segunda-feira, 21 de junho de 2010

Futebol é para preto, pobre e comunista!

Do Tijolaço.

Direita dos EUA: Futebol é coisa de preto e comunista

Para a Fox, é inconcebível um norte-americano ser negro e craque como Altidore

A extrema direita norte-americana, com generosos espaços na mídia de lá, principalmente nos canais do senhor Murdoch, que anda tentando ditar regras nos meios de comunicação por aqui também, atacou o sucesso do futebol no país por ocasisão da Copa do Mundo, tachando-o de coisa de pobre, preto e socialista.

Pode até parecer brincadeira que isso esteja sendo dito em pleno século 21, mas o conservadorismo de certos setores da sociedade norte-americana vai além de todos os limites que se possa imaginar.

Na Fox News, comprometida com os republicanos, o megadireitista comentarista Glenn Beck aproveitou para comparar o futebol ao atual presidente dos EUA – “O restante do mundo gosta das políticas de Obama, mas nós não” – e destilou todos os seus preconceitos pela TV: “Não importa quantas celebridades o apoiam, quantos bares abrem mais cedo, quantos comerciais de cerveja eles veiculam, nós não queremos a Copa do Mundo, nós não gostamos da Copa do Mundo, não gostamos do futebol e não queremos ter nada a ver com isso.”

Como para a direita não é preciso nem dar corda para que ela se manifeste, o analista conservador Dan Gainor, do Media Research Center, conseguiu ir além do comentarista da Fox. “Futebol é um jogo de pobre.A esquerda está impondo o ensino de futebol nas escolas americanas, porque a América está se amarronzando?”

O racismo e direitismo da extrema direita raivosa foi reforçado ainda por Matthew Philbin, do centro de pesquisas Culture and Media Institute, uma espécie de Instituto Millenium de lá, que diagnosticou infiltrações na imprensa. “A mídia liberal sempre se sentiu desconfortável com o fato de sermos únicos entre as nações, sermos líderes; e os esquerdistas são contra nossa rejeição ao futebol, da mesma maneira que são contra nossa rejeição ao socialismo.”

Mas queiram ou não os direitistas norte-americanos, o futebol é o esporte mais popular do mundo e que cresce a cada dia mais nos Estados Unidos, que é um país de imigrantes de todas as cores, e não de puritanos anglo-saxões como uma minoria retrógrada ainda o enxerga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.