quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O campo (América) é da cidade

Do blog IAB-CE Virtual.


QUINTA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO DE 2010

O campo é da cidade

Da coluna Política, escrita pelo jornalista Fábio Campos, publicada hoje no jornal O Povo

Uma colaboração do arquiteto Romeu Duarte sobre o Campo do América: “Muito boa e oportuna a abordagem da Coluna de hoje sobre o Campo do América. Que adiantará para a cidade a construção de mais uma torre no Meireles? Atualmente, no dito mundo civilizado, a preocupação de toda a cadeia produtiva ligada ao universo imobiliário (aí incluídos os segmentos público e privado e as universidades) é com a qualificação do ambiente urbano, em especial a do espaço público. Nessa linha, faz-se de fundamental importância o papel das prefeituras. Privilegiando o planejamento e dotadas de comitês técnicos formuladores de propostas ousadas, centradas no interesse público, mas sempre considerando a movimentação do mercado e as pesquisas elaboradas nos meios acadêmicos, as instâncias responsáveis pela gestão das grandes cidades têm, antes de mais nada, se adiantado aos problemas urbanos, operando numa faixa propositiva e compartilhada em que os projetos urbanos (e não mais somente o plano diretor) dão a tônica das intervenções”.

DUAS DÉCADAS SEM PLANEJAR
Na sequência, o arquiteto chama a atenção para a crise no planejamento urbano de Fortaleza: “Fazendo uma rápida arqueologia sobre a gestão de Fortaleza, completamos mais de vinte anos sem um sistema de planejamento urbano. Diariamente, demandas de toda a natureza atropelam a gerência da cidade, dividida inocuamente nas famosas e aparelhadas SERs. A cidade convive com operações desconexas, sem complementaridade, com prejuízo para a sua imagem e para o conforto dos cidadãos. Chegamos a um perigoso ponto crítico e isso, com toda certeza, respingará na campanha para prefeito municipal, que, aliás, começou agora, com a disputa pela presidência da Câmara”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.