sexta-feira, 3 de setembro de 2010

No São Paulo - Juvenal Juvêncio é um leão sem dentes!

Do blog do Menon.

UM LEÃO SEM DENTES

[...]

Juvenal Juvêncio, independentemente do que acontecer, é um leão sem dentes. Um guerreiro cansado, uma carolina, que vê a vida passar, vê o mundo se modificar e continua na janela. Não conheci a Carolina - apenas minha amada sobrinha - mas Juvenal já foi importante.

Em 2003, assumiu, por ordem ou pedido de Marcelo Portugal Gouvea, a direção de futebol do clube. E fez um ótimo trabalho: construiu o Reffis, vendeu Kléber para a Ucrânia e montou um novo time com jogadores como Cicinho, Fabão, Grafite e outros. O São Paulo voltou à LIbertadores em 2004, foi campeão em 2005 e ganhou ainda o mundial interclubes. Com Josué, MIneiro, Amoroso e outros. Além disso, construiu o centro de formação de atletas em Cotia.

O clube era pioneiro. Foi quem melhor entendeu a nova lei, que extinguia o passe, e contratava jogadores sem gastar nada. Ganhou assim o tricampeonato.

Só que os outros clubes foram se armando. O Inter tem uma saúde financeira muito sólida, graças ao sócio torcedor. O Corinthians nada de braçada no marketing, com a contratação de Ronaldo e a conquista da Copa do Brasil.

Juvenal foi ultrapassado em 2010. Nem vou falar do Morumbi fora da Copa. Isso não me interesa. E, se Juvenal perdeu, foi por suas qualidades - enfrentou o bandido Ricardo Teixeira - do que por seus defeitos. Falo da falta de ousadia nas contrataçoes, o que fez com que o clube ficasse com a xepa da feira. Leo Lima, Andre Luiz, Marcelinho Paraíba chegaram e foram embora. Carlinhos Paraíba deveria ir.

E, quando o time foi eliminado da Libertadores, demitiu-se o tecnico. E até agora, Juvenal, sem garra, sem fé, sem dentes, sem mobilidade e ousadia coloca o futuro do time nas mãos inexperientes de Sérgio Baresi.

Ir ou não ir a Libertadores não é uma questão apenas de orgulho. Envolve dinheiro. Lucro. E Juvenal não consegue contratar um técncio. Deixa que as coisas aconteçam, deixa que o tempo passe na janela. Como uma Carolina, abdicou de ser agente da história. Sofre apenas o reflexo de sua caminhada irreversível.

2 comentários:

  1. Penso que os recentes fracassos experimentados pelo SPFC, dentro e fora de campo, estão conduzindo o Clube ao seu verdadeiro caminho:um time aberto aos atletas da base,aos técnicos forjados dentro da Casa,a uma reforma mais sóbria e coerente em seu Estádio e principalmente uma humildade maior para dialogar com todos os setores da sociedade, inclusive os adversários, práticas que o efêmero sucesso inviabiliza.

    ResponderExcluir
  2. Acho que não se deve negociar com ladrão. Os erros da diretoria são outros.

    ResponderExcluir

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.