sexta-feira, 26 de março de 2010

Imprensa golpista - jornalismo partidário

Do tijolaço.
Mais da imprensa golpista. Vai demorar muito pro nosso governo cair na real? Esses caras renovam as concessões de que forma? Na Argentina tá tendo jogo duro com a imprensa golpista, na Venezuela também, até nos EUA o governo Obama brigou com a Fox. O que falta pra gente, coragem ou vergonha na cara?
Jornalismo é (deve ser) apartidário.

Jornalismo comparado

Se eu escrevesse aqui um título dizendo que “Governo Lula prende governador de Brasília” todo mundo me chamaria de mentiroso, e com razão. Não foi o Lula quem mandou prender Arruda, embora pudesse até ter vontade de fazê-lo (ou não, o que não importa, pois não poderia fazê-lo). Ele foi preso por uma força policial – a PF – subordinada a Lula, mas cumprindo sua função de Estado.

Bom, o que seria mentiroso no meu modesto blog é o mesmo que faz a Folha, hoje, na sua manchete “Governo Chávez prende dono de TV oposicionista”.

Quando você lê a matéria, vê que Guillermo Zuloaga, dono da Globovisión, foi preso quando se preparava para voar em seu jatinho particular, rumo às Antilhas Holandesas, sim, mas por ordem judicial e a pedido do Ministério Público, e não arbitrariamente pelo “Governo Chávez”.

Quem a pediu foi esta senhora aí da foto, a Dra. Luisa Ortega Dias, procuradora-geral do MP daquele país, que , em princípio, goza da mesma independência e autonomia do nosso, aqui, estabelecida em sua Lei Orgânica (texto aqui). E quem a determinou foi o juiz da 40a. Vara de Caracas, o mesmo que depois mandou soltá-lo, depois de ouvi-lo por duas horas, desde que não deixe o país.

Zuloaga está sendo processado por dizer que o presidente Hugo Chávez ordenara “atirar e mandar chumbo” contra o povo venezuelano. A lei venezuelana responsabiliza criminalmente o uso de meios concedidos de comunicação para divulgação de informações falsas.

Não estou defendendo que o senhor Zuloaga, o dono da maior rede de televisão seja preso, ao contrário. Não tenho informações para dar opinião e acho que ninguém é culpado de nada até que se prove e julgue.

(Um parentesis: televisão não é concessão? como pode ser “oposicionista”, como diz a Folha? Já pensaram numa companhia de eletricidade oposicionista, ou numa telefônica oposicionista? E a Folha, é um jornal situacionista ou oposicionista? ).

Mas daí a transformar uma ação judicial em um ato arbitrário do “Governo Chávez”, vai uma boa distância, não é?

Ou a Folha acusa o Ministério Público e a Justiça da Venezuela de estarem aliados a um processo autoritário? Se o faz, deveria explicar as razões. Mas não diz nada.

Ou será que um dono de televisão não pode sofrer processo e, por ordem judicial ser preso? É um Daniel Dantas venezuelano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.