terça-feira, 27 de abril de 2010

Falando em Cuba... as eleições

Também do tijolaço.
Você nunca vai ver na imprensa golpista. As eleições cubanas.
E lá é democracia, o voto não é obrigatório! O povo vai porque não é acéfalo!

Cuba tem eleições, sim. Veja como é o sistema

Tem gente que diz que em Cuba não tem eleição. Tem, mas existe diferença de sistema político e há um processo de escolha essencialmente ligado às comunidades locais. Ontem, 8 milhões de cubanos de um total de 8,46 milhões aptos a votar foram às urnas escolher seus representantes nas eleições municipais.

Pouca gente se dá ao trabalho é de entender como funciona o sistema eleitoral cubano para formar uma opinião antes de simplesmente repetir o discurso da mídia. Por isso, posto acima o vídeo com entrevista da presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Ana Maria Machado.

Na eleição de domingo, 15 mil delegados nos 169 municípios do país foram eleitos pela população. Eles são eleitos, mas também podem ser destituídos pelos eleitores. É importante ressaltar que o voto em Cuba não é obrigatório e mesmo assim o comparecimento às urnas é sempre superior a 90%.

Os delegados eleitos agora têm um mandato de dois anos e meio e definem quem serão os candidatos à Assembléia Nacional. Este parlamento por sua vez elege, entre seus integrantes, o Conselho de Estado e o seu presidente, que é chefe de Estado e de Governo.

Ter informação é fundamental para poder formar opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.