meirelles e o filme se tornou um sucesso mundial. Em 1998, sua prosa inventiva, a estética rigorosa e a constante preocupação social o fizeram merecer o Prêmio Nobel de Literatura.

O escritor publicou no final de 2009 seu último romance, "Caim", um olhar irônico sobre o Velho Testamento. O livro foi muito criticado pela Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.