sexta-feira, 11 de junho de 2010

Saramago - A vida!

Dos cadernos de Saramago.
Hoje mesmo estava pensando sobre isso. Sobre o que deixamos nessa vida. Coisa estranha pra se pensar logo quando acorda. Saramago torna as coisas fáceis...

Pensei também como é mais complicado pra mim, já que não tenho religião, tampouco acredito no sobrenatural (leia-se deus, diabo, espíritos, olho-gordo, superstição, ou qualquer outra coisa desse tipo). Mas tudo é simples, a vida é simples. Nós que queremos complicar. A simplicidade da vida parece assustar um pouco a humanidade. Talvez um pouco de soberba dos homens. Não perceber quão pequenos nós somos diante do universo e ao mesmo tempo como somos importantes a ele.

O que seria do mundo sem a vida? A vida deu razão ao mundo. E a razão para a vida? Cada um tem a sua. A minha é principalmente levar alegria, bondade, justiça... Essa é a razão para minha vida, e é isso que deixarei quando eu me for.

Cada vez mais sós

Por Fundação José Saramago

Acho que todos nós devemos repensar o que andamos aqui a fazer. Bom é que nos divirtamos, que vamos à praia, à festa, ao futebol, esta vida são dois dias, quem vier atrás que feche a porta – mas se não nos decidirmos a olhar o mundo gravemente, com olhos severos e avaliadores, o mais certo é termos apenas um dia para viver, o mais certo é deixarmos a porta aberta para um vazio infinito de morte, escuridão e malogro.

“Cada vez mais sós”, in Deste Mundo e do Outro, Ed. Caminho, 7.ª ed., p. 216

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.