quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Homenagem à Adoniram Barbosa

Extraído daqui.
Adoniram merece todas as homengens. Os 100 anos do nascimento desse gênio da música completar-se-á já no próximo ano, e muitas homenagens ainda veremos até lá. E serão poucas...

De lambuja vai uma palhinha de Adoniram:


Adoniran Barbosa terá homenagem em livro-agenda

Na minha opinião, toda a homenagem ao Adoniran Barbosa é pouca, mas o que vale é a intenção, né? E a iniciativa desse projeto é muuuito especial. Trata-se de um livro-agenda que relembra consagrados personagens da nossa música popular chamado "Anotações com Arte". Cada ano, alguém ou uma movimento são relembrados em forma de trechos de canções, fotografias restauradas, curiosidades, etc. Enfim, o conteúdo é desenvolvido por profissionais conceituados e a arte, impecável.

Nas outras edições, Vinicius de Moraes (2003), Chico Buarque (2005/2006), Tom Jobim (2007), um especial de 50 anos da Bossa Nova – que trouxe como destaque a cantora Nara Leão – (2008) e para o próximo ano é o sambista multiuso paulistíssimo quem deixa sua marca. Um dos motivos é que ele completaria seu centenário no ano que vem, mas esse fatos seriam ainda pouco se João Rubinato - como foi batizado - não deixasse diversas outras marcas.

“Anotações com Arte – Adoniran Barbosa” abre com um belo texto de Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa, a filha do artista, e faz um passeio pela vida dele. Da infância ao grande sucesso como cantor e ator de telenovelas, cinema e rádio.

A próxima publicação traz também entrevistas com personagens que marcaram a vida de Adoniran Barbosa: Sérgio Rosa, do grupo Demônios da Garoa, Eva Wilma, com quem trabalhou na novela “Mulheres de Areia” (1973), Ernesto Paulelli, o amigo homenageado na música “Samba do Arnesto”, entre outros. Em cada página, um “causo” – como diria o poeta – é contado, como a primeira gravação de “Saudosa Maloca”, a paixão pelo Corinthians e as parcerias com Hilda Hilst e Vinicius de Moraes.

Nesta série, os textos foram elaborados pelo jornalista Wladimir Soares, com edição do ator e dramaturgo Oswaldo Mendes. Já o projeto gráfico foi assinado por Paulo T.S Hardt que, ao lado de Fred Rossi, também acompanhou toda a pesquisa.

Pra saber mais sobre o projeto e ter o próximo ano inteiro conhecer Adoniran em memórias póstumas, enquanto você faz anotações, tem o site!

Fonte: Diário de Taubaté

2 comentários:

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.