segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Faculdade em Caucaia terá 100% de energia eólica e solar

Do O Povo.


Faculdade será iluminada por energia eólica e solar

Começa a ser instalada na Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene), em Caucaia, uma torre eólico-solar que irá gerar energia capaz de iluminar toda a instituição. O projeto deve ser finalizado em abril de 2011
Domitila Andrade - especial para O POVO 06/09/2010 02:00

Sol e vento: fontes primárias pela primeira vez suprindo a demanda de energia de toda uma instituição de ensino superior. A engenhoca inovadora, capaz desse feito, existe, é cearense e começa a ser instalada a partir deste mês no campus Caucaia da Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene). A torre eólico-solar, de energia híbrida, tem 24 metros de altura e foi inventada pela Gram-Eollic.

A empresa criadora da torre, a Gram-Eollic, já havia instalado postes de iluminação alimentados por energia eólico-solar, no início de 2010, no Palácio de Iracema, sede do Governo do Estado do Ceará. O projeto ganhou o primeiro lugar no Prêmio Inova deste ano.A torre pesa 17 toneladas e gera 720 kW por dia, o necessário para em abril de 2011, quando a instalação será finalizada, deve atender a toda a demanda energética da instituição. “Os benefícios vão além da redução de gastos. Essa torre servirá de exemplo para os alunos e para todo o Ceará de que é possível se mudar as fontes de energia e contribuir com o meio ambiente”, avalia Francisco Pessoa, diretor-geral da Fatene.

O projeto, que envolve cerca de 100 profissionais, abriga células solares que captam raios ultravioletas e infravermelhos, transformando-os em energia elétrica. As hélices geram energia a partir do vento. Ambas, são transmitidas para uma bateria que tem capacidade de armazenamento de 70 horas, acionada no caso de não haver luz solar ou vento para carregá-la.

O cientista Fernando Alves Ximenes, autor dos projetos de energia independente e dono da Gram-Eollic, acredita que energias limpas serão usadas por todos em um futuro próximo. “Nós construímos a energia de forma errada. E agora temos que correr para renovar. Em um curto espaço de tempo, o Ceará já será o primeiro estado com superávit na geração de energias limpas” avalia Ximenes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.