sexta-feira, 5 de março de 2010

Nova Chernobyl - Fallujah

Do Tijolaço.
E aí, EUA e Israel fazem ou não atentados terroristas?

BBC denuncia onda de defeitos congênitos em Fallujah

Relutei em publicar esta foto, do jornal inglês The Guardian. Publico-a para termos ideia da monstruosidade de armas que, anos depois de usadas, deformam crianças inocentes em Fallujah.

Fallujah foi a cidade iraquiana onde mais combates, e de enorme intensidade, foram registrados entre o Exército Americano e a resistência iraquiana. Agora, um órgão dos mais prestigiosos da imprensa, a BBC diz seu próprio editor internacional John Simpson visitou um novo hospital em Fallujah, financiado pelos Estados Unidos, e ouviu dos médicos que há uma onda de nascimento de crianças com defeitos congênitos, sobretudo cardíacos, numa frequência 13 vezes mais alta do que na Europa. Você pode ler e ouvir o relato de Simpson, em inglês, clicando aqui. Problemas congênitos, todos sabem, têm inicidência estatística independente de condições sanitárias ou alimentares da população

Simpson também visitou várias crianças na cidade que sofrem de paralisia, lesão cerebral e viu a fotografia de um bebê que nasceu com três cabeças. A pesquisadora iraquiana Malik Hamdam, baseada na Grã-Bretanha, disse à BBC que os médicos em Fallujah estão testemunhando um “alto número e sem precedentes” de problemas cardíacos, e um aumento no número de problemas no sistema nervoso. Segundo ela, um médico da cidade comparou o número de defeitos congênitos com os dados anteriores a 2003 – quando ela via um caso a cada dois meses – com a situação de agora, em que ela testemunha casos todos os dias.

Os Estados Unidos admitiram em 2005 ter usado munição com fósforo branco, em Fallujah, para combater os insurgentes. Os médicos admitem que os problemas que estão registrando possam ter relação com a chuva de fogo produzida pelo fósforo para iluminar alvos ou, diretamente, para queimar os adversários das tropas americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se utilizem de comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas. A bodega é livre, mas exige respeito.