segunda-feira, 4 de maio de 2009

Domingo é dia de futebol

Primeiro quero dar os parabéns a todos os que se sagraram campeões estaduais nesse domingo. Ontem foi dia de decisão. É impressionante como os estaduais ainda conseguem cativar tanta gente. Quero dizer, em alguns estados é mais ou menos o que resta aos clubes. Aqui no Ceará, só pra citar como exemplo, nenhum time tem um tamanho suficiente para menosprezar os estaduais. Enfim, como a maioria dos cearenses, além do time que torço por cá, também torço pra um time carioca e paulista. Para explicitar, são Ceará, Flamengo e São Paulo, respectivamente. Atemo-nos nesses estados então.
A decisão entre Ceará e Fortaleza, como não poderia ser diferente, foi cheia de emoção. O Ceará, que dependia da vitória pra levar o título, logo fez 1 a 0. Jogando até melhor que o rival, parecia que ia levar a taça esse ano, mas o Fortaleza mostrou toda sua força e conseguiu levar o empate até o fim da partida, apesar da pressão e boas defesas do jovem goleiro do Fortaleza. Essa eu perdi.
No Rio de Janeiro mais uma vez deu Flamengo. O Botafogo até mostrou força e poder de reação quando empatou a partida novamente em 2 a 2, mas acabou perdendo o título nos penaltis. Nada além do de praxe, não fosse o título do técnico Cuca. Mostrou que a fama de pé-frio vai desaparecer aos poucos. Mengão campeão, venci uma, ao menos.
Em São Paulo a decisão para mim já havia sido definida no primeiro jogo. Não tinha a menor esperaça de que o Santos conseguisse roubar a taça do Corinthians. Ronaldo levantou a taça em chamas, mais uma palhaçada organizada pela Federação Paulista. Não bastasse a coincidência de Sálvio Spínola ser mais uma vez "sorteado". O rapaz, que deu a classificação ao Corinthians para a final no jogo contra o São Paulo, onde, dentre outras coisas, fez vistas grossas à agressão de Ronaldo Gordão ao craque André Dias, teve a proeza de alcançar a final, onde a possibilidade era de apenas 2,7% de apitar as semi-finais e finais. Mas coincidências existem... atendo-se apenas à decisão, mais uma vez o corinthians recuado, buscando os contra-ataques e um erro do adversário, e o Santos perdendo centenas de gols lá na frente. Ronaldo não esteve apagado como estão falando na imprensa. Ele apareceu, sim, várias vezes no jogo, fazendo o básico dele nessa triunfante volta ao futebol, rolando e caindo por cima da bola, perdendo a bola pela lateral, errando contra-ataques e passes tolos. Foi triste ver a atuação dele. Não fez gol, mas se o tivesse feito era certeza a imprensa dizer que ele estava apagado e só aparece pra decidir. Francamente... pra São Paulo e Rio de Janeiro, estadual não vale de nada. Se o Corinthians não ganhar a Copa do Brasil mais uma vez, de nada valerá essa euforia momentânea por vencer um campeonato que só vale como treino de começo de temporada.

Pra rir um pouco. Viva a FPF e sua brilhante organização. Queima, frangas!

2 comentários:

  1. Ó jovem blogueiro! Faltou falar que, surpeendentemente, a torcida do Fortaleza era imensa maioria no Castelão, tendo orbigado a polícia militar a permitir a ocupação de um lance de arquibancadas e permitir a entrada de parte dos torcedores nas cadeiras inferiores, ocupando toda a parte destinada a torcida tricolor. P.S.: O nome do jovem goleiro é Douglas, vindo das categorias de base do Fortaleza.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pro Fortaleza, mas acho que o Ceará deu o título de mão beijada quando, mais uma vez por falta de organização e profissionalismo, praticamente desistiu de desputar o segundo turno a sério. Passando dias só treinando. Tô até com medo do que possa acontecer com o São Paulo, 17 dias de treino...

    ResponderExcluir

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.