segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Curiosidades da MPB - Adoniram Barbosa

Do Dr. Zem.


A história do Samba do Arnesto e da Saudosa Maloca. Adoniran Barbosa.

Curiosidades da MPB.

João Rubinato, o Adoniran Barbosa, era considerado uma espécie de cronista das coisas de São Paulo. Suas músicas retratavam, de forma simples e convincente, o cotidiano da cidade e suas relações. 

Frutos deste profundo senso de observação do compositor de Trem das Onze, muitas músicas foram compostas com base em fatos ou personagens reais. Nem sempre a história era fiel ao fato, mas muitas vezes o personagem era real. Arnesto, imortalizado no “Samba do Arnesto”, o amigo que deu o cano nos colegas de samba, por exemplo, realmente existiu, mas nunca morou no Brás e sequer convidou Adoniran para uma fracassada roda de samba.

Ernesto Paulelli está hoje, 14/08/2010, Com 95 anos de idade, conheceu Adoniran em 1938 ,quando foi se apresentar com a cantora Nhá Zefa na Rádio Record em São Paulo.

Em entrevista ao site entretenimento.r7.com, Ernesto nega o bolo e conta a sua versão para a criação da música:

“Eu não conhecia o Adoniran e ele também não me conhecia. Nos cumprimentamos e ele pediu meu cartão. Entreguei e ele disse: “Arnesto Paulelli”. Eu o corrigi [disse que o nome certo era Ernesto]. Mas ele insistiu: “É Arnesto, o seu nome dá samba. Vou fazer um samba para você. Adúvida?[ ...] Um dia fui conversar com o Adoniran e perguntar que história era aquela de dar um bolo nele. Com aquela voz rouca ele me respondeu: “Arnesto, se não tem bolo não tem samba [...]"

Deste interessante encontro, além da música, resultou uma amizade que durou até a morte da Adoniran, em 1982. 

Comento: outro samba famoso do sambista, envolveu, além de um personagem, um fato real: o escritor André Diniz, no seu livro “Almanaque do Samba”, da editora Zahhar conta que, certo dia, Adoniran Barbosa saia da sua casa para passear com seu cachorro Peteleco, quando encontrou Mato Grosso. O amigo estava transtornado: contou que o prédio que morava seria demolido.

Ao retornar para casa, condoído com a situação do amigo, o maior compositor de samba de São Paulo, compôs “Saudosa Maloca”, um dos maiores sucessos da música brasileira, cantada por dez entre cada dez sambistas do Brasil.

Veja a interessante entrevista de Ernesto contando a história do “Samba do Arnesto”. No segundo vídeo, "Saudosa Maloca" é interpretada pelos eternos  "Demônios da Garoa", o grupo que melhor representa a grandeza de Adoniran Barbosa.

Popout

2 comentários:

  1. Gostei da reportagem, muito esclarecedora, e ressalta como é bela nossa Música Brasileira, gosto de saber como surgiu as letras e melodias, em que contesto se inspirou o artista.

    ResponderExcluir
  2. Oi Saulo, obrigado pelo comentário. Este blog dr. zem é de um amigo amante da boa música e tem muito mais dessa seção curiosidades da MPB. Você vais gostar. Abraço.

    ResponderExcluir

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.