terça-feira, 23 de março de 2010

Com a palavra, Dilma - Habitação

Acabar com déficit habitacional é difícil e exige planejamento a longo prazo.
Acredito que o minha casa, minha vida alavancou esse processo e ainda está em desenvolvimento. Habitação é problema de Estado, e não pode ficar na mão de especuladores.

“Mercado” não resolve moradia popular, diz Dilma

Apartamentos construídos para moradores do Complexo do Alemão, no Rio

Em janeiro e fevereiro deste ano dobrou o valor dos empréstimos imobiliários em relação ao mesmo período do ano passado. Foram R$ 10 bilhões e o banco público aposta que vai superar a meta de R$ 50 bilhões para financiar imóveis em todo o ano 2010. A Caixa já recebeu 700 mil pedidos de financiamento de imóveis pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, dos quais 350 mil já foram aprovados.

É muito, mas ainda é muito pouco. Segundo o professor Fernando Nogueira da Costa, da Unicampo e ex-vide presidente da Caixa, faltavam no Brasil 6,831 milhões de moradias em 2008. Por essa metodologia abandonada, a redução no déficit habitacional em 2008 seria de 292 mil moradias em relação a 2007, de 1,178 milhão de residências em relação a 2006, e de 1,390 milhão de unidades habitacionais em relação a 2005, quando a Caixa Econômica Federal, de fato, implementou o ritmo de contratações de financiamentos. O déficit era, então, 8,221 milhões de moradias.

Hoje, no Rio, a Ministra Dilma Rousseff disse que era necessário acabar com “a ficção de que o mercado pode dar conta de oferecer habitação para população de baixa renda”.

-”É uma população que vive com três salários mínimos e usa esse dinheiro para se alimentar, comprar seus bens essenciais e ainda pagar prestação da casa. Por isso acabamos com financiamento e agora damos subsídio.”

Dilma afirmou que o Governo Lula deixa prontos os mecanismos para que, apartir do ano que vem, possam ser contruídas um milhão de casas populares a cada dois anos. Segundo o professor Costa, um ritmo assim pode zerar o déficit de moradia nos próximos 20 anos. Aí podemos falar que não deveriam haver favelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.