segunda-feira, 8 de junho de 2009

Deu na blogosfera IX - Os podres da Vale

Blog do PHA, aqui. Vendida a preço de banana por FHC, a vale além de dar nossos recursos aos gringos, ainda faz o que quer com os nossos indefesos brasileiros (eles lá se importam com brasileiros?). Mas, enfim, a Petrobras é que merece CPI. CPI das privatizações nunca sairá mesmo... Se Lula fosse um pouco mais corajoso faria uma maré de estatizações nesse país...

Vale (*), o santinho do PiG (**), ameaça população do Pará

8/junho/2009 9:12

Com os pobres a Vale é outra ...

Com os pobres a Vale é outra ...

Extraído do site da Agência Senado:

PLENÁRIO / Pronunciamentos
05/06/2009 - 11h23
José Nery denuncia autoritarismo da Vale do Rio Doce

O líder do PSOL, senador José Nery (PA), ocupou a tribuna nesta sexta-feira (5) para denunciar o que chamou de “posturas autoritárias” da Companhia Vale do Rio Doce em relação à população pobre de Parauapebas, no estado do Pará. Segundo ele, a Vale está ameaçando moradores da região, supostamente prejudicados pela construção de uma rodovia vicinal, que passa pelas terras deles, destinada a viabilizar o escoamento do minério de ferro do Projeto Salobo.

Os moradores, conforme informou José Nery, chegaram a contratar advogado para buscar uma solução na Justiça. Por sua vez, a Vale do Rio Doce garantiu que a estrada seria construída no trecho previsto “de qualquer forma”. Caso os moradores não aceitassem o que estava previsto no projeto original, “corriam o risco de não receber a indenização”.

Para o senador, o mais grave é que a prefeitura de Parauapebas e o próprio Judiciário local “mostram-se subservientes à Vale”. A seu ver, isso demonstra a grande influência política que esta empresa possui no Pará.

- Esse fato deixa claro que existe uma distância considerável entre a cara e a bonita propaganda da Vale do Rio Doce, onde todos os brasileiros são induzidos a concebê-la como modelo de desenvolvimento sustentável e apoio a projetos sociais, e a verdadeira face conhecida pelo povo pobre do Pará: autoritarismo, danos ambientais, ingerência política e controle econômico de estruturas que deveriam estar apoiando seus eleitores e não seus financiadores.

Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

(*) O PiG e a Miriam Leitão tratam a Vale como a empresa mais eficiente do mundo, além de ser um modelo de respeito ao meio ambiente. (O problema é com os pobres … ) Tudo isso para opor a Vale, a santinha, ao horror que é a Petrobrás. É a lógica do PiG. Quem se beneficia disso é o funcionário que exerce provisoriamente a presidência de Vale, e que gosta tanto de holofote quanto celebridade de reality show – PHA

(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.