terça-feira, 13 de julho de 2010

O valor do voto

Do liberte-se e escreva, de Vinícius.
Para aquecer o debate, comentei lá que uma reforma política decente começaria com o voto voluntário. Sou contra o voto obrigatório, mas iria às urnas mesmo que tivesse que votar em branco.
Sensacional a imagem!

O Valor do Voto

Foto de Luciano Andrade. © copyright.

Legenda da foto:

“No Plenário da Câmara, o deputado Homero Santos (PFL-MG) vota duas vezes contra a extensão dos dois turnos nas eleições municipais de novembro de 1985. Ele apertou o botão de sua poltrona e o da poltrona vizinha, que estava vazia, fraudando o resultado computado no painel eletrônico. O episódio ficou conhecido como ‘Os Pianistas’.”
13 de junho de 1985
DP 0125

Boa semana leitores. Primeiramente, levando em conta a linha de pensamento do meu amigo Marcus Holanda, depois da copa o assunto do momento são as eleições para a presidência do Brasil. Não vou usar discursos de campanha ou valorizar partido X ou Y, esse não é o objetivo do blog. O questionamento que abre a discussão é: “Qual a importância do seu voto?”. A Democracia nos dá o direito de usarmos o voto para eleger os líderes que vão nos representar na difícil gestão do país. Infelizmente esse conceito no Brasil é contestável de várias maneiras, por isso a utilização dessa foto Histórica tirada após a redemocratização.

A questão do voto divide os brasileiros em aqueles que acreditam e os que não acreditam em seu poder. Não tiro o crédito de nenhum dos lados. O que eu realmente quero com esse post é destacar a importância do voto enquanto uso consciente e exercício não só da cidadania, mas também da autonomia de decidir em quem votar. Se o poder de escolha é tão importante, porque dá-lo? Porque vendê-lo? Porque entregá-lo?

A Internet vem como meio de pesquisarmos sobre os candidatos, sabermos suas propostas e assim ter subsídios para decidir quem escolher. Uma coisa que eu aprendi foi “Só critica ou acusa aquele que sabe o que está falando e tem conhecimento suficiente para fazê-lo, ou seja, procure, pesquise, pergunte!”.

E vocês? Que valor teria o voto? Nossa política seria melhor com o voto consciente?

Liberte-se e Escreva! Boa Semana.

P.S: Essa foto foi publicada pelo Jornal do Brasil em 1985. Quem quiser ler a notícia na íntegra do original acesse: http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=3246

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.