É de interesse a toda a classe dos arquitetos. Quando pensamos que as coisas tendiam a melhorar, com um conselho exclusivo para nós, surpreendo-me com mais essa.
Consulta Pública do MEC
O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Ceará, informa que a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo - ABEA - tem acompanhado algumas manifestações de espanto e descontentamento de diversos colegas da área sobre um processo desencadeado pela consulta pública apresentada pelo MEC.É importante esclarecer que o Ministério da Educação está regulamentando a criação de novos títulos para a área das ENGENHARIAS da mesma forma que já fez para o ensino técnico e tecnológico. O problema é que nesse processo colocou a Arquitetura e Urbanismo como "modalidade" do Grupo da Engenharia, o que é um grande equívoco.
A Arquitetura e Urbanismo não tem a necessidade de regulamantação de título porque tem habilitação única desde 1969. Todos os cursos do País emitem diplomas de "Arquiteto e Urbanista", não cabendo esta consulta para os profissionais de nossa área.
Para receber sugestões sobre o processo, o MEC disponibilizou na sua página uma consulta pública. Assim sendo, a ABEA está encaminhando essa campanha nacional solicitando que o maior número de professores entrem na página do MEC e deixem registrado no formulário eletrônico a solicitação para a retirada da ARQUITETURA E URBANISMO do grupo das ENGENHARIAS.
Para isso, solicitamos que entrem no endereço
http://portal.mec.gov.br/formularios/sistema_integrado/index.php/contribuicoes-referenciais-nacionais
e preencham o formulário conforme o exemplo em anexo.
http://portal.mec.gov.br/formularios/sistema_integrado/index.php/contribuicoes-referenciais-nacionais
e preencham o formulário conforme o exemplo em anexo.
Contamos com o apoio de todos; Professores, Diretores e Coordenadores de Curso de Arquitetura e Urbanismo.
ABEA - Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo.
www.abea-arq.org.br
abea.arq.urb@gmail.com
Fortaleza, 3 de agosto de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.