segunda-feira, 5 de abril de 2010

Apple impõe trabalho escravo, mas Globo prefere vangloriar o consumismo

A barrigada global. Enquanto os jornais peruanos denunciam o trabalho escravo da Apple, a globo destaca apenas a euforia de seus consumidores. É o capitalismo acima de qualquer valor humano.

Nossa imprensa não vê bicho na maçã

A matéria sobre a confissão da Apple, no Peru. No destaque, a foto que a Folha Online publica, com a euforia dos compradora do Ipad, a novidade da empresa

Os sites dos jornais brasileiros têm farto noticiário hoje sobre o lançamento do Ipad, o tablet da Apple que entra no mercado. Muitos detalhes sobre as filas em Nova York, a corrida dos compradores, como sempre acontece a cada lançamento de novos euipamentos. Tudo muito bom, tudo muito bem.

Mas como é que a imprensa brasileira aceita ser “furada” por um jornal lá do Peru, o El Comercio, e não publica uma linha sobre a confissão da Apple, em documento da própria empresa, de que usou trabalho infantil em suas linhas de montagem, além da violação de diversos direitos trabalhistas.

A Apple confessou que identificou 11 crianças de menos de 15 anos trabalhando em suas fábricas. Não apontou o país – ela tem fábricas na China, Taiwan, Singapura, Filipinas, Malásia, Tailândia, República Checa e Estados Unidos – onde isso ocorria.

Segundo o relatório oficial. uma das suas fábricas falsificava documentos a fim de esconder o recrutamento de menores e aumento ilegal de horas de trabalho. Apenas 65% das fábricas da Apple pagavam salários dos seus empregados e benefícios devidos. A empresa também descobriu que em 24 fábricas os empregados ganhavam abaixo do salário mínimo chinês de 76 libras esterlinas por mês, ou R$ 204.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.