segunda-feira, 19 de abril de 2010

MST reinvindica terreno em Fortaleza

Recebi por email.
MST e MCP ocupam terreno no José Walter.
Conheço bem esse terreno. Lembro que uns anos atrás, enquanto estagiário em uma ONG, lutando pra melhorar as condições de moradia daquelas cercanias, não conseguimos nenhum terreno para assentamento de uma comunidade carente. Tudo improdutivo, objeto de especulação. Cadê a função social da terra?

Parabéns MST, por essa luta.

Jornada de Lutas: MST e MCP ocupam área de 500 hectares em Fortaleza

Mais de 300 famílias integrantes do Movimento dos Conselhos Populares
(MCP) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, na
madrugada desta quinta-feira, 15, o Sítio São Jorge, uma fazenda de 500
hectares localizada entre a Avenida Perimetral e a Avenida I, no bairro
José Walter, em Fortaleza. ?É um latifúndio urbano que pertence a uma
família ligada ao capital imobiliário e que continua sem produzir nada,
enquanto mais de 150 mil pessoas, entre elas muitas vindas do Interior,
não têm onde morar nesta cidade.?, explica o coordenador do Setorial de
Comunicação do MST. Essa é a primeira ocupação do MST-CE em área urbana,
e se trata de uma experiência recente no país. Em Belo Horizonte (MG),
por exemplo, a ocupação urbana do MST transformou- se em uma comuna, com
espaços de produção e de lazer construídos e vivenciados coletivamente.

A ação faz parte da Jornada de Lutas do movimento, que ocorre, desde
1997, no mês de abril, em memória ao massacre de Eldorado dos Carajás.
No Ceará, outra ações estão ocorrendo, como é o caso da ocupação, por
100 famílias, da fazenda Currais Novos, em Madalena. As ações buscam
pressionar o governo e a sociedade para que a Reforma Agrária seja
efetivamente implementada, pois avalia-se que, após 14 anos do massacre,
o país ainda não resolveu os problemas sociais no campo, vide a
recorrente ocorrência de conflitos. Só em 2009, segundo dados da
Comissão Pastoral da Terra, 25 trabalhadores rurais foram mortos. Por
outro lado, cresce a ofensiva contra os movimentos sociais.

O MST é alvo dessa criminalização, por isso a Jornada de Lutas deste ano
levanta a bandeira da campanha ?Lutar não é crime? e traz à tona as
seguintes reivindicações:

1- Assentamento das 90 mil famílias acampadas do MST;
2- A atualização dos índices de produtividade;
3- Garantia de recursos para as desapropriações, dos processos já
prontos e das áreas para assentar as famílias acampadas;
4- Investimentos públicos nos assentamentos (crédito para produção,
habitação rural, educação e saúde).

Mais informações:

Lourdes Vicente (MST) - 9110.0535

Helena Martins - 8793.4091

15 comentários:

  1. em que o mst se basiam para ganha estas terras do josé walter?será se isso não vai gera violença para este povo? eu acredito q o donos desta terra vão briga por elas

    ResponderExcluir
  2. Gilberto, você está totalmente esquivocado com aquele. Ali não tem pessoas lurando pela bandeiras sem terra e sim aproveitadores de situação. Nunca moimentos sem terra com semi-novos e alguns zero. O que está acontecendo é gente se aproveitando da situação. Isso é uma falta de vergonha... Todos aqueles lotes estão sendo vendidos... Então não me diga que isso é legal porque é não! Invasão de terra é crime e todos os envolvidos devem pagar pelos ccrimes que estão comentendo.

    ResponderExcluir
  3. bom vendidos? garanto que nao... primeiro eles nao invadem ; ocupam ignorante ... segundo acredito que isso ira dar certo sim , pk os 2 movimentos que cordenam sao os movimentos mais serio que conheço e garanto que akla terra vai ser deles... e por ultimo LUTAR NÃO É CRIME!

    ResponderExcluir
  4. Sou morador do JW, e aquilo virou uma favela. Tem assaltos todos os dias e quando a policia pega um advinha onde ele mora? Sem falar dos esgotos. A população já não aguenta mais.

    MST é desculpa pra politico sem vergonha ganhar voto de gente ignorante.

    ResponderExcluir
  5. Caro Guilherme Studart.
    Você por um acaso mora no bairro Prefeito José Walter ou conhece os moradores da região ?

    Você sabe do envolvimento político entre o MST e os terrenos ocupados ?

    Você está informado de quantas pessoas com automóvel está instalado no terreno, ou representantes de alguém que já tem seu imóvel ?

    Você chegou à conversar com alguns dos moradores do bairro para saber sobre o índice de violência ?


    Eu queria era ver se esse "MST de famílias carentes e necessitadas" se instalassem ao lado de sua casa e sua mãe ou pai fossem violentados pelos cujos.

    Ver tudo isso de longe é muito bonitinho né rapaz ?

    ResponderExcluir
  6. Daiana, lutar não é crime ?

    Mesmo quando inclui agressão aos direitos de cidadãos que sofreram e suaram muito para terem o que tem ?

    Mesmo quando inclui agressão física propriamente dita ?

    E se fosse você a vítima desse movimento sujo e corrupto ?

    Se ponham no lugar antes de falarem bobagens.

    A liberdade de um termina quando restringe a liberdade de outro.

    ResponderExcluir
  7. É especulação imobiliária e não cumpre sua função social, por isso o terreno deve ser invadido.

