terça-feira, 6 de abril de 2010

Estadunidenses assassinos! "Olhe para os bastados mortos!"

E quem são os terroristas? Os que a mídia dizem ser?

Vídeo secreto mostra morte de jornalistas pelos EUA

Um vídeo divulgado hoje pelo site Wikileaks e reproduzido pela Cnet, pertencente à rede CBS mostra tropas americanas no Iraque destruindo um veículo que estava se preparando para levar um jornalista da Reuters ferido para um hospital.

O vídeo secreto, em preto-e-branco, registrado em pelo menos um helicóptero Apache atirando em um grupo de cerca de uma dezena de pessoas, parece mostrar a morte de um fotógrafo da Reuters e seu assistente, que estavam desarmados.

O Exército americano havia rejeitado pedidos anteriores da Reuters, incluindo os feitos sob o Freedom of Information Act (Ato de Liberdade de Informação, que desclassifica documentos como secretos), para divulgar o vídeo, desde julho de 2007. Fontes do governo disseram à Reuters e Associated Press que o vídeo é autêntico.

O vídeo parece mostrar que uma pessoa do grupo poderia estar apontando um fuzil em direção ao helicóptero blindado – mas não há evidências de que os iraquianos dispararam sequer um tiro.

O veículo alvejado parou para recolher feridos e havia duas crianças dentro.

O carro parou quando se deparou com Saeed Chmagh, o assistente da Reuters e motorista, que estava deitado no chão. O fotógrafo Namir Noor-Eldeen, também foi morto.

“Olhe para os bastardos mortos”, disse um piloto. “Nice”, respondeu outro. Um deles parecia rir.

O vídeo está no Youtube. Basta clicar na imagem, mas você terá de confirmar que é maior de idade, porque contém imagens muito fortes. Farei uma cópia com legendas em português, assim que puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.