quinta-feira, 18 de março de 2010

Berlusconi processado por coagir jornalistas

Do conversa afiada.

Justiça processa Berlusconi (=Serra) porque perseguiu jornalistas italianos


Em primeiro plano, Serra, quer dizer, Berlusconi com amantes da  liberdade de expressão

Em primeiro plano, Serra, quer dizer, Berlusconi com amantes da liberdade de expressão

O Conversa Afiada reproduz coluna de Wálter Fanganiello Maierovitch no portal Terra:

18 de março de 2010
Berlusconi processado criminalmente por ameaçar dois jornalistas para obter vantagem ilícita.

Como dizia Neném Prancha, filósofo dos vestiários do Botafogo, o mundo, –como a bola num jogo de futebol–, dá voltas e surpreende.

Os magistrados do ministério Público da cidade adriática de Trane determinaram a realização de escutas telefônicas de pessoas suspeitas. Por acaso, um dos suspeitos conversou treze vezes com o primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi.

No desdobramento das investigações descobriu-se que Berlusconi pressionava o diretor da rede pública italiana de televisão (Tg.1-RAI), Augusto Minzolini. E também o presidente da agência de veiculação de anúncios, Giancarlo Innocenzi. A sua meta era tirar do ar os programas Anno Zero, conduzido por Michele Sartoro, e Ballarò, cujo âncora é Giovanni Floris. Os dois programas de debates são recordistas de audiência e os jornalistas são conhecidos pela independência.

Os representantes do ministério Público de Trabe iniciaram processo criminal contra Berlusconi por crimes de concussão ( obtenção de vantagem indevida) e de ameaça.

Berlusconi, desesperado, acionou o seu ministro da Justiça, Angelino Alfano. Este, arbitrariamente, enviou inspetores a Trane para saber do teor das gravações.

O procurador chefe do ministério Público de Trane não recebeu os inspetores por se tratar de questão de sigilosa, do interesse do Estado italiano.

O Conselho Superior da Magistratura confirmou a decisão que recusou a inspeção.

PANO RÁPIDO. Às vésperas de uma eleição regional, Berlusconi entra em desespero.

No Brasil, é público e notório que José Serra, atual governador de São Paulo, costuma pedir a cabeça de jornalistas que o criticam. Em breve, poderá virar o Berlusconi brasileiro. Talvez tenha de pedir ajuda ao bicheiro Ivo Noal e isto para o filho do contraventor conversar com um seu “ex-sócio”.

–Wálter Fanganiello Maierovitch–

Clique aqui para ler “Serra persegue Nassif, Azenha e PHA”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.