segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Com 17 processos, Serra ainda escapa do ficha limpa

Dos amigos do presidente Lula.
Por isso que falo que o ficha limpa é bom, mas precisa ainda ser aprimorado.

Sujou a ficha de Serra: folha corrida tem 17 processos

José Serra (PSDB/SP) é candidato a presidente com a ficha mais encardida: está respondendo a 17 processos. Não é atingido pela lei da ficha limpa porque ainda não teve condenação por órgão colegiado.

O "dossiê" dos 17 processos foi produzido pelo próprio demo-tucano. Foi ele mesmo quem foi obrigado a apresentar as certidões, onde consta sua situação judicial. Sonegar essas informações, conforme a legislação, implica crime eleitoral.

Improbidade administrativa

Além das 17 certidões positivas, o demo-tucano soma três processos ativos, todos por improbidade administrativa.

Os casos correm na Justiça Federal do Distrito Federal e referem-se ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Sistema Financeiro Nacional (Proer).

O Proer foi um programa implementado no primeiro governo de FHC para salvar os banqueiros de terem que arcar com prejuízos de bancos quebrados. Na época, Serra era o ministro do Planejamento, e teve responsabilidade nas decisões relativas ao Proer, junto com outros nomes no governo.

A juíza Daniele Maranhão Costa, da 5ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, considerou que houve dano ao erário, enriquecimento ilícito e violação aos princípios administrativos no caso. Cabe recurso.

O candidato do PSDB à Presidência da República também responde por crimes de imprensa, calúnia e injúria, em ações ajuizadas pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Em uma delas, o ex-presidente do PT Ricardo Berzoíni é o autor das denúncias, que foram recebidas pela Justiça do estado de São Paulo e se encontram em andamento.


Dilma: nada consta

A ficha de Dilma, nada consta. Ela não responde a nenhum processo, como os 17 de Serra.

Depois de Serra, o longínquo segundo lugar fica com Eymael, com 2 processos

O candidato José Maria Eymael (PSDC) também aparece no levantamento. Ele apresentou ao TSE duas certidões positivas. Os processos datam de 1969, não apresentam nenhum detalhamento, e têm na tipificação o crime de estelionato. Um foi ajuizado na 1a. Vara Criminal de Barra Funda, em São Paulo, e o outro está sem especificação na certidão. (As informações são do Congresso em Foco).

Veja aqui as certidões apresentadas por José Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.