quarta-feira, 17 de março de 2010

Banda larga e crescimento econômico

Do tijolaço.
O projeto tem que sair do papel, a maior dificuldade é a luta contra as poderosas empresas de telecomunicações.

Banda larga: o impacto na economia e no emprego

A BBC publicva hoje um matéria que, além de repisar os dados que temos divulgado aqui sobre o atraso do Brasil em prover o acesso da população à banda larga – só 5,26% a acessam, contra 7,99% na Argentina, que é de , 8,49% no Chilee 7,3% no Uruguai - revela o impacto disso na economia e no emprego.

Uma pesquisa da consultoria McKinsey&Company aponta que um aumento de 10% nas conexões de banda larga pode levar a um crescimento entre 0,1% e 1,4% no PIB de um país. Uma outra pesquisa, do Banco Mundial, indica que este crescimento pode ser de 1,38% em países subdesenvolvidos.Segundo a McKinsey, este crescimento econômico vem de cinco fatores: o impacto direto do investimento na rede de banda larga, o efeito da melhoria na indústria, aumento nos investimentos estrangeiros diretos , na produtividade e por mais acesso da população a informações.

“O mesmo estudo diz que se a penetração da banda larga na América Latina atingisse o mesmo nível da Europa Ocidental, 1,7 milhão de empregos poderiam ser criados na região”, diz a BBC. Para que vocês tenham uma idéia, 1,7 milhão de empregos é mais do que toda a economia brasileira, até hoje, criou nos seus melhores anos.

Todo tempo é longo para a definição e implantação do Programa de Inclusão Digital no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.