quarta-feira, 14 de abril de 2010

8 anos do golpe contra Chavez

Do Tijolaço.
A imprensa golpista ainda nos quer fazer pensar que ditador é Hugo Chavez!

Oito anos de um golpe frustrado contra Chávez

Hoje, 13 de abril, completam-se oito anos de uma história quase inédita na América Latina. Dois dias depois de derrubado por um golpe militar, um presidente da República eleito pelo voto popular volta ao poder apoiado pelo povo e por um grupo de militares legalistas. Os cineastas irlandeses Kim Bartley e Donnacha O’Briain estavam filmando em Caracas, Venezuela, quando ocorreu o golpe de estado que, em 2002, depôs Hugo Chávez. O empresário Pedro Carmona, chefe da Fedecámaras (uma espécie de Fiesp local) foi declarado pela mídia e pelo governo Bush presidente do país. À perplexidade inicial, sucedeu-se a reação do povão,a reviravolta e a fuga apressada dos golpistas. Pedro Carmona teve sua extradição pedida ao governo colombiano em 2006, para ser julgado, mas até hoje não houve resposta à solicitação do Ministério Público venezuelano.

Eu publiquei este filme, com legendas em português, nos primeiros dias do Tijolaco, quando muitos de vocês não estavam ainda por aqui. Por isso, republico hoje. Se a sua conexão for lenta, clique aqui, com o botão da direita do mouse, e escolha “salvar destino como” para baixar para seu computador e assistir depois.

Disse que era um episódio “quase inédito” pois há semelhanças com a tentativa de impedir a posse de João Goulart, em 1961. Mas a semelhança termina por aí. Lá, não veio 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.