Vídeo secreto mostra morte de jornalistas pelos EUA
Um vídeo divulgado hoje pelo site Wikileaks e reproduzido pela Cnet, pertencente à rede CBS mostra tropas americanas no Iraque destruindo um veículo que estava se preparando para levar um jornalista da Reuters ferido para um hospital.
O vídeo secreto, em preto-e-branco, registrado em pelo menos um helicóptero Apache atirando em um grupo de cerca de uma dezena de pessoas, parece mostrar a morte de um fotógrafo da Reuters e seu assistente, que estavam desarmados.
O Exército americano havia rejeitado pedidos anteriores da Reuters, incluindo os feitos sob o Freedom of Information Act (Ato de Liberdade de Informação, que desclassifica documentos como secretos), para divulgar o vídeo, desde julho de 2007. Fontes do governo disseram à Reuters e Associated Press que o vídeo é autêntico.
O vídeo parece mostrar que uma pessoa do grupo poderia estar apontando um fuzil em direção ao helicóptero blindado – mas não há evidências de que os iraquianos dispararam sequer um tiro.
O veículo alvejado parou para recolher feridos e havia duas crianças dentro.
O carro parou quando se deparou com Saeed Chmagh, o assistente da Reuters e motorista, que estava deitado no chão. O fotógrafo Namir Noor-Eldeen, também foi morto.
“Olhe para os bastardos mortos”, disse um piloto. “Nice”, respondeu outro. Um deles parecia rir.
O vídeo está no Youtube. Basta clicar na imagem, mas você terá de confirmar que é maior de idade, porque contém imagens muito fortes. Farei uma cópia com legendas em português, assim que puder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.