    ResponderExcluir
  8. Sou morador do Conjunto José Walter desde a sua construção. O conjunto sempre teve a tradição de ser um bairro pacato, não figurando nas pesquisas entre os mais violentos. Porém, coincidência ou não,nossa comunidade vive hoje um verdadeiro clima de terror, com tantos assaltos e arrombamentos. Sou a favor da inserção social, da justição social e da ocupação de terras improdutivas que estão servindo apenas de especulação imobiliária, mas que me desculpem meus companheiros, o que se verifica no José Walter, na verdade, é um verdadeiro absurdo, pois sabemos que alí estão infiltrados pessoas que querem se aproveitar da situação para ganhar terrenos e depois vendê-los, que por sinal também é um tipo de especulação, estão alí também infiltrados bandidos que têm o local como refugiu após a prática de crimes como assaltos e arrombamentos, já que segundo a polícia o local é inviolável, a polícia não pode entrar, à não ser em perseguição. Eu mesmo, passando em frente, verifiquei pessoas armadas como se estivessem negociando a arma. Portanto companheiros, vamos deixar a nossa paixão ideológica a favor do MST e sermos mais realistas. Não vamos esconder a realidade dos fatos para compô-los em quadro que não os comporta.

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus!!! ali ta uma verdadeira favela,aqele povo todo se aproveitando da situaçao enquanto os verdadeiros moradores economizam demasiadamente o q não tem pra pagar um terreno daqele e ae vem esse povo e faz essa baderna toda! e
    Já que tão invadindo ou melhor se aproveitando deveriam pelo menos não roubar tanto!

    ResponderExcluir
  10. Afinal. vão sair ou não de lá? O que acontece é que tem muito vagabundo se aproveitando pra plantar o terror nas redondezas. Quem defende deveria se mudar pra lá e sentir na pelo a violencia.

    Morador do José Walter


    ]

    ResponderExcluir
  11. Não sei como está lá, o que sei é que estão fazendo especulação imobiliária de um enorme terreno em área urbana. Espero que dêem direito de posse à eles, os que realmente fazem valer o direito constitucional da função social do solo urbano.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  12. Sou um morador e nasci no bairro em questão,e desde que fui acordado com a noticia de que o MST havia ocupado o latinfundio dos monte negro,sinti a nescessidade de me fazer presente e esta diariamente num espaço,que segundo as palavras de pessoas, que tem sua vida,dentro de casas que muitas vezes foi adquerida atravéz de enrrequicimento ilícito,e que perderam o tempo de se relacionaren de forma a não serem individualistas e se fazerem presente nas lutas que são nescessaria para desmascara uma sociedade esta que não tem conciencia de sua historia,espera que a superficialidade e a aparencia domine o contexto, esse que é tão diverso e tão ausente de persepção critica para intervir de forma segura para enfrentar estes dias que por falta de pespectiiva de uma vida para alem da sosiedade da mercadoria dominada pelo Deus dinheiro não se sustenta mais sobre suas proprias pernas essa que cambaleiam so de pensar que tudo enquanto é vivo está sujeito as contradições que são pertinentes a este sistema vascilante que não reconhece seu proprio criador o trabalho que de uma hora para outra decidio dizer para as pessoas que não se mordem nessa luta pela concorrencia no podio do assalariado estão sujeitas a morrrerem, de que forma for para manter este estilo de vida suicida,que pede socorro.Não seremos vitimas de pensamentos equivocados e retrogrados que tentam deturpar nossa luta por dignidade, e termos nosso direito ao sol,solo e água como qualquer ser humano que enseja uma vida longe dos limites do capitalismo que o homem seje capaz de aprender com as contradições de sua comonidade e superalas para que se possivel for e será estaremos livres da dominação dos ricos contra os pobres.

    ResponderExcluir
  13. hoje fui na comunidade e realmente tem pessoas que lutam por uma causa, por dignidade, por uma vida melhor. eles se organizam mas não conseguem se organizar melhor por causa dos traficantes que moram la. um morador que luta pela causa me disse que a noite é um beco onde vende droga e as pessoas vão pra la pra comprar droga. mas no meio desses marginais tem pessoas que trabalham mas não tem condições de morar num canto melhor. disseram que o governador falou com eles e disse que este ano sai a casa deles! os moradores de la tem medo e não sabem ate quando isso vai durar e os traficantes estão la vendendo a droga sem mexer com o pessoal que mora la mas ate quando vão ficar quietos??

    ResponderExcluir
  14. Aquela invasão é um absurdo pois o que rola lá é droga, prostituição infantil, assalto á mão armada e tudo com o aval do governo do estado e da união, quem defende deveria ir a noite lá e comprovar tudo que estou afirmando ou melhor quem defende deveria arrumar um terreno vazio proximo de sua residencia para dá aos marginais que por lá assolam, roubam e espalham o terror num lugar antes pacato, e falem com os moradores que residem defronte e perguntem quantos assaltos as suas casas sofreram após a ocupação dos sem vergonha. E no mais o governo vai pagar mais de 4 milhões aos montenegros pela terra, quando muitos que por ali se instalam possuem moradia propria e até carros ,

    ResponderExcluir
  15. Acho interessante que os invasores que se dizem tão necessitados tem carros, motos e saúde para trabalhar e comprar seu próprio terreno. E como um amigo acima diz que: "Espero que dêem direito de posse à eles, os que realmente fazem valer o direito constitucional da função social do solo urbano". Espero que eles tenha a lei aplicada sobre os que se aproveitam para fazerem badernas e roubos no nosso amado José Walter.

    ResponderExcluir

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.