sábado, 15 de agosto de 2009

40 anos de Woodstock

Do miolo de pote, do amigo Paulo Simões.
40 anos de woodstock.
Eu queria estar lá.

40 ANOS DE WOODSTOCK


No próximo dia 15, vão se completar 40 anos do maior evento ao ar livre da história. Em Woodstock, no estado de Nova York, quatro malucos: Michael Lang, John Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld, decidiram fazer um show de música e arte que até hoje é referência.
Inicialmente planejado para receber 50.000 pessoas, teve de ser preparado às últimas horas para ter um público de 200.000. Só que de fato foram 500.ooo malucos e hipies. O engarrafamento até o local foi tão grande que os músicos tiveram que chegar de helicóptero. A logística não funcionou. Como se poderia dar alimentação e bebidas, além de socorros eventuais para 500.000 pessoas durante três dias. As pessoas se juntaram e cooperaram entre si, dividiram o que tinham uns com os outros e curtiram toda a experiência daquele fim de semana.


Choveu durante o show, mas, nem mesmo a chuva, a escassez de comida, o abuso de drogas e a falta de condições sanitárias impediram que os três dias fossem pacíficos e de celebração à vida. Ao final, foram registradas duas mortes e dois nascimentos.
O primeiro músico foi Richie Havens, na sexta-feira, dia 15, às 17h07m, cantando High Flying Bird. O último foi Jimi Hendrix, na segunda de manhã, com a música Hey Joe. Entre os dois, passaram artistas do naipe de Joan Baez, Crosby, Stuills, Nash & Young, The Who, Sly and the Family Stone, Janes Joplin, Santana, Johny Winter, Joe Cocker.


O proprietário do terreno, Max Yasgur, considerou o espetáculo uma vitória da paz e do amor e emendou: "Com todas as possibilidades de tumulto, roubo, desastre e catástrofe, meio milhão de pessoas passaram três dias com música e paz em suas mentes. Se nos juntarmos a elas, podemos mudar as adversidades que são os problemas da América hoje e transformá-las em um futuro mais brilhante e mais pacífico".
O festival foi filmado, gerando um documentário dirigido por Martin Scorcese. Neste filmaço estão registrados os shows e o comportamento alternativo da plateia que influênciou toda uma geração futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.