terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mais uma defesa em favor de Tiririca

Do tijolaço.


Não faço gracinhas nem piadas para ganhar votos. Não acho que o palhaço Tiririca seja o melhor candidato ao Legislativo. Nem mesmo o acho engraçado.  Mas estou indignado contra esta onda elitista que se faz contra sua candidatura alegando que ele não sabe ler e escrever.
E daí se ele sabe apenas garatujar seu nome? E daí que ele seja desdentado? E daí que ele seja alguém que conseguiu projeção de um jeito esquisito?Quem achou que ele deveria ir para a televisão tem anel de doutor.
Quantos doutores picaretas há candidatos? Quantos “galãs” estão aí se candidatando sem discurso, sem propostas, sem compromissos?
Pode ser que Tiririca, eleito, seja apenas uma figura folclórica. Mas há dezenas de senhores bem apessoados que, se eleitos, serão apenas nulidades e, pior, tenham ambições de riqueza muito maiores que as do Francisco Everardo da Silva, nascido lá em Itapipoca, no Ceará.
Acho mais fácil dizer ao Tiririca, na hora de votar a redução da jornada de trabalho: Tiririca, os teus conterrâneos que trabalham lá em São Paulo não têm o direito de ter mais um tempinho com  mulher e os filhos, do que falar o mesmo com um cidadão que tenha mais berço do que coração e que venha argumentar com “competitividade” e “custo Brasil”.
Não vi nenhuma indignação quando se trata de colocar o Tiririca nos lares e milhões de brasileiros, pela televisão.
Mas é provável que cassem sua candidatura, porque a elite brasileira acha que a política é só para a elite.
Fizeram um escarcéu quando fotografaram Lula, na sua vida privada, carregando uma geladeira de isopor. Aquilo é coisa para “inferiores”, não é?
Havia, no PDT do Rio de Janeiro, uma figura chamada Severino Pé-Pé. Era um mendigo, ou quase isso. Meu avô sempre pedia que o deixassem entrar nas reuniões do PDT, mesmo quando ele já estava um pouco alterado. Dizia: “deixa, deixa ele falar, porque ele é um homem que não tem nada a perder nem a ganhar, vai falar com sinceridade”.
Severino era um indigente, como se costuma dizer. Mas não era um bronco, ao contrário, era um homem até com a erudição de recitar Castro Alves horas a fio. Não se sabe o que o jogou à rua, uma desilusão, uma tragédia humana, um amor.
Mas o Severino que pedia, algumas vezes, uns reais para um trago, nunca pediu mais que isso.
De quantos doutores se pode dizer o mesmo?

4 comentários:

  1. e os milhoes de votos despejados em tiririca que sobram vao eleger quem amigo direitista?
    coloque a lista pra gente confirmar aqui "quem entra no carro do palhaco".

    ResponderExcluir
  2. Diga-me você. Que eu saiba quem treme a vitória de Tiririca e os que vão "no carro do palhaço" são os partidos de direita.

    ResponderExcluir
  3. Segue materia:
    http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/09/25/com-tiririca-que-deve-ser-um-dos-mais-votados-do-pais-pr-tenta-eleger-ate-valdemar-costa-neto-921340673.asp

    "Por trás do fenômeno está uma estratégia do PR para guindar votos para a legenda se beneficiando da proporcionalidade, princípio previsto na lei eleitoral, mas muito criticado, por transformar em integrantes do Congresso candidatos com desempenhos pífios nas urnas. Segundo este princípio, o número de vagas de cada partido é definido por uma equação que leva em conta a soma dos votos dos candidatos e suas legendas dividido pelo número de vagas a que cada estado tem direito. Estima-se que o PR esteja investindo no candidato mais de R$ 500 mil."

    ResponderExcluir
  4. Meu caro, recorro-me a isso quando entendo que os principais interessados em melar a candidatura do tiririca são os partidos de elitistas de direita.

    http://www2.tijolaco.com/27567

    "Aí eu comecei a entender melhor a “raiva” que estão da candidatura de Tiririca.
    É que isso vai reduzir as cadeiras das outras coligações e partidos, inclusive a formada por PSDB, Dem e PPS."

    ResponderExcluir

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